Autor Tópico: Limpeza Borboleta de admissão  (Lida 23197 vezes)

Offline HugoT

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Limpeza Borboleta de admissão
« em: 29 de Janeiro de 2014, 15:07 pm »
Boas a todos.

Recentemente surgiu-me uma duvida e gostava de ouvir a vossa opinião.
Para limpar o corpo da borboleta de admissão, basta remover o tubo do ar e mandar la para dentro um produto para limpar aquilo, ou é mesmo preciso desmontar completamente?
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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #1 em: 29 de Janeiro de 2014, 16:02 pm »
Depende de onde esteja a borboleta. por exemplo no motor D4F, tem 2 tipos de borboleta, uns tem a borboleta dentro da caixa de admissão e para a limpar é preciso desmontar a tampa da dita caixa. outros tem a borboleta À entrada da caixa de admissão logo a seguir ao filtro do ar, e nesses casos, basta tirar o tubo e limpar sem desmontar nada.
No caso do megane não sei, mas é veres onde está a borboleta e se estiver à vista, consegues a limpar sem a desmontar.

Offline Caçoilauto

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #2 em: 29 de Janeiro de 2014, 17:05 pm »
Errado.

Limpar asem desmontar apenas limpas a borboleta de um dos lados, por conseguinte o produto seja ele qual for vai entrar na admissão o que é de todo condenável.

Por outro lado após limpeza a borboleta deve ser reajustada efectuando com a clip um procedimento específico, em alguns caso bem complexo por sinal ( EX : Megane III com M9R)

Como podem ver não é só tirar e limpar como quem limpa um plástico do interior.:)

Offline HugoT

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #3 em: 29 de Janeiro de 2014, 17:36 pm »
é por isso que pergunto... se limpar sem desmontar depois o produto vai todo (ou uma boa parte pelo menos para dentro do motor).... juntamente com os residous.
Então resta a questão de quão complicado é de desmontar esta peça no megane 2 1.6 (K4m)
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2014, 19:38 pm por rodinhas »
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Offline Caçoilauto

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #4 em: 29 de Janeiro de 2014, 18:01 pm »
Volto a dizer complicado não é até o meu Miudo de 4 anos desaperta os parafusos que eu lhe indico.

Nesse motor principalmente a borboleta é bastante sensível como tal os procedimentos devem ser todos seguidos incluíndo a reiniciação dos registos  ( reprogramar )

Xmarine

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #5 em: 29 de Janeiro de 2014, 18:28 pm »
Já agora acrescento que o corpo da borboleta costuma ter uns vedantes que devem ser substituídos quando se faz a dita limpeza.

Offline MRC

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #6 em: 29 de Janeiro de 2014, 18:58 pm »
A acrescentar também que após a limpeza, recomendo o uso de um excelente óleo sintético, tipo Elf 5W30 ou 5w40. Os maus óleos, produzem muitos vapores com o aquecimento do motor, sujando por isso a borboleta, ao ponto de começar a formar uma mistela, a que lhe damos o nome de carvão.
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Offline andretdi

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #7 em: 29 de Janeiro de 2014, 19:50 pm »
Tenho usado ELF SRX 5w40. Num motor disel troco a cada 15mil. E o corpo de admissao fica cheio de carvao ha mesma. Mas é a disel sera diferente
é preciso ter sorte nas coisa !  ! !

Offline HugoT

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #8 em: 29 de Janeiro de 2014, 20:44 pm »
Volto a dizer complicado não é até o meu Miudo de 4 anos desaperta os parafusos que eu lhe indico.

Nesse motor principalmente a borboleta é bastante sensível como tal os procedimentos devem ser todos seguidos incluíndo a reiniciação dos registos  ( reprogramar )

Sensível... porque? qual o motivo que faz com que estes motores tenham as borboletas mais sensíveis?
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Offline Caracol

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #9 em: 29 de Janeiro de 2014, 20:46 pm »
Por norma só fica com carvao nos casos em que a egr fica antes da borboleta

Offline Caracol

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #10 em: 29 de Janeiro de 2014, 20:50 pm »
A minha resposta era para o mrc

Offline MRC

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #11 em: 29 de Janeiro de 2014, 21:04 pm »
Não Caracol, eu falei para motores otto... Nos diesel o carvão nos componentes é mais derivado dos fumos da queima do gasóleo.
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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #12 em: 29 de Janeiro de 2014, 22:22 pm »
alem de ainda não ter percebido o porque de este motor ter borboleta mais sensível, também ainda não percebi qual o motivo da reprogramação depois de uma limpeza.... alguém me pode explicar?
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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #13 em: 29 de Janeiro de 2014, 22:58 pm »
Como a borboleta é eletronica e de grande precisão, qualquer mau trato vai fazer com que deixe de funcionar bem. Ao longo do funcionamento ela vai se auto calibrar. O carvão que se vai acumulando na borboleta vai obrigar a borboleta a auto calibrar-se. Se retiras o carvão , é necessário fazer a devida calibração da borboleta se não vais andar com o carro a trabalhar com uma má mistura de ar.

Offline HugoT

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #14 em: 29 de Janeiro de 2014, 23:24 pm »
antes de mais obrigado pela explicação.
Mas, continuo confuso num ponto.
Então se a centralina tem capacidade para se ir adaptando a acumulação do carvão, por que motivo é que ela não se adapta ao facto de removeres o carvão da borboleta?
Não nos podemos esquecer que devido aos sensores, (temperatura, sonda lambda...entre outros) a centralina consegue perceber em que estado está a mistura.....

Sendo assim, para que a reprogramação depois de limpar?
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