Autor Tópico: pastilhas de travao  (Lida 14060 vezes)

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: caldas da rainha
pastilhas de travao
« em: 31 de Maio de 2010, 18:06 pm »
como é que sabemos se as ditas pastilhas estao gastas? acusa no cb? ou tenho de desmontar uma roda para ver?

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: pastilhas de travao
« Responder #1 em: 31 de Maio de 2010, 18:13 pm »
Podes olhar através da jante e notas se esta no ferro ou se ainda la tem pastilha para gastar  :wink: Em alguns carros acusa, mas esse sistema (em alguns tambem) não é 100% fiável  :lipsrsealed:

Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #2 em: 31 de Maio de 2010, 18:19 pm »
 Tanto quanto sei as pastilhas não têm indicadore de desgaste. O que pode acontecer é que, com o desgaste, o nível de óleo dos travões baixe (pois os pistões que accionam as pastilhas têm que estar bastante para fora quando as pastilhas estão nas últimas), e aí accione alguma mensagem de erro no CB. Mas lá está, isto não é 100% fiável (se as pastilhas da frente estiverem com desgaste e as de trás não, ou vice-versa, ou se foi acrescentado óleo de travões por o nível estar "artificialmente" baixo).
Portanto sim, toca a desmontar a roda!  :azn:
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline acadilhe

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
« Responder #3 em: 31 de Maio de 2010, 18:42 pm »
Podes olhar através da jante e notas se esta no ferro ou se ainda la tem pastilha para gastar  :wink: Em alguns carros acusa, mas esse sistema (em alguns tambem) não é 100% fiável  :lipsrsealed:

Acusa em todos os carros, agora pode é não estar a funcionar da melhor maneira. No meu caso quando troquei as pastilhas de travão vi que os fios electricos responsaveis por dar a informação do desgaste estavam cortados. Emendei-os, agora devem estar a funcionar mas vou verificando sendo a olhometro tal como aconselhou o Coolwater.
As pastilhas convem serem verificadas todos os 20.000km, dependendo da utilização este intervalo pode ser menor.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #4 em: 31 de Maio de 2010, 19:10 pm »
Posso-te dar o exemplo, o meu carro levou agora pastilhas novas aos 40 mil, o do meu pai tem as pastilhas ha 80 mil km's... Depende das condições em que são usadas... Pois, eu também reparei que ha la cabos que estão meio cortados (no caso da tempra que tem indicador) mas nao sei até que ponto vai avisar se tiverem gastas... o melhor é ver  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #5 em: 31 de Maio de 2010, 21:17 pm »
ok gracias

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #6 em: 01 de Junho de 2010, 01:53 am »
a maior parte das viaturas mais recentes , como o nelson disse , acusa atraves do nivel de oleo baixo . quando adicionam oleo , o nivel passa a estar errado e poderá não acusar . pior ainda , vai deitar fora quando as pastilhas forem substituidas .

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #7 em: 01 de Junho de 2010, 02:20 am »
a maior parte das viaturas mais recentes , como o nelson disse , acusa atraves do nivel de oleo baixo . quando adicionam oleo , o nivel passa a estar errado e poderá não acusar . pior ainda , vai deitar fora quando as pastilhas forem substituidas .

Eu sempre ouvi dizer que no oleo dos travoes, dito nivel nunca se mexe... So se troca o oleo aquando do parameterizado se ja nao tiver a consistencia necessaria (Basta porem um pouco nos dedos. Se ao passarem os dedos eles deslizarem, epa troquem que ja nada faz, se sentirem os dedos a agarrar, esta inpec). Atenção que foi assim que me disseram sempre, posso estar muito errado. Sei e que o oleo que vem la dentro vem com a quantidade necessaria para funcionar e acusar a luz de falta de pastilhas no quadrante quando as mesmas estao gastas. Se for adicionado, alteram o nivel, e faz com que tenha-mos ferro com ferro e a luz nada, porque o nivel supostamente maximo e na verdade minimo devido a ter sido adicionado oleo com as pastinhas a meio uso.

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #8 em: 01 de Junho de 2010, 11:43 am »
ok obrigado a todos

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #9 em: 01 de Junho de 2010, 13:53 pm »

há muita gente que acrescenta
Eu sempre ouvi dizer que no oleo dos travoes, dito nivel nunca se mexe... So se troca o oleo aquando do parameterizado se ja nao tiver a consistencia necessaria (Basta porem um pouco nos dedos. Se ao passarem os dedos eles deslizarem, epa troquem que ja nada faz, se sentirem os dedos a agarrar, esta inpec). Atenção que foi assim que me disseram sempre, posso estar muito errado. Sei e que o oleo que vem la dentro vem com a quantidade necessaria para funcionar e acusar a luz de falta de pastilhas no quadrante quando as mesmas estao gastas. Se for adicionado, alteram o nivel, e faz com que tenha-mos ferro com ferro e a luz nada, porque o nivel supostamente maximo e na verdade minimo devido a ter sido adicionado oleo com as pastinhas a meio uso.

Xmarine

• Visitante
« Responder #10 em: 02 de Junho de 2010, 14:37 pm »

Exacto. E esse óleo em cima da pintura ou de plásticos faz desgraças!!

Offline pedro gomes

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #11 em: 02 de Junho de 2010, 16:50 pm »
ok temho de por maos á obra e desmontar uma roda para verificar, obrigado

Offline santos.299

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Assomada-CANIÇO Madeira
« Responder #12 em: 02 de Junho de 2010, 20:25 pm »
Tanto quanto sei as pastilhas não têm indicadore de desgaste. O que pode acontecer é que, com o desgaste, o nível de óleo dos travões baixe (pois os pistões que accionam as pastilhas têm que estar bastante para fora quando as pastilhas estão nas últimas), e aí accione alguma mensagem de erro no CB. Mas lá está, isto não é 100% fiável (se as pastilhas da frente estiverem com desgaste e as de trás não, ou vice-versa, ou se foi acrescentado óleo de travões por o nível estar "artificialmente" baixo).
Portanto sim, toca a desmontar a roda!  :azn:

Falo por experiência própria pois já ajudei a desmontar uns, por exemplo nos BMW aquilo trás um sensor (tipo um pin) e aquilo é ajustado para o mínimo da pastilha a utilizar, então quando a pastilha está gasta esse "pin" toca no disco travão e acusa no CB..
Mégane 05-05 dci1.5 JLL\AC\DASpritmonitor.de" border="0  Fiat Punto 04-95 s55

Offline acadilhe

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
« Responder #13 em: 02 de Junho de 2010, 21:57 pm »
Quando troquei as pastilhas de travão do meu Laguna coloquei umas Bosch e traziam os sensores. Tive foi que emendar os fios que dão a indicação do nivel das pastilhas e que ligam aos sensores referidos uma vez que estavão cortados.

Offline leandro

• Renault Megane II
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: V.N.Gaia
  • Renault Megane II
  • Garagem : Renault Megane II 1.5Dci / Renault Captur 0.9Tce
« Responder #14 em: 02 de Junho de 2010, 22:05 pm »
Quando troquei as pastilhas de travão do meu Laguna coloquei umas Bosch e traziam os sensores. Tive foi que emendar os fios que dão a indicação do nivel das pastilhas e que ligam aos sensores referidos uma vez que estavão cortados.

acho que quando vem assim cortados nao funciona no quadrante...
mas é uma questao que os entendidos podem confirmar ou entao esperar que fiquem gastos e ver se realmente acusa algo ou nao...
Renault Megane II - 1.5 Dci 80 póneis cansadinhos - 05/2003