Em primeiro lugar, o GPL vai acabar de "comer" as valvulas e outros depositos acumulados nos cilindros e restante admissao,o que te vai fazer dentro de pouco tempo pôr o motor a gastar oleo e baixar a compressao.
Em primeiro lugar, o GPL vai acabar de "comer" as valvulas e outros depositos acumulados nos cilindros e restante admissao,o que te vai fazer dentro de pouco tempo pôr o motor a gastar oleo e baixar a compressao.Depois como o sistema é de carburador, desafina-se mais facilmente, andando umas vezes bem outras parece um 2 cavalos...Sendo de carburador tem a vantagem de nunca precisares meter gasolina, pois ele pega a GPL, mas a lubrificaçao da gasolina faz falta e mais tarde o motor fica prematuramente desgastado. Atualmente só compensa meter a GPL os motores de injeçao, e nao os de carburador. Claro que os de injeçao precisam sempre de ter gasolina, para o arranque em frio, mas isso tambem protege o motor.Esta é a minha opiniao. Venham outras...
Em conversa com o sr. António, importador da BRC (Usse lda - tel 262 950127), sobre o desgate prematuro de válvulas em veÃculos a G.P.L. (e muito prematuro em motores com válvulas macias) este informou-me que já existe uma solução técnica para o problema. Esta passa pela colocação de um dispensador de óleo(um óleo especial) que introduz óleo gota-a-gota na admissão, lubrificando as válvulas de admissão. As válvulas de escape também são mais poupadas devido à diminuição da temperatura da frente de chama(embora neste ponto eu continue a achar que uns bons 100km a gasolina a baixos-médios regimes são o melhor passaporte para a saúde destas válvulas). Mesmo dando o desconto da proveniência do estudo ser a do vendedor aqui vai um link com uma comparação impressionante do desgaste das válvulas num Honda-CRV com e sem FlashLub: www.flashlube-europe.com/technical/fltest02.pdf e aqui o link do produto: www.flashlube-europe.com/technical/lpg-cng.html e a cereja no topo do bolo é o preço: cerca de 50€ : A propósito graças ao Roger aqui temos o link que permite saber quais os carros com válvulas macias...é só escolher a marca: www.borel.fr/asp/Faisabilites.asp
A Borel(empresa francesa que agrupa 70 instaladores) equiparou a substituição das válvulas e sedes à utilização do FlashLube. A partir deste momento os carros que estão assinalados na lista e que são instalados por eles podem optar entre modificar a cabeça do motor ou montar o FlashLube.Uma análise da ficha de segurança deste produto permitiu-me identificar o Carboxilato de Potássio (um dos produtos aceites na U.E. como substituto do chumbo) como o provável princÃpio activo.