Autor Tópico: Revisão Laguna II phII 2.0 dci M9R- Óleo, filtro de ar, habitáculo e gasóleo.  (Lida 12270 vezes)

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Viva. mais um DIY de revisões. Sei que já existem alguns mas como para o motor M9R não existe nenhum e o pessoal (eu incluido) gosta de ter a papinha toda feita aqui vai:

atenção não sou mecânico por isso a probabilidade de os métodos que eu usei terem falhas existe. para mim para já resultou :) usem à vossa responsabilidade  :smiley:

ferramenta necessária:
Luvas
chave torx tx20
chave torx tx27
chave 10mm
chave 27mm
chave de fendas
chave de bujão de 8mm

material que eu usei:
2x 5l ELF Evolution SXR 5W40
Filtro de ar do habitáculo BOSCH 1 987 432 380
Filtro de combustível  MANN-FILTER P 733/1 x
Filtro de óleo MANN-FILTER HU 618 x
Filtro de ar MANN-FILTER C 24 123/2
anilha de cobre 16mm

custo: 117.24€

o motor a servir de cobaia:

vamos começar por retirar a proteção inferior do motor. São 2 parafusos à frente, 2 de cada lado e 2 atrás.

de seguida colocamos um recipiente de baixo do cárter, retiramos a tampa/vareta do óleo e desapertamos o parafuso do bujão. Atenção que como é óbvio temos que estar preparados que o óleo vai correr de uma só vez. Um "truque" que eu tenho é desenroscar o bujão à mão fazendo pressão para dentro até ao ultimo momento, sujando assim o mínimo possível.
(não tirei foto mas julgo que saibam qual é o bujão do motor :laugh:)

Enquanto o oleo escorre vamos trocar os outros filtros, a começar pelo do ar.

desapertamos os 4 parafusos com a chave tx20

Não há necessidade de retirar a tampa toda. levantamos o lado que está virado para o guarda lamas retiramos o velho e colocamos o novo. espreitar a toda a volta da caixa se o filtro ficou bem colocado e fechar a caixa do filtro.

old vs new:

Vamos ao filtro de habitáculo. Abrimos o porta luvas e retiramos o parafuso que se encontra no fundo ao meio. de seguida com a chave de fendas soltamos os quatro encaixes que a forra do porta-luvas tem. 2 em cima e 2 em baixo.

para ganhar acesso ao filtro é só retirar a tampa que tapa o mesmo:

É só tirar um e por o outro. Ao colocar o novo atenção ao sentido do ar. O ar vai de cima para baixo.

old vs new:

de seguida vamos tratar do filtro de gasóleo.
Atenção. Penso que existe uma maneira correta para trocar este filtro. mais uma vez digo, comigo esta resultou mesmo podendo não ser a melhor maneira.

colocamos vários desperdícios ou material absorvente de volta do corpo do filtro para evitar o derrame de gasóleo.

Retiramos a ficha que vai ao filtro e soltamos os dois tubos de gasóleo. para retirar os tubos pressionar os encaixes coloridos até soltar.
com a chave tx27 retiramos a tampa do corpo do filtro. Atenção à saída de gasóleo.

Com o filtro novo deve ter vindo 2 vedantes. trocamos o que vem no parafuso do corpo do filtro e o que faz a vedação da tampa.

colocamos o filtro novo, fechamos, apertamos e colocamos as ligações todas no sitio. se repararem na tampa tem o binário que podem dar ao fechar 6nm.
fazemos a purga ao filtro. eu apertei a bomba de gasóleo manual (a "pêra" que está num dos tubos do gasóleo que vão ao filtro) e fui abrindo o parafuso de purga presente na tampa do filtro até não ver ar nos tubos. convém colocar um tubo na saída do parafuso de purga direccionando o gasóleo que possa sair para um recipiente.

agora que o óleo já deve ter escorrido todo vamos tratar de trocar o filtro e voltar a encher o coração da máquina.
localizamos o corpo do filtro que se encontra junto ao carter. o acesso ao mesmo é feito por debaixo do carro.

com a chave 27mm desapertamos o corpo do filtro. devido ao sitio onde ele está colocado contem sujar as mãos outra vez.

deitamos o filtro velho fora e trocamos o vedante presente no corpo do filtro pelo o-ring que veio com o filtro novo. Aproveitar para lubrificar um pouco o novo o-ring com óleo novo para facilitar ao colocar o corpo do filtro no sitio

colocamos o filtro no sitio, o bujão com a anilha nova e limpamos a sujidade toda.

