Autor Tópico: Melhorar sistema de som Radiosat 200W  (Lida 7982 vezes)

Offline tricampeao

• Renault Megane III
  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Gaia
  • Garagem : Renault Megane III Dynamique S 1.5 105cv
Melhorar sistema de som Radiosat 200W
« em: 16 de Julho de 2014, 03:49 am »
Boas a todos,

tal como o nome indica, pretendo melhorar o sistema de som do meu Megane.

Não sei se é possível dado o rádio, mas crio este tópico para vocês me esclarecerem por favor.

O rádio que tem o meu Megane é este:
Radiosat CD 200W com carregador de 6 CD's e função de leitura MP3

A minha ideia é colocar 4 colunas de 180W de 10cm (creio que seja o diâmetro das actuais) e colocar 2 de 400W/350W naquela parte da mala que se eleva quando a porta da mala se abre. (um pouco de bricolage e teria um sistema de som à maneira se isto não der problemas ao rádio)

Não sei se é possível fazer tal instalação... não sei se irei tirar proveito das colunas todas... enfim, como não percebo nada, gostaria de obter mais informações antes de me enfiar numa oficina a perguntar orçamentos. Não sei se é necessário um amplificador (sinceramente, nem sei para que serve). :)

A ideia é melhorar os graves. Quanto aos agudos, os tweeters cumprem perfeitamente a função. :)

Obrigado desde já pelas vossas respostas.

PS: Tenho como possíveis marcas de colunas a instalar: Pioneer, MTX, Alpine ou JBL. Tenho ideia que as Alpine e as JBL sejam boas...

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Melhorar sistema de som Radiosat 200W
« Responder #1 em: 16 de Julho de 2014, 08:15 am »
Não conheço as colunas dos Meganes mas devem ser 13cm. Cuidado com as potências das colunas que normalmente dão destaque à potência de pico. Tens de olhar é para a que diz RMS. O Amplificador é uma boa aposta para melhorar o rádio de origem se não o quiseres trocar. Eu diria que basta comprares 4 colunas de 2 vias, um subwoofer e um amplificador e já deves ficar com um som engraçado.

Offline tricampeao

• Renault Megane III
  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
« Responder #2 em: 16 de Julho de 2014, 10:04 am »
Boas, obrigado pela resposta e sugestão! :)

De facto também já tinha colocado isso em cima da mesa, mas é que não queria roubar espaço na mala :/ Não é que use muito a mala, dá sempre jeito ter aquele espaço livre. :)

Sim, não pretendo trocar de forma alguma o rádio porque acho que quanto a isso estou muito bem servido, e já para não dizer que só com muita bricolage é que se consegue colocar lá outro rádio e na realidade não estou interessado noutro rádio, senão este. :)

Serão de 13? Aquilo parece-me tão pequeno... :)

E quanto aos RMS que referes, tenho de ver a partir de que valor? Na prática, o que é o RMS? Procuro ter um som bom. Não pretendo muito barulho, pretendo algum "barulho" mas que saia com qualidade e bem definido. Marcas como Alpine, Pioneer dão perfeitamente. Agora Focal e DLS são muito caras para o meu bolso :)

Obrigado!

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #3 em: 16 de Julho de 2014, 10:14 am »
RMS refere-se à potência real das colunas também conhecida por potência nominal que é medida em Watts. Talvez a partir de 50/60w já notes diferenças para as de origem. Como tinhas falado em graves, o subwoofer seria o ideal. Convinha era arranjar mesmo um amplificador devido à tua fonte (rádio) ser fraca.

Offline tricampeao

• Renault Megane III
  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2014, 10:19 am »
E por exemplo, estas

não dariam bons graves?

Então estas 4

dariam para o meu rádio?

E os 200W do meu rádio, o que significam? Desculpa tanta pergunta, mas é que se conseguir perceber tudo, melhor para mim. :)
« Última modificação: 16 de Julho de 2014, 11:42 am por rodinhas »

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #5 em: 16 de Julho de 2014, 10:29 am »
Não são permitidos links para o exterior. Algum moderador vai editar o teu post.
As primeiras têm uma boa potência RMS mas o ideal seria ouvires as colunas a tocar ou ler bastantes reviews.
Os 200w deverá ser 4x50w.

Offline tricampeao

• Renault Megane III
  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
« Responder #6 em: 16 de Julho de 2014, 12:15 pm »
Peço desculpa. Não sabia.
Isso quer dizer que debita 50w para cada coluna? Se colocar essas de 75W teria de colocar um amplificador, correcto?

