Tanto faço pontos de embraiagem num a gasolina como num diesel, não tenho qualquer dificuldade, aliás aprendi e tirei a carta num a diesel e depois conduzi foi um a gasolina e não estranhei nada
-Afinal qual é o melhor combustÃvel?-Entre os dois, prefiro Gasolina. (GPL ainda por experimentar)-Qual o que resulta em melhores custos de utilização?-Depende sempre da distância e dos percursos efectuados. Há coisa de quase 1 ano que tenho feito entre 600 a 1000 km mês com o meu R19, 95% AE e IC e restantes 5% cidade. No entanto, creio que o GPL é a melhor solução pois nem acumulo quilómetros suficientes para diesel e o combustÃvel é mais barato.-A manutenção num diesel é mais cara que num a gasolina?-Do que tenho conhecimento e leio, os gasolina têm menores custos porém os aspirados. Sobrealimentados já estão sujeitos a problemas semelhantes dos Diesel.-Quantos km é necessário fazer para que um determinado modelo diesel (normalmente mais caro), compense em relação a um equivalente a gasolina?-Não disponho de informação quantificável nem conhecimento, o que leio é que acima dos 20.000km anuais-A malta já não gosta de carros a gasolina?-Eu adoro! Apesar de já ter pensado para o meu tipo de trabalho actual poder compensar um diesel, afasto logo a ideia pois prefiro um carro a gasolina (e aspirado). Se possÃvel GPL+gasolina, venha ele -A oferta a gasolina é quase inexistente por o pessoal só querer diesel, ou são os importadores que "obrigam" a isso?-A procura obriga a isso e o mercado molda-se a ele, daà haver uma espécie de relutância dos comerciais em vender gasolina porque têm cotas a atingir e apostaram mais nas motorizações diesel, essencialmente Portugal é um paÃs pró-Diesel ao contrário de outros paÃses europeus mais desenvolvidos. Claro que não descarto a possibilidade nos Diesel terem maior margem de lucro e poderem negociar sem perder muito em comparação com os Gasolina.Tenho um exemplo com conhecimento de facto de outro fabricante e as suas polÃticas para Portugal e apesar de terem 2 motorizações (uma com 2 nÃveis de potência), não as comercializam pelos custos necessários à legalização e importação e o risco associado a não venderem essas unidades, não podendo fazer o chamado "Break even" com os custos dessas motorizações.-Tendência portuguesa ou europeia para a "dieselização" do mercado?Tendência portuguesa. Da minha experiência pessoal, estive na Suécia e lá o Diesel era tão ou mais caro que a Gasolina e ainda disponibilizavam E85.-Um carro a diesel é mais fácil de conduzir (ex. pontos de embraiagem) que um a gasolina?Quanto muito pode ser mais fácil por a andar somente com a embraiagem antes de acelerar. Todos tirámos carta num carro a Diesel (Toyota Auris no meu caso) e desde que a tenho conduzo o R19 1.4, o Civic FK2 1.8 cá de casa, Integra Type-R, Civic FK2 1.4, Honda Jazz 1.2, Clio II ph2 storia 1.5 dCi, Clio II ph1 1.2, Peugeot 5008 1.6 HDI, Mitsubishi Canter 3.0D Turbo, Seat Córdoba 1.9D, MG TF 1.6, entre outros. O ser mais fácil é efeito placebo para que as pessoas possam sentir-se bem com a escolha que fizeram e porque não vai abaixo, supostamente, tão facilmente.Sou pró-Otto, porém não me impede de ver quando o Diesel é mais vantajoso. Se um dia na minha vida tiver que recorrer a Diesel porque é a melhor opção, assim o farei. Enquanto der para Gasolina/GPL assim se manterá Degladiem-se para aÃ.
OH Rui andas armado em incendiário? lolO MRC já disse praticamente tudo.