Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
27 de Novembro de 2024, 01:39 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Consultorio Juridico
»
Consultório JurÃdico
»
Seguro Automovel
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Seguro Automovel (Lida 14929 vezes)
rpfc
Co-Fundador
Louis Renault
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Estarreja
Renault Mudos 1.2 75cv
Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
Seguro Automovel
«
em:
21 de Maio de 2010, 14:47 pm »
Boa tarde.
Precisava de ajuda, de quem me possa exclarecer.
Pois bem, tenho 25 anos, carta ha' 7 anos... e na proxima semana, tenho marcada uma viagem a Espanha.
O meu problema começou ontem, quando alguem disse ao meu pai, que tinha ouvido, um cliente a queixar-se na seguradora, porque o carro tinha sido emprestado a um amigo... e esse amigo, mandado parar pelas autoridades... ficou com o carro apreendido. No meio disto tudo, e pelo que dizem, os documentos estavam em nome do dono do carro, como deve ser... bem como o seguro... ou seja, como deve ser, certo? Segundo a mesma fonte, o carro foi apreendido, e teria que ser, e so' podia ser, levantado, pelo dono do mesmo. Segundo o agente dessa agencia... tem sido uma situaçao "mais recorrente" .. "nos ultimos tempos"
Agora, e confrontado com esta situaçao, o meu pai nao me autoriza a levar qualquer carro aqui de casa... (seja o carro que esta' em nome da minha mae, e sou eu o habitual condutor do mesmo, seja o carro que esta' em nome do meu pai, e e' o meu irmao o habitual condutor do mesmo (como nao esta' ca', é a gasoleo, e tem Ar Condicionado (ao contrario do meu), ia levar este comigo...) porque nao esta' para ir a Barcelona, Madrid, onde quer que seja, para ir buscar um carro... em caso de igual/identica situaçao.
Ja' liguei para a Axa Seguros (linha de apoio em viagem)... e dizem-me que nunca ouviram falar de tal coisa... que o seguro e' valido..e que posso conduzir...
Liguei para o Agente que tem o Seguro do carro do meu pai... e nunca ouviram falar em tal coisa... mas mesmo assim, adiantaram que o Seguro e' valido aqui...como em Espanha, como noutros paises..tal como esta'.. sendo o meu pai o proprietario do carro/seguro... e eu como condutor, neste caso, exporádico.
O agente do seguro do "meu" carro.. e' da fidelidade (leia-se "futuro sogro") e tambem nunca tinha ouvido falar em tal coisa. apesar de ser da madeira, e de la'.. raramente, irem a espanha de carro (os segurados da agencia) varios conhecidos ja' o fizeram, com carros emprestados/alugados... inclusivé, mandados parar, e nunca tiveram problemas...
Sera' prática nova? Será verdade, ou a' historia inicial falta alguma coisa (tipo: excesso de velocidade, transgressao, etc etc?)
Se alguem souber de algum caso "identico" ..que se pronuncie..
Obrigado
edit: e' que tudo o que sei/me disseram, foi por chamada telefonica. (sendo a 1ª, gravada...mas isso de pouco serve para o meu pai... "enfim").. e neste momento, o meu pai, exige-me uma declaraçao, algo por escrito, em como isso nao podera' acontecer/nao devera' acontecer..para evitar....ter que viajar, e ir buscar um carro...
«
Última modificação: 21 de Maio de 2010, 14:50 pm por rpfc
»
Registado
acadilhe
0.9 TCe
Localidade: Povoa de Varzim
Re: Seguro Automovel
«
Responder #1 em:
21 de Maio de 2010, 16:49 pm »
Nunca de tal ouvi falar. Se o carro se faz acompanhar de toda a documentação e a mesma está em dia não vejo motivo para o apreenderem. Experimenta dirigir-te ás autoridades P.S.P ou G.N R para ver se sabem de alguma coisa.
Registado
acadilhe
0.9 TCe
«
Responder #2 em:
21 de Maio de 2010, 17:04 pm »
Melhor ainda vai aqui
www.spain.info
, aqui até lhes podes colocar a tua questão por escrito e assim já o teu pai tem a informação da maneira que pretende.
Registado
nelsonjrgomes
1.5 DCi
Localidade: Lisboa
Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
«
Responder #3 em:
21 de Maio de 2010, 17:30 pm »
Essa história parece um pouco mal contada... a não ser que...
Bom, não sei se já repararam, mas nas cartas verdes que os seguros nos enviam e que temos que ter quando andamos de carro, vem lá um campo onde vem a "assinatura do tomador do seguro", e depois diz mais à frente "este documento0 só é válido quando assinado pelo Tomador do Seguro".
Isto é, quem não tiver a carta verde assinada pelo tomador (no eu caso, pelo teu pai), efectivamente não tem seguro válido (ou o seguro estará válido, mas não o documento comprovativo). Já recebi mails a informar que nas operações stop a polÃcia/BT/GNR via se estava assinada, e não estando, eram 250€ a voar do bolso (pois a coima equivalia a circular sem seguro válido). Não sei se é verdade, mas daà em diante a minha andou sempre assinada!
