Autor Tópico: Limpeza Borboleta de admissão  (Lida 23196 vezes)

Xmarine

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #15 em: 29 de Janeiro de 2014, 23:44 pm »
O corpo da borboleta engloba várias peças electrónicas: o motor que abre/fecha a borboleta e o sensor de posição. Nos carros com acelerador por cabo, em vez do motor de abrir  fechar tem um motor que abre ou fecha ligeiramente a borboleta mas apenas para controlo do ralenti.

Ora a centralina vai ajustando o ralenti conforme os dados dos sensores e um dos mais importantes é o da posição ou ângulo da borboleta. Ora imagina que a centralina comanda a abertura da borboleta a 3º para manter o ralenti, mas depois o sensor de posição está sempre a ler, imagina 6º. Há uma discrepância, dá erro na gestão do motor e o carro pode ficar sem acelerar. É comum isso acontecer nos 1.2 16v com borboleta dentro do colector.
Ou seja, como tem muita acumulação de sujidade, a centralina fica a trabalhar com dados que podem não ser os reais. Ela vai-se adaptando as condições (mas pouco), mas isso demora tempo e a sujidade na borboleta não se acumula de um dia para o outro.

Só que a limpeza é feita em minutos. A centralina não ajusta em minutos sozinha. Com a máquina de diagnóstico o que se faz é sincronizar o valor lido com o valor real da abertura da borboleta com o valor real lido pelo sensor.

Offline HugoT

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #16 em: 30 de Janeiro de 2014, 08:32 am »
Certo, ou seja a centralina demora a ajustar, porque a sujidade também demora a acumular!!!

Quando nós aceleramos e a borboleta abre instantaneamente, é certo que  o carro já tem uma base de dados, mas seja como for a centralina têm imediatamente de retirar dados dos sensores e ajustar os parâmetros de imediato....

ok, é claro que se limparmos a borboleta, ela não vai ajustar assim que metemos a trabalhar, mas se calhar ao fim de 10 min, já está direitinha!!!!
Já agora eu não estou a afirmar, estou a falar da maneiro como eu penso que funciona!!!

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Offline Caçoilauto

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #17 em: 30 de Janeiro de 2014, 08:55 am »
Não é assim tão linear.
Só para terem uma ideia no ano passado tive um Megane III que tinha uma avaria no corpo da borboleta, troquei por uma nova e o carro em determinado ponto nem pegava, Após a programação ( e digo-vos que é bem complexa ) além de desaparecer o erro automaticamente o carro estava completamente apto para Rolar.

Offline Caracol

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #18 em: 30 de Janeiro de 2014, 09:07 am »
mrc, desculpa mas não tinha reparado nesse pormenor

desabafo...
fds mais os engenheiros... No caso do meu carro então as partes fundamentais para um bom funcionamento f*-se umas às outras...  :gun:

A porcaria do vapor que vem do carter "lambe" a maf toda, pelo seguimento da admissão esse vapor "baba-me" a borboleta, logo a seguir a egr toda ciumenta manda-me "escarradelas" para a borboleta. Que romance que aqui vai.

Xmarine

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #19 em: 30 de Janeiro de 2014, 09:11 am »
Andamos as voltas com um problema num PT-Cruiser parecido. Há uma discrepância entre o valor lido e o valor real de abertura. Quando se carrga a fundo no acelerador, o carro deixa de acelerar.

A borboleta nova não resolveu e a máquina de diagnóstico que usamos não serve para quase nada neste tipo de carros...

Offline HugoT

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #20 em: 30 de Janeiro de 2014, 09:24 am »
pois.... mas isso provavelmente é avaria.....
em questões normais era expectável que actualiza-se....
é como diz o caçoilauto.... já teve um caso que depois de limpar só foi lá com reprogramação....
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Offline MRC

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #21 em: 30 de Janeiro de 2014, 10:22 am »
Eu há tempos numa revisão limpei a borborleta de um VW Polo de 2000 otto multiponto, e após a limpeza o motor ficou com o relanti acelerado nas 1200rpms. Como o acelerador era por cabo, o problema deve-se ter centrado no motor de relanti, o qual quando desligava a respectiva ficha o o acciona, o relanti voltava para valores perto dos normais, ou no sensor MAP que fica logo abaixo da borboleta no colector de admissão ou ainda na sonda lambada, a julgar pela porcaria que saiu pelo escape.

Limpei o MAP, nada, dava-lhe uns apertões em estrada, nada. Decidi ir à VW fazer um diagnotico a ver se era problema algum sensor ou se precisava de novo alinhamento da borboleta. Como tive que marcar, tive que esperar um dia mais. Coincidência ou não assim que saio da VW, o carro fica com um relanti certinho ali nas cerca de 800rpms, como se nada fosse, e até hoje! Lá tive que voltar atrás e desmarcar o diagnóstico! :laugh:

Desde deste incidente nunca mais limpei os corpos de admissão em carros de I.E. com o spray "limpa carburador".
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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #22 em: 30 de Janeiro de 2014, 17:04 pm »
MRC os VAg's tb são carros com corpos de borboleta bastante sensiveis, tanto é que tb requerem sempre e repito sempre Inicialização de parametros de registo.

Offline MRC

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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #23 em: 30 de Janeiro de 2014, 17:43 pm »
Pois são, eu fiquei a saber disso da forma mais directa possivel. Felizmente que aquilo se auto resolveu!  :laugh:
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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #24 em: 30 de Janeiro de 2014, 20:51 pm »
Mas isso tambem é sinal que a centralina se "auto-ajusta" depois da limpeza.....
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Re: Limpeza Borboleta de admissão
« Responder #25 em: 31 de Janeiro de 2014, 12:24 pm »
Eu creio que sim, pelo no caso daquele Polo os sintomas desapareceram por completo, mas o ideal, tal como o Caçoilauto disse, é fazer o diagnostico para fazer um reset/inicialização dos parametros de registo, para ficar como vem de fábrica.
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