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #7 em: 16 de Julho de 2014, 12:16 pm »
Para usares as colunas na sua capacidade máxima, sim.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #8 em: 16 de Julho de 2014, 12:18 pm »
Antes de mais, não cites a mensagem imediatamente anterior, usa o botão "citar" apenas quando vais responder a uma mensagem que está mais atrás. Mais abaixo está o botão "Responder" e é este que deve ser usado neste caso. :wink:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #9 em: 16 de Julho de 2014, 12:54 pm »
Convém saber se esses 4x50w são PMPO (Power Music Pic Output), mas que o pessoal dá o nome de "Potência Musical Para Otários, ou se são em RMS (Root Mean Square)!?
A RMS é a potência máxima que um equipamento pode gerar com um baixo nível de distorção.

O melhor que tens a fazer é pesquisares na net "potência RMS vs PMPO" e leres um bocadinho a diferença entre as duas, mas simplificando as coisas: procura saber sempre a potênca RMS, pois essa é a potência do som e quanto maior, melhor qualidade.
A potência PMPO é a potência eléctrica máxima e é usada pelos fabricantes para chamarem a atenção dos clientes.
Por exemplo: é mais sugestivo escrever 1000wPMPO do que 200wRMS!
Quanto maior for a PMPO e menor a RMS, mais distorção e barulho vais ter!
Quanto ao tamanho das colunas, são de 13 cms, convém é saber a profundidade delas, para evitar comprares colunas que depois não caibam.

Offline tricampeao

• Renault Megane III
  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
« Responder #10 em: 16 de Julho de 2014, 14:06 pm »
Obrigado Dom!

Rui, vou tomar mais atenção a partir de agora. Obrigado :)

Apocallypse, estou a ver que me deste trabalho de casa para fazer :) Obrigado :) Durante a noite no trabalho vou-me dedicar a ler as comparações. Se ligar para o concessionário Renault, eles conseguem-me facultar a profundidade das colunas actuais? Ou será que vem no manual do sistema de som alguma informação relativa a isso?

Entretanto, andei a ver um subwoofer... e este nem é mau de todo. Já tem amplificador incluído e na mala nem ocupa muito espaço. Já vi um vídeo em que o gajo aparafusou o subwoofer ao banco traseiro direito. Isto! Ideia bastante engraçada! :)

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #11 em: 16 de Julho de 2014, 16:09 pm »
Quanto à profundidade das colunas, o que eu encontrei na net foi isto: "Overall depth, from the front of the casing to the back of the magnet is 53mm. Mounting depth is 46mm.", mas não há nada como pesquisar pelo forum e/ou esperar que alguém com mais certeza, te diga!
Convém também saber quantos parafusos leva, que penso serem 3.
Já tinha visto esse sub-amplificado (ou parecido) noutro carro e faz o que lhe compete, para quem quer melhorar os graves, mas não esperes ganhar competições de Car-Audio!  :wink:
Andei à procura da foto do subwoofer que eu vi num forum (não me lembro se neste ou noutro), em que o dono fez uma espécie de encaixes (fixos ao chão da mala) onde o sub encaixava (fez uma bricolage no sub) e quando precisava de o tirar, era só desligar o fio e sacar o sub desses encaixes... estava muito bem pensado, mas infelizmente não encontro a foto!  :sad:

Offline tricampeao

• Renault Megane III
  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
« Responder #12 em: 16 de Julho de 2014, 16:52 pm »
Se apenas um desses Alpine me desse o que pretendia, no futuro pensava em instalar outro. :)

Apocallypse agradeço-te imenso a pesquisa que efectuaste, mas isso nem 5cm são (área de montagem)... parece-me muito pouco... Acho que as colunas que vi (e eram de 10cm de diâmetro) tinham mais de profundidade. Logo, as de 13cm terão mais, creio eu...

Se por acaso tropeçares nessa foto, depois coloca aqui o link pf :)

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #13 em: 17 de Julho de 2014, 10:37 am »
A profundidade da coluna em si, não tem muito a ver com o tamanho das mesmas, mas sim com a largura do íman, por isso, podes ter colunas de 10cms mais fundas do que de 13cms... e eu tenho quase a certeza que são de 13cms, porque nas Megas II são e duvido que tenha mudado. Quanto à profundidade, não tenho a certeza absoluta, mas foi o que encontrei.

Offline tricampeao

• Renault Megane III
  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
« Responder #14 em: 17 de Julho de 2014, 12:55 pm »
Apocallypse, eu não entendo nada disso. :) Supos é que as de 13cm tivessem mais profundidade por serem maiores no seu diâmetro. :) Obrigado pela tua ajuda. Eu pesquisei e não encontrei. :)