Concluindo, parece-me um pouco rebuscado, mas só se um polÃcia em Espanha implicou com uma coisa destas, por a carta verde não estar assinada pelo tomador do seguro, e daà o carro ficar apreendido, pois legalmente não tinha tÃtulo de seguro válido...
Registado
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...
Artur
Louis Renault
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Odivelas
«
Responder #4 em:
21 de Maio de 2010, 18:09 pm »
pega no carro e vai que se for preciso vou te buscar a espanha ....
bahhhhhhhhhhhhhhh
ps ( em tom de brincadeira ) diz ao teu pai que arranje qualquer coisa que fazer que anda com muito tempo livre
Registado
acadilhe
0.9 TCe
«
Responder #5 em:
21 de Maio de 2010, 18:15 pm »
Exactamente Nelson a carta verde tem de estar assinada pelo tomador de seguro e acho que também tem um campo para que o condutor da viatura assine quando conduz no estrangeiro e não seja o tomador de seguro.
Registado
nelsonjrgomes
1.5 DCi
Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
«
Responder #6 em:
21 de Maio de 2010, 18:18 pm »
Isso da assinatura do condutor do veÃculo é só para alguns paÃses (Reino Unido, Irlanda do Norte e Chipre)
Registado
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...
Gonçalo
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Castelo Branco
Utilizador: Coolwater
Jean Pierre, tu vás tomber!
Garagem : Aixam Vision
«
Responder #7 em:
21 de Maio de 2010, 19:09 pm »
Assina como segundo condutor e põe-te a milhas! eu ja fui mandado parar 3 vezes em espanha e nunca tive problema nenhum, e está tudo em nome do meu pai e nem os documentos assinados tenho LOL
Registado
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...
DanielNogueira78
1.5 DCi
Localidade: Porto
Clio - Grandes para quê?
Garagem : Clio Baccara mk1 ph2 1.4
«
Responder #8 em:
21 de Maio de 2010, 21:12 pm »
Que eu saiba o que pode acontecer de mal por Espanha é ir pra lá com o papel temporário, a guia da carta..
Como eu que quando mudei de casa há dois anos mudei a morada aos cartões todos e depois fui na boa pra Salamanca com a guia da carta, e só já cá é que me disseram a sorte que tive de não ser parado... ;p
mas vejam lá isso então que se for pra assinar o raio do papel depois de caminho assino também o multibanco e os outros todos.. ;p eu só tenho o VISA assinado, e mesmo assim, se for cá ou meto o PIN e já não tenho de assinar, ou tenho ainda de ir buscar o "DNi" se for em espanha....
dN
Registado
Clio
Baccara
1.4 (Out'95) a
acadilhe
0.9 TCe
«
Responder #9 em:
21 de Maio de 2010, 22:05 pm »
rpfc, boa viagem e mai nada.
Registado
rpfc
Co-Fundador
Louis Renault
1.6 DCi Bi-Turbo
Renault Mudos 1.2 75cv
«
Responder #10 em:
22 de Maio de 2010, 01:01 am »
esta' quase tudo resolvido..
foi so' chatear a cabeça ao meu pai..e por a minha mae... a favor..
simples
depois para a semana, quando for... vou pondo fotos
Registado
cesarperry
1.5 DCi
Localidade: Porto
«
Responder #11 em:
22 de Maio de 2010, 03:01 am »
O seguro abrange os paÃses da europa não tou a ver preocupação nisso eu tou farto de ir a espanha e até agora sem chatices e baptizei o meu carro até santiago de compostela que é um caminho muito bom de se fazer e que o 1.2 16v portou se lindamente bem pesadinho
Registado
Twingo GT Clio 3
rpfc
Co-Fundador
Louis Renault
1.6 DCi Bi-Turbo
Renault Mudos 1.2 75cv
«
Responder #12 em:
22 de Maio de 2010, 14:25 pm »
em principio, vou fazer a viagem , de 1.3 cdti... porque tem ar condicionado..e e' a gasoleo... sempre deve ficar mais em conta..do que o meu 1.2..
(e' o do meu irmao, que nao esta' ca'...)
logo se ve..
cumps!!
Registado
Gonçalves
1.6 DCi
«
Responder #13 em:
23 de Maio de 2010, 18:00 pm »
Desde que esteja assinada a carta verde não tens problemas desde que cumpras o código né. Está tudo legal é na boa.
Registado
rpfc
Co-Fundador
Louis Renault
1.6 DCi Bi-Turbo
Renault Mudos 1.2 75cv
«
Responder #14 em:
05 de Junho de 2010, 21:05 pm »
bem... fui e vim.. e nao tive problema.
mas tambem nao fui mandado parar... portanto... fica a "incognita"
offtopic: depois hei-de deixar aqui umas imagens... quando estiverem tratadas... para o pessoal ver o que andei a "bisbilhotar" .. por terras de nuestros hermanos..
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Consultorio Juridico