Podes olhar através da jante e notas se esta no ferro ou se ainda la tem pastilha para gastar Em alguns carros acusa, mas esse sistema (em alguns tambem) não é 100% fiável
a maior parte das viaturas mais recentes , como o nelson disse , acusa atraves do nivel de oleo baixo . quando adicionam oleo , o nivel passa a estar errado e poderá não acusar . pior ainda , vai deitar fora quando as pastilhas forem substituidas .
Citação de: Artur em 01 de Junho de 2010, 01:53 ama maior parte das viaturas mais recentes , como o nelson disse , acusa atraves do nivel de oleo baixo . quando adicionam oleo , o nivel passa a estar errado e poderá não acusar . pior ainda , vai deitar fora quando as pastilhas forem substituidas .há muita gente que acrescenta Eu sempre ouvi dizer que no oleo dos travoes, dito nivel nunca se mexe... So se troca o oleo aquando do parameterizado se ja nao tiver a consistencia necessaria (Basta porem um pouco nos dedos. Se ao passarem os dedos eles deslizarem, epa troquem que ja nada faz, se sentirem os dedos a agarrar, esta inpec). Atenção que foi assim que me disseram sempre, posso estar muito errado. Sei e que o oleo que vem la dentro vem com a quantidade necessaria para funcionar e acusar a luz de falta de pastilhas no quadrante quando as mesmas estao gastas. Se for adicionado, alteram o nivel, e faz com que tenha-mos ferro com ferro e a luz nada, porque o nivel supostamente maximo e na verdade minimo devido a ter sido adicionado oleo com as pastinhas a meio uso.
Tanto quanto sei as pastilhas não têm indicadore de desgaste. O que pode acontecer é que, com o desgaste, o nÃvel de óleo dos travões baixe (pois os pistões que accionam as pastilhas têm que estar bastante para fora quando as pastilhas estão nas últimas), e aà accione alguma mensagem de erro no CB. Mas lá está, isto não é 100% fiável (se as pastilhas da frente estiverem com desgaste e as de trás não, ou vice-versa, ou se foi acrescentado óleo de travões por o nÃvel estar "artificialmente" baixo).Portanto sim, toca a desmontar a roda!
Quando troquei as pastilhas de travão do meu Laguna coloquei umas Bosch e traziam os sensores. Tive foi que emendar os fios que dão a indicação do nivel das pastilhas e que ligam aos sensores referidos uma vez que estavão cortados.