Autor Tópico: manutenção clio III motor D4F  (Lida 10773 vezes)

Offline Artur

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manutenção clio III motor D4F
« em: 28 de Outubro de 2009, 22:37 pm »
VALORES DE MANUTENÇÃO: DESCRIÇÃO
 
Ferramenta especial indispensável
 
Grampo para introdução de êmbolos nos estribos de travões.
Fre. 1190-01
Maleta de chaves de velas 16 & 21 mm binário 1,75 & 28 N.m + adaptador quadrado 9-9,52 para chave Ele. 1086
Ele. 1382
Chave para extracção do filtro de óleo, diâmetro de 66 mm.
Mot. 1330
Chave de velas de 14 mm.
Ele. 1382-01
Chave (quadrada de 8 mm) para mudança de óleo de motor.
Mot. 1018
 

1. RECAPITULATIVO DE MANUTENÇÃO DO MOTOR

 
Nota:

(*) Qualidade e viscosidade do óleo do motor aplicáveis exclusivamente nos seguintes países:

Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Suíça, Croácia, Israel.

Atenção: para os veículos a circular em países que não constem da lista anterior, consultar a Nota Técnica 6013A (consultar Óleo de motor: Características) .




 
ÓLEO



Qualidade do óleo do motor (*)

RN0700

Viscosidade do óleo (*) em função da temperatura exterior

t > -20 ˚C 10W40

t > -25 ˚C 5W30 ou 5W40

t > -30 ˚C 0W30 ou 0W40

Capacidade do óleo do motor com substituição do filtro de óleo

4 litros

TAMPA DE ESVAZIAMENTO


Ferramenta

Chave (quadrada de 8 mm) para mudança de óleo de motor. (Mot. 1018)

Binário de aperto

20 N.m

FILTRO DE ÓLEO


Ferramenta

Chave para extracção do filtro de óleo, diâmetro de 66 mm. (Mot. 1330)

Binário de aperto

3/4 de volta manualmente após contacto

VELAS



Ferramenta

Maleta de chaves de velas 16 & 21 mm binário 1,75 & 28 N.m + adaptador quadrado 9-9,52 para chave Ele. 1086 (Ele. 1382) e QUADRADO ARRASTO 3/8". Chave de velas de 14 mm. (Ele. 1382-01)

Binário de aperto

28 N.m

Afastamento dos eléctrodos

0,8 a 1 mm

LÍQUIDO DE REFRIGERAÇÃO


Qualidade do líquido de refrigeração

GLACEOL RX tipo D

Capacidade do circuito de refrigeração

5 litros

 
2. RECAPITULATIVO DE MANUTENÇÃO DO CHASSIS

 
RODAS

Binário de aperto

105 N.m

 

ASRESP

 
Líquido de travões

Qualidade do líquido de travões

DOT 4, ISO CLASSE 6, Norma RENAULT: 03-50-006

 
SSESP

 
Líquido de travões

Qualidade do líquido de travões

DOT 4, ISO CLASSE 6, Norma RENAULT: 03-50-006

DOT 4, ISO CLASSE 4, Norma RENAULT: 03-50-005

 
TRAVÕES DIANTEIROS
 
Ferramentas

Ferramenta

Grampo para introdução de êmbolos nos estribos de travões. (Fre. 1190-01)

Binário de aperto



Parafusos dos discos dianteiros

15 N.m

Parafusos das guias dianteiras

32 N.m

Parafusos do suporte do estribo dianteiro

105 N.m

Medições



Diâmetro dos discos dianteiros

260 mm

Espessura mínima dos discos de travão dianteiros

19,8 mm

Espessura mínima das pastilhas de travão dianteiras

8 mm

 

Para veículos equipados com travões traseiros de tambor

TRAVÕES TRASEIROS
 
Binário de aperto

Porca dos tambores traseiros

175 N.m

Medições



Diâmetro dos tambores traseiros

203,2 mm

Diâmetro máximo dos tambores traseiros

204,4 mm

Espessura mínima das guarnições traseiras

2,4 mm

 

Para veículos equipados com travões traseiros de disco

TRAVÕES TRASEIROS
 
Ferramentas

Ferramenta

Grampo para introdução de êmbolos nos estribos de travões. (Fre. 1190-01)