Este motor segundo o manual leva 6.6L de óleo.
Sendo assim eu enchi com pouco mais de 6l, coloquei o motor a trabalhar uns minutos para o óleo circular bem e desligar.
verificar se ficou tudo sem fugas, colocar a protecção inferior deixar o óleo escorrer bem e acertar o nível.

fazer o reset à contagem para a próxima revisão. para isso colocar o CB no menu que avisa quantos kms faltam para a próxima revisão e pressionar o botão da manete até os 20000 kms ficarem fixos

qualquer erro apontem para que se possa melhorar :)
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2014, 15:56 pm por MaNeL »

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
Trabalho muito bom Manel :D
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Muito bom trabalho, ta impec, agora é km pa cima que isso está um menino....
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline mascondez

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu, Portugal
  • Garagem : Laguna Break II 1.9 Dci Privilege
Trabalho 5 estrelas, agora esta pronta para papar mais quilómetros.
Olha que o filtro do habitáculo nem estava muito mau, quando troquei na minha quilo parecia uma floresta :laugh:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
isso anda ai com uma fuga, esse tubo de ac está todo sujo

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
pois anda. aproveitei para limpar aquela zona para ver de onde vem. aquilo sai da zona daquele "copo" que os tubos do ac tem onde se juntam com o intercooler e os tubos da direção.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
A meu ver, apenas um pormenor importante, que não sei se foi feita, mas que falta na descrição: Lubrificar com óleo novo, o novo oring do filtro de óleo.

De resto, parece-me bem, boa manutenção!
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Ford Focus Tdci 109cv
Mestre MRC, por acaso no outro dia, em contexto de formação, disseram para limpar toda essa zona e não untar com oleo, nem novo nem velho, porque sendo um oring de borracha poderia diminuir o seu poder de vedação....

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
Ora aí está um procedimento que nunca me foi aconselhado, até porque ao limpar o oring e depois ao enroscar a seco, a fricção poderá provocar danos no mesmo. E nunca tive problemas de falta de estaquicidade por lubrificar antes de colocar, aliás, o próprio oring serve precisamente como barreira vendante para o óleo, logo são resistentes ao mesmo.

E faço isto, quer em filtros interiores, quer nos exteriores.

Não quero desde já por em causa a veracidade dessa dica na formação que foste, mas a propósito disso, gostaria de saber mais opiniões... :|
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Ford Focus Tdci 109cv
Acho que vai ser um assunto que nuca se chega a consenso, porque os argumentos que apresentas são validos também e ainda no sábado fez-se no focus o procedimento que indicastes, agora fica-se na duvida, deixa ver mais opiniões, quanto ao resto e como ja tinha dito, é um óptimo DIY.....

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
Vou corrigir isso no post inicial MRC, eu fiz mas esqueci-me de colocar. bem lembrado :)

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
Muito bom! Parabens MaNel!

Só um conselho ao pessoal menos qualificado, como eu...
Quando meterem o oleo novo, metam logo exatamente a medida certa, (6,7 litros no meu de 2006) porque se puserem menos, (sim, porque a mais nunca se poder pôr) com a intencao de acertar o nivel, isso irá ser muito dificil pouco tempo depois, visto o oleo ficar de tal modo transparente, que nao conseguimos ver o nivel na vareta de plastico...

P. S. - O que mais me aborrece na mudanca de oleo neste carro sao os 8!!! parafusos, ainda por cima bastante compridos que tenho que tirar da protecao do carter. lol

O resto, até é agradavel de se fazer.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
Na megane é muito mais complicado...
Bom post  :wink:

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Boa malha MaNeL. :smiley:
Caracol, quanto ao facto de ser mais complicado no Megane, a solução é Caçoilauto. :laugh: :laugh: :laugh:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh: