Autor Tópico: GPL num Renault 19 Chamade 1991?  (Lida 15244 vezes)

Offline bototrosa

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GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« em: 23 de Março de 2014, 01:25 am »
Oi a todos!

Tenho um Renault 19 Chamade de 1991, com 130,000 km rodados com motor energy 1.4 em bom estado. Sempre foi usado dentro da cidade e para ocasionais viagens familiares de familia usando na A1 ou a A25 ou IP4.

Agora como vou ter um emprego fora da cidade vou ter de rodar uns 140 km diariamente e estava a pensar em revitalizar o veiculo ou vender e/ou trocar por outro carro talvez a diesel ou a GPL.

Pensei nestas opcoes:

1. comprar um veiculo a diesel classe 1: tipo gran vitara ou land rover freelander
2. comprar um veiculo a gasolina classe 1 e converter a GPL: tipo subaru forester ou outro
3. converter o meu R19 Chamade a GPL.

Face a estas três opcoes qual acham melhor?

A conversão do meu R19 a GPL e possivel? Ele tem carburador e nao injetore... o que involve essa conversão? O uso de GPL seguro e fiavel usar no carro? Nao ha perigo de fuga de gas?? Quais os custos envolvidos?

Qual o maior custo beneficio com segurança de todas estas opcoes?

Fico a espera da vossa resposta.

Abracos.

Antonio
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Renault 19 Chamade - motor energy 1.4 - gasolina

Offline Brunof22

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #1 em: 23 de Março de 2014, 01:57 am »
É muito contraditório o que dizes, queres poupar mas ao mesmo tempo comprar cada carro que vai lá vai...
mesmo a gasóleo são carros que gastam pelo menos 8l aos 100, o Subaru a gasolina nem vou comentar, isto para quem quer poupar e fazer 140kms por dia!

Offline Silvestre

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #2 em: 23 de Março de 2014, 02:00 am »
Era precisamente o que ia dizer, queres comprar um carro a gasóleo ou a GPL, tendo como intenção poupar, mas queres optar por carros que consomem nas horas para se poupar. Fazer 140 km diários com carros desses não é para todos os bolsos. Pelo menos eu falo por mim.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
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Offline bototrosa

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #3 em: 23 de Março de 2014, 02:54 am »
O que sugerem entao? 

Eu estava pensando nessas opcoes pois o R19 ja tem 23 anos e estando bem agora pode ter algum problema e gripar no meio do caminho... Enfim a mudanca seria mais na seguranca e tbem.na economia... A gasolina viajar 140km por dia vai gastar muitos euros ao fim do mes.


Que fariam entao?? Ficariam com o R19 e mudavam para o GPL ou comprava um carro economico e sem muita manutencao.. E qual carro podeia ser o veiculo.. Algum palpite??
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Renault 19 Chamade - motor energy 1.4 - gasolina

Offline Sls a GPL

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #4 em: 23 de Março de 2014, 08:13 am »
Depende do que queres gastar. por exemplo, se colocares o R19 a gpl, gastas para mil e tal euros.
Se comprares um carro em condições quer a diesel quer a gasolina como estavas a pensar, gastas muito mais.
O GPL é seguro como os outros combustíveis todos, esses mitos das fugas de gás já passaram à historia à muito.

Se quiseres optar pela segurança, compra um carro o mais novo possível, pois os carros mais novos são mais eficientes no que toca a segurança dos ocupantes.

Offline carvalhovsky

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #5 em: 23 de Março de 2014, 09:56 am »
Qualquer carro com (apenas) 130 mil km deverá estar bem longe de deixar o condutor apeado, por isso o teu R19, se estiver com a manutenção em dia, não deverá ser excepção.
Quanto aos carros que indicas, tenho a mesma opinião que os restantes, não te metas nisso.

Offline alvaro carvalho

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #6 em: 23 de Março de 2014, 14:06 pm »
A minha opiniao, porque já tive um R21 de 1990 a GPL, é que nao faças isso ao R19 se já tem tantos Klilometros e é a carburador tal como o R21 que tive. O meu R21 tambem tinha cerca de 130mil.
Em primeiro lugar, o GPL vai acabar de "comer" as valvulas e outros depositos acumulados nos cilindros e restante admissao,o que te vai fazer dentro de pouco tempo pôr o motor a gastar oleo e baixar a compressao.
Depois como o sistema é de carburador, desafina-se mais facilmente, andando umas vezes bem outras parece um 2 cavalos...
Sendo de carburador tem a vantagem de nunca precisares meter gasolina, pois ele pega a GPL, mas a lubrificaçao da gasolina faz falta e mais tarde o motor fica prematuramente desgastado.
Atualmente só compensa meter a GPL os motores de injeçao, e nao os de carburador. Claro que os de injeçao precisam sempre de ter gasolina, para o arranque em frio, mas isso tambem protege o motor.
Esta é a minha opiniao.
Venham outras...
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Xmarine

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #7 em: 23 de Março de 2014, 15:51 pm »
Citar
Em primeiro lugar, o GPL vai acabar de "comer" as valvulas e outros depositos acumulados nos cilindros e restante admissao,o que te vai fazer dentro de pouco tempo pôr o motor a gastar oleo e baixar a compressao.

Pois. é precisamente por isso que existe o lubrificante de válvulas. Que muitos instaladores de GPL se "esquecem" de instalar.

Offline MRC

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #8 em: 23 de Março de 2014, 16:59 pm »
"Opção 4" - Vender o R19 e comprar outro carro já a GPL.
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Offline profiesta

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #9 em: 26 de Março de 2014, 18:58 pm »

Em primeiro lugar, o GPL vai acabar de "comer" as valvulas e outros depositos acumulados nos cilindros e restante admissao,o que te vai fazer dentro de pouco tempo pôr o motor a gastar oleo e baixar a compressao.
Depois como o sistema é de carburador, desafina-se mais facilmente, andando umas vezes bem outras parece um 2 cavalos...
Sendo de carburador tem a vantagem de nunca precisares meter gasolina, pois ele pega a GPL, mas a lubrificaçao da gasolina faz falta e mais tarde o motor fica prematuramente desgastado.
Atualmente só compensa meter a GPL os motores de injeçao, e nao os de carburador. Claro que os de injeçao precisam sempre de ter gasolina, para o arranque em frio, mas isso tambem protege o motor.
Esta é a minha opiniao.
Venham outras...


É verdade que o GPL acaba por comer as válvulas. Mas ao fim de quantos mil km? Não acredito que seja ao fim de 200 000 km. Esse motor, que por acaso é de guerra nem sequer tem valvulas macias.
COmo podem ver aqui:

http://www.borel.fr/faisabilites/vehicules-realisables-gpl.php

não tem indicação nenhuma acerca da lubrificação de válvulas.

É verdade que o GPL vai limpar todo e qualquer depósito de carvão que o motor tenha, mas daí a dizer que baixa a compressão do motor ainda vai um bom bocado.

Resumindo, concluindo e baralhando, o GPL compensa mas para carros de injecção. Pois nos carros de carburador nunca vais conseguir ter mesmo uma grande poupança.

Ah e se esse carro fosse de injecção colocavas um kit de injecção liquida de GPL e em nada ficavas a perder para o gasóleo.

Xmarine

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #10 em: 27 de Março de 2014, 00:59 am »

Offline profiesta

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #11 em: 27 de Março de 2014, 06:20 am »
Desculpa que te diga, mas neste caso estão é a impingir uma coisa que até pode nem ser necessária.

Citação de: #rdd48856
Em conversa com o sr. António, importador da BRC (Usse lda - tel 262 950127), sobre o desgate prematuro de válvulas em veículos a G.P.L. (e muito prematuro em motores com válvulas macias) este informou-me que já existe uma solução técnica para o problema. Esta passa pela colocação de um dispensador de óleo(um óleo especial) que introduz óleo gota-a-gota na admissão, lubrificando as válvulas de admissão. As válvulas de escape também são mais poupadas devido à diminuição da temperatura da frente de chama(embora neste ponto eu continue a achar que uns bons 100km a gasolina a baixos-médios regimes são o melhor passaporte para a saúde destas válvulas). Mesmo dando o desconto da proveniência do estudo ser a do vendedor aqui vai um link com uma comparação impressionante do desgaste das válvulas num Honda-CRV com e sem FlashLub: www.flashlube-europe.com/technical/fltest02.pdf e aqui o link do produto: www.flashlube-europe.com/technical/lpg-cng.html e a cereja no topo do bolo é o preço: cerca de 50€ ::) A propósito graças ao Roger aqui temos o link que permite saber quais os carros com válvulas macias...é só escolher a marca: www.borel.fr/asp/Faisabilites.asp



Em 2004 andávamos assim, já se falava em lubrificação de válvulas apenas para carros de válvulas macias.

Citação de: rdd48856
A Borel(empresa francesa que agrupa 70 instaladores) equiparou a substituição das válvulas e sedes à utilização do FlashLube. A partir deste momento os carros que estão assinalados na lista e que são instalados por eles podem optar entre modificar a cabeça do motor ou montar o FlashLube.

Uma análise da ficha de segurança deste produto permitiu-me identificar o Carboxilato de Potássio (um dos produtos aceites na U.E. como substituto do chumbo) como o provável princípio activo.



Por fim, qualquer carro pode ser aplicado o flashlube. Embora apenas só alguns necessitem. Normalmente são os motores japoneses que usam mais válvulas macias.

Mas isso cada um sabe de si.

Ah resta-me dizer que o meu Corsa não usa lubrificação de válvulas. Porque também não precisa.

Para o user que abriu o tópico, se realmente está decidido a aplicar o kit no carro, que pesquise um bom instalador e credenciado, ele melhor que ninguém saberá se esse motor precisa de lubrificação ou não. Passe no forum do GPL que lhe darão as indicações que forem precisas

Offline bototrosa

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #12 em: 08 de Abril de 2014, 02:16 am »

Colegas o carro ainda esta em muito boas condicoes e o motor esta espetacuar.. foi do meu pai apenas e ele andava apenas na cidade e raramente saia dai que os 130 mil m foram feitos apenas na cidade durante 23 anos...

Eu nao sou nada de modas e ate acho que o Renault 19 e um classico ja... mas pensei que talvez nao aguentasse essa movimentacao toda de um dia para o outro .. ainda ontem estava na garagem e agora de repente ve-se na auto estrada rodando e rodando...

Curiosidade e que hoje mesmo vi na rua um renault 19 com a placa azul GPL e fui falar com a dona.. ela disse que desde 1993 estava rodando com GPL e era muita economia tanto na estrada como na cidade. Nunca teve sequer um problema com ele e GPL... Quando disse isto relacionei com as vossas respostas entao vi que e possivel converetr este meu carro para GPL em vez e comprar um outro mais recente.

Ainda no outro dia fui a Bragança e retornei sem problemas ainda sem o GPL apenas a gasolina. E rodei a 120Km/hora sem problemas de maior.

Bem em relacao aos consumos nao sei bem qual a media que voces calculam mas num site enconrei que na cidade gastava com gasolina 8.1L aos 100Km e na estrada 5,1L aos 100Km. Para GPL calculo que faça 10L aos 100Km na cidade e 7,1L aos 100km na estrada.

Baseandome nestes valores tenho a comparaco de precos:

ESTRADA:

Gasolina: media 3500Km/mes = 175L x € 1,578/L = € 275,6
GPL: media 3500km/mes = 245L x € 0.77/L = € 188,6

ECONOMIA = € 87,00

CIDADE:

Gsolina: media 750km/mes = 60L x € 1,578/L = € 96,6
GPL: media 750km/mes = 77,2L x € 0.77/L = € 59,4

ECONOMIA: € 37,2

E tremenda a economia do GPL em relacao a Gasolina...


AGORA a pergunta:

SERA QUE VAI FICAR BEM A INSTLACAO DO KIT GPL ASPIRADO NUM MOTOR COM CARBURADOR?

como ficara a performance... os rateres... enfim terei de afinar muitas vezes o carro? ira engasgar??
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Offline HugoT

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #13 em: 09 de Abril de 2014, 10:34 am »
Bom eu tenho um Megane a GPL.
O meu carro é de 2004, por isso é uma comparação bem diferente.

MAs a minha opinião é que se tencionas fazer esses kilometros todos, devias pensar em trocar.
repara o carro tem outras peças de desgaste que tambem vão a vida com a idade....
Alem disso um motor mais recente é bem mais eficiente e economico, mesmo que seja a gasolina.

Qual o teu maior impedimento para trocares?
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline bototrosa

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Re: GPL num Renault 19 Chamade 1991?
« Responder #14 em: 09 de Abril de 2014, 16:44 pm »
Entao eu tenho esse Renault 19 que ainda tem apenas 130 mil km e roda bem ainda sem problemas de maior... so noa sei se ira aguentar 140 km por dia por isso estava apensar ou colocalo a GPL ou comprar um carro a gasoleo em segunda mao...

Pense e comprar um mercedez c220 ou um grand vitara que sao classe 1 na autoestrada... mas um colega disse que poderia comprar um carro mais novo a gasolina e depois meter o GPL que ficava mais barato... a surgem as famosas duvidas se o gpl e seguro.. se nao ha fugas de gas dentro do carro, etc.. etc...

Nao sei tenho o Renault e queria usa-lo para nao gastar $$$ pois ainda esta bom de mecanica...

ate pensei em comprar um renault 19 a diesel velho e depois colocar a mecanica no meu motor.. me infrmei que o processo borucratico custaria 150 euros mais o carro doador 300 euros... a mao de bra mais 200 euros... entao com 650 euros conseguiria colocar o meu renault 19 a diesel... claro que para isso a Renault deveria aprovar a alteracao para motor a diesel...

bem estas sao as duvidas...
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