Binário de aperto



Porca dos discos traseiros

175 N.m

Parafusos das guias traseiras

32 N.m

Parafusos do suporte do estribo traseiro

105 N.m

Medições



Diâmetro dos discos traseiros

240 mm

Espessura mínima dos discos de travão traseiros

7 mm

Espessura mínima das pastilhas de travão traseiras

7,5 mm

MRC

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Re: manutenção clio III motor D4F
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2009, 00:31 am »
Epa, oh Artur, só tenho uma coisa a dizer por isto...Menos de 6 estrelas é pouco!   :cheesy: :cool:

Só tenho uma duvidazita, que se refere a isto:

VALORES DE MANUTENÇÃO: DESCRIÇÃO
 
Ferramenta especial indispensável
(...)
Maleta de chaves de velas 16 & 21 mm binário 1,75 & 28 N.m + adaptador quadrado 9-9,52 para chave
Ele. 1086

Mot. 1330
Chave de velas de 14 mm.

VELAS

Ferramenta

Maleta de chaves de velas 16 & 21 mm binário 1,75 & 28 N.m + adaptador quadrado 9-9,52 para chave Ele. 1086 (Ele. 1382) e QUADRADO ARRASTO 3/8". Chave de velas de 14 mm. (Ele. 1382-01)

Consegues explicar-me melhor o que se trata essa maleta de chaves. Se conguires uma foto da dita ferramenta completa é mais eu ver/saber do que se trata...   :tongue:

Offline Artur

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Re: manutenção clio III motor D4F
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2009, 00:40 am »
eh pah , até te ajudava ..... se soubesse lololol

isto é retirado de notas tecnicas , com alguns valores a que ninguem por norma liga nenhuma ( binarios de aperto ) e copiei as notas tecnicas e postei aqui ...

mas vou tentar descobrir o que é e se conseguir , aviso te  :wink:

pena estes valores existirem em nota tecnica só de 2005 em diante , antes disso , é mais complicado lá chegar

mas julgo que a mecção a maleta de chaves de vela , será , digamos que , um caixa com um conjunto variado de adaptadores de chaves de velas
« Última modificação: 29 de Outubro de 2009, 00:42 am por Artur »

MRC

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Re: manutenção clio III motor D4F
« Responder #3 em: 29 de Outubro de 2009, 00:57 am »
Pois eu da minha curta sabedoria em termos de mecânica mais avançada, também interpretei isso, mas se qualquer maneira conseguires averiguar, melhor, e agradeço desde já.

Isso dos binários, por acaso apesar de até nas oficinas Renault não ligarem, tenho que ver se aquando da próxima revisão do Clio, a oficina que irei fazer a revisão tem pelo menos a de velas dinamométrica para medir a força de aperto.

Offline Artur

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Re: manutenção clio III motor D4F
« Responder #4 em: 29 de Outubro de 2009, 01:04 am »
há certas coisas que o aperto binario não é relevante para o funcionamento da viatura . eu pessoalmente , acho que tudo o que tenha a ver com perifericos de motor , não acho necessario aperto binario desde que , quem faça o trabalho , esteja habituado a faze lo e tem concerteza percepção do que está a fazer . agora a nivel de motor , isso deve mesmo levar os apertos binarios correctos , mas já vi fazer se tanta coisa ......

desde cabeças apertadas a olho binario , já para não falar em filtros de oleo de elemento , que quando dão o aperto ao plastico , apertam até estalar , carteres partidos/estalados por excesso de aperto de bujon , etc .....

MRC

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Re: manutenção clio III motor D4F
« Responder #5 em: 29 de Outubro de 2009, 01:31 am »
Sim, sei de alguns casos desse tipo do "aperta até 1/4 antes (ou depois) de partir", por causa de terem receio que fique mal apertado. Tanto em bicicletas como em motas e alguns desenrrascansos para os bólides do pessoal nunca tive nenhum problema desse tipo até porque até tenho boa sensibilidade para saber até onde ir no aperto.

Mas tratando-se do meu bólide, que tenciono estimá-lo enquanto cá estiver, se nada de mal acontecer, prefiro dar valor a certos preciosismos como este, do que correr o risco de a longo prazo ter problemas, fruto de alguns erros de manutenção, à custa da minha pouca experiência em certas coisas.

Assim sempre poupo uns valentes trocos em relação a ir à Renault e sempre tenho a minha confiança na qualidade do que realmente é feito na revisão. À Renault irá só para fazer um tratamento/correcção/actualização da centralina.