Autor Tópico: Revisão Laguna II phII 2.0 dci M9R- Óleo, filtro de ar, habitáculo e gasóleo.  (Lida 12270 vezes)

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Viva. mais um DIY de revisões. Sei que já existem alguns mas como para o motor M9R não existe nenhum e o pessoal (eu incluido) gosta de ter a papinha toda feita aqui vai:

atenção não sou mecânico por isso a probabilidade de os métodos que eu usei terem falhas existe. para mim para já resultou :) usem à vossa responsabilidade  :smiley:

ferramenta necessária:
Luvas
chave torx tx20
chave torx tx27
chave 10mm
chave 27mm
chave de fendas
chave de bujão de 8mm

material que eu usei:
2x 5l ELF Evolution SXR 5W40
Filtro de ar do habitáculo BOSCH 1 987 432 380
Filtro de combustível  MANN-FILTER P 733/1 x
Filtro de óleo MANN-FILTER HU 618 x
Filtro de ar MANN-FILTER C 24 123/2
anilha de cobre 16mm

custo: 117.24€

o motor a servir de cobaia:

vamos começar por retirar a proteção inferior do motor. São 2 parafusos à frente, 2 de cada lado e 2 atrás.

de seguida colocamos um recipiente de baixo do cárter, retiramos a tampa/vareta do óleo e desapertamos o parafuso do bujão. Atenção que como é óbvio temos que estar preparados que o óleo vai correr de uma só vez. Um "truque" que eu tenho é desenroscar o bujão à mão fazendo pressão para dentro até ao ultimo momento, sujando assim o mínimo possível.
(não tirei foto mas julgo que saibam qual é o bujão do motor :laugh:)

Enquanto o oleo escorre vamos trocar os outros filtros, a começar pelo do ar.

desapertamos os 4 parafusos com a chave tx20

Não há necessidade de retirar a tampa toda. levantamos o lado que está virado para o guarda lamas retiramos o velho e colocamos o novo. espreitar a toda a volta da caixa se o filtro ficou bem colocado e fechar a caixa do filtro.

old vs new: