Autor Tópico: Laguna 2 1.9 Dci 2003 sem potencia e com muito fumo *** PRECISO DE AJUDA***  (Lida 10739 vezes)

Offline ORodrigues

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Olival Basto
  • Garagem : Laguna II privilege 1.9 Dci 2003
Boa noite,

Acompanho o forum desde a uns meses, e realmente não tinha tido ainda a necessidade de solicitar a vossa ajuda, tenho na minha ideia que aqui posso encontrar as pessoas indicadas para me aconselharem.
Passo a expor o problema:

Em Outubro passado precisava de um carro depois de pesquisar surgiu um negocio interessante da uma laguna 2 depois de ler algumas criticas resolvi comprar uma vez que é de 2003 e penso já não sofrer do problema do turbo.
Tenho tido algumas situações, cartão não fecha o carro, bateria nova, tubo do intercooler substituído, sem stress.

Esta segunda-feira ao acelerar de repente o carro perdeu potencia, começou a deitar imenso fumo penso que branco, logo depois a rotações ficaram incertas, sempre a subir e a descer.
Conduzi o carro mais uns km sempre a descer sem esforçar o carro, no dia seguinte meti o carro num reboque e deixei o na oficina, ao fim do dia dirigi-me a oficina.......... Começou o verdadeiro calvário, removeram a EGR limparam e quando voltaram a monta-la o carro já não ligava, ou seja carrego no botão e nada, não liga.
No entretanto não conseguem ligar o o computador a centralina.
É da EGR é da Centralina, são problemas eléctricos etc ..... ele tem a luz ligada no painel a de imobilizador uma vermelha.

Caros possuidores deste veiculo ou pessoas que saibam mais sobre isto AJUDA, que devo fazer ????
Levo o carro a Renault ???? o Carro ainda esta na oficina, desde terça chegou a trabalhar agr nem liga

Desde já agradecido a todos

Cumprimentos   

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Pedro Silva

• 1.0 SCe
  • *
Re: Laguna 2 1.9 Dci 2003 sem potencia e com muito fumo *** PRECISO DE AJUDA***
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro de 2014, 15:44 pm »
Boas,
em relação ao fumo, felizmente ainda não tive esse problema. O que me aconteceu foi o cartão que começou por não fechar ou abrir o carro, até ao momento em que não pegou. O cartão foi-se. Comprei um novo cartão e mandei-o configurar. Surgiu que o leitor estava avariado, mas na Renault( nem toda fazem isto, é o respeito pelo cliente e não quererem só á procura de dinheiro)foram impecáveis e utilizaram um leitor deles para configurar. Ficou OK. Portanto talvez tenha sido o cartão a dar o berro de vez

Offline Drio

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: quarteira
  • Garagem : Megane 2 1.9DCI
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2014, 18:05 pm »
quando metes o cartao na ranhura e carregas no botao ele nao faz absolutamente nada ou faz um ruido vindo do quadrante semelhante a um fio a fazer mau contacto ou curto de circuito?

Offline ricdi

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: porto, viseu
  • Garagem : smart, renault laguna dynamic III, Peugeot 207
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro de 2014, 22:21 pm »
Boas,

Pelo que descreves isso parece ser do turbo.

cmpts
Ricardo silva

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #5 em: 18 de Fevereiro de 2014, 09:48 am »
O fumo branco parece turbo partido mas o facto de o motor não ter ficado acelerado é estranho.

Offline ricdi

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 18 de Fevereiro de 2014, 10:27 am »
O motor não precisa propriamente de ficar acelerado, isso depende já não e o primeiro carro que vejo em que o turbo foi a vida e num ate foi num Renault igual ao do colega. O que acontecia era o que ele descreve e não tinha forca. O problema de não ligar e que não acontecia. Será que não entrou em modo de emergência e não deixa ligar? Só ligando a maquina para se perceber a causa do problema.
Ricardo silva

Offline ORodrigues

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 18 de Fevereiro de 2014, 11:21 am »
Bom dia,

Realmente o carro não liga, liga as luzes dos manometros mas depois não inicia o motor penso que fica uma luz acesa vermelha (não vi informação do mecânico), quando levei o carro ele parecia realmente ter um problema no turbo, mas o turbo foi reparado a 3 meses com garantia.... O problema agora é que o não conseguem ligar o computador a centralina e nem liga a ignição.
O problema dele não ligar foi depois do mecânico ter tirado a EGR para limpar, depois ao colocar penso que um dos fios estava meio descarnado, tendo o problema da ignição e ligação a centralina surgido posteriormente ou seja agora tenho 2 problemas:
CARRO SEM POTENCIA E COM FUMO
CARRO NÃO LIGA

Possível que tenha havido um curto e a centralina tenha ido a vida ????? 
Possível que ao mexer na EGR tenha tocado dois fios e ele tenha entrado em modo de segurança ????

