Não é que a ajuda tenha sido muito mas vou tentar ajudar para quem sofra dos mesmos sintomas descritos em cima... só descobri agora , pois com o tempo mais húmido não fazia e só voltava a fazer depois de passar pelo menos uma semana de sol seguida... o barulho que até me tinha habituado era do tipo quando passamos em piso irregular e ouve-se um tilintar como se fosse das pastilhas ou pinças, mas afinal isto também era uma consequência do problema... vÃdeos que mostram do que falo:
O problema está na rotula do braço oscilante, que ganhou uma folga considerável (parece que se enterrou), deixando mais espaço para a chapa que a protege e segura o fio do sensor ABS andando à solta e causando o barulho caracterÃstico das pastilhas a bater... mas eu sabia que daà não era pois numa descida por exemplo a travar fazia exactamente igual... demorei mais, mas parece que encontrei a causa, já aqui tenho o baço oscilante comigo a ver se sábado faço eu a troca do mesmo e ver se mato dois coelhos de uma cajadada só... depois dou feedback...
Já agora do lado direito (aparentemente tudo OK para já)
PS: optei por mudar o braço todo em vez da rotula, primeiro esta é lacrada (apesar de se vender à parte a rotula, mas tinha de andar a deslacrar), depois tem mais duas buchas que se calhar estão perto de dar pau também... logo o preço é ela por ela...