Amigos agradecia a vossa ajuda pois na minha oficina com computadores e etc eles parecem perceber pouco do assunto

Cumprimentos a todos

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #8 em: 18 de Fevereiro de 2014, 12:26 pm »
1º passo mudar de oficina  :laugh:
2º passo verificar fusíveis da caixa do compartimento do motor, o fusível que está no cabo que prende à bateria e os fusíveis do habitáculo
foto de um exemplo de fusível no cabo da bateria

3º passo verificar a cablagem da egr afim de colocar como deve de ser
4º passo fazer um diagnostico electrónico.
Se mesmo assim não conseguirem fazer o diagnóstico aconselho uma ida À renault.

Offline ricdi

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 18 de Fevereiro de 2014, 14:15 pm »
Se o o turbo foi reparado e tem garantia manda retirar e v ai com ele aonde foi reparado, nada implica que em menos de 3 meses tenha ido ao ar. Em relação ao mecanico ja estou como o ultimo colega disse muda. Hoje em dia um mecanico tem que saber ligar a maquina ao carro e perceber a imformação que a mesma da ( atençao que nem sempre o que  a maquina da como erro ou avaria de certa peça realmente é essa peça que esteja com defeito mas sim pode ser outra a provocar um defeito( valores diferentes daqueles a que foram criados)). Mas hoje em dia é obrigatorio saber lidar com uma maquina de diagnostico. Em relação ao teu problema uam vez que liga os ponteiros tens corrente da bateria, mas se nao estou em erro existe um fusivel que protege a ficha de diagnostico manda verificar esse fusivel é que se o mesmo estiver queimado nao consegues comunicar com a unidade de comando do motor.

Cmpts
Ricardo silva

Offline ORodrigues

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 18 de Fevereiro de 2014, 14:17 pm »
1º passo mudar de oficina  :laugh:
2º passo verificar fusíveis da caixa do compartimento do motor, o fusível que está no cabo que prende à bateria e os fusíveis do habitáculo
foto de um exemplo de fusível no cabo da bateria

3º passo verificar a cablagem da egr afim de colocar como deve de ser
4º passo fazer um diagnostico electrónico.
Se mesmo assim não conseguirem fazer o diagnóstico aconselho uma ida À renault.

Obrigado pela dica...Realmente o carro neste momento tem o seguinte problema;
Não deixa passar combustível ou seja carrego no botão ele tenta ligar mas não liga, alguma sugestão ????
Pode ser o cartão ? o Leitor ? Algum corte electrónico que é o que parece .

Obrigado pelo interesse e pela resposta

Offline ORodrigues

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 18 de Fevereiro de 2014, 14:22 pm »
Se o o turbo foi reparado e tem garantia manda retirar e v ai com ele aonde foi reparado, nada implica que em menos de 3 meses tenha ido ao ar. Em relação ao mecanico ja estou como o ultimo colega disse muda. Hoje em dia um mecanico tem que saber ligar a maquina ao carro e perceber a imformação que a mesma da ( atençao que nem sempre o que  a maquina da como erro ou avaria de certa peça realmente é essa peça que esteja com defeito mas sim pode ser outra a provocar um defeito( valores diferentes daqueles a que foram criados)). Mas hoje em dia é obrigatorio saber lidar com uma maquina de diagnostico. Em relação ao teu problema uam vez que liga os ponteiros tens corrente da bateria, mas se nao estou em erro existe um fusivel que protege a ficha de diagnostico manda verificar esse fusivel é que se o mesmo estiver queimado nao consegues comunicar com a unidade de comando do motor.

Cmpts

Obrigado pela ajuda, mas onde se encontra esse fusível....em relação ao turbo desconfio que esteja bom sem problemas, neste momento o meu problema é mesmo o carro ligar.
O carro qd se pressiona o botão ele não liga, faz como se não tivesse gasóleo.

Pode ser esse fusível ???? Onde se encontra ???? 

Desde já agradecido pela ajuda

cump
Óscar

Xmarine

• Visitante
« Responder #12 em: 18 de Fevereiro de 2014, 14:23 pm »
Motor de arranque?

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #13 em: 18 de Fevereiro de 2014, 14:23 pm »
O motor de arranque roda?

Offline ORodrigues

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 18 de Fevereiro de 2014, 17:15 pm »
O motor de arranque roda?

Sim segundo o mecânico, faz como se não tivesse gasóleo, ou como se tivesse um corte.