Autor Tópico: Tudo o que devemos saber sobre pneus  (Lida 43242 vezes)

Offline depx

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Tudo o que devemos saber sobre pneus
« em: 08 de Junho de 2010, 14:31 pm »
Boas,
Recebi um email com um powerpoint onde explicava tudo sobre pneus.
Como achei uma informação util fica aqui no forum para todos.


A maioría de nós conduzimos veículos diáriamente e quase nunca prestamos atenção a uma das partes mais vitais do veículo ou seja os pneus.

Lamentávelmente, muito poucos de nós mudamos este mau hábito a não ser quando já é demasiado tarde.




Sabia que os pneus possuem um prazo limite de quatro anos após sairem de fabrico e que num lado do pneu podes encontrar a data desse fabrico ?




É muito fácil averiguar qual é a data limite de um pneu. Se verificares num dos seus lados encontrarás um número de quatro digitos estampado que indica a semana e o ano em que foi fabricado, e o limite são exactamente quatro anos depois.



Este número indica que o pneu foi fabricado na sétima semana do ano de 2007, ou seja em Fevereiro de 2007, o que daria como limite de validade Fevereiro de 2011.




Se utilizar pneus caducados, é possível que estes rebentem e o resultado pode ser um acidente muito grave até mesmo fatal, seria um bom hábito inspeccionar os pneus regularmente para verificar se passaram a data limite.

Outro aspecto importante que se nos escapa muitas vezes é a pressão dos pneus. A maior parte dos postos de abastecimento calibram os pneus do seu carro a 28 PSI e se sai para a estrada, os pneus vão aquecer em andamento e a pressão voltará a subir. NÃO O PERMITA

Num dos lados do pneu, encontrará também a pressão máxima permitida para esse pneu em particular. Alguns pneus possuem uma pressão máxima de 32 PSI, outros estão desenhados para 44 PSI e alguns inclusivé para 50 PSI. Verifique os seus pneus para ver qual é a pressão máxima aconselhável. É habitual ter os pneus umas quantas libras abaixo da pressão máxima mas não muito.

MAX PRESS ACEITÁVEL

32 PSI --- 28 PSI

44 PSI --- 35 PSI

50 PSI --- 44 PSI







Há pneus diferentes desenhados para diferentes pressões, poder encontrar a pressão máxima para os pneus do seu carro num pequeno número cravado num dos lados do pneu. Nunca exceda essa pressão.

A pressão baixa aumenta a temperatura do pneu, fotos infravermelhas de pneus testados em alta velocidade, mostram que o calor produz grandes danos e aumenta com o baixar da pressão.




PERIGO!! O calor excessivo danifica os pneus

Outro ponto importante a considerar é a carga a que sujeitamos os nossos pneus, muitas vezes sobrecarregamos os nossos veículos sem dar muita atenção ao esforço que isto representa para os nossos pneus, exceder a capacidade máxima de carga sobre um pneu pode resultar numa falha do mesmo e poderá causar um acidente

A tabela mostra o índice de carga e a capacidade máxima de carga por pneu em quilogramas.




Índice de Carga 109 máxima capacidade de carga 1030 kg.



O limite de velocidade para o qual um pneu está desenhado está indicado por uma letra junto ao índice de carga, a tabela mostra os limites de velocidade em Kms/h




Muitos de nós compramos pneus no passado e, quando nos perguntam de que tamanho, simplesmente lemos as indicações do pneu velho e damo-las à pessoa da oficina mas, que significam estes números?



P 265 / 60 R 18

P - Pneu para veículo de passageiros

265 - Largura do pneu em milímetros

60 - Relação entre a altura e a largura do pneu 60% da largura neste caso

R - Pneu Radial

18 – Diametro interno em polegadas

RESISTÊNCIA Á TEMPERATURA


SIMBOLO Área
A Área quente
B Área normal
C Área fria



As letras indicam a resistência de um pneu ao calor. Estas classificam-se da mais alta à mais baixa como A, B ou C

TRACÇÃO

A tracção é a capacidade de um pneu para parar em pavimento molhado. Um pneu com maior graduação deveria permitir-te deter o teu veículo num piso molhado numa distância mais curta que um pneu de menor graduação. A tracção está classificada do mais alto ao mais baixo como “AA”,”A”, “B” e “C”

 

DESGASTE

Este número indica o ritmo ao qual o pneu se desgasta, quanto mais alta a graduação, mais tempo ele demora a desgastar-se. Por conseguinte, um pneu de grau 400 deveria durar o dobro do que duraria um de grau 200




Fonte do powerpoint: "Pride"
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Offline rodrigopt

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #1 em: 08 de Junho de 2010, 14:44 pm »
Artigo bastante interessante! :wink:

Desconhecia totalmente essa questão das datas de fabrico! :shocked:
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Offline Gonçalo

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #2 em: 08 de Junho de 2010, 15:06 pm »
Obrigado pela partilha, havia informações que desconhecia por completo  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Lipe

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #3 em: 13 de Junho de 2010, 02:34 am »
uma informação a ter em conta sempre!
Com pneus não se brinca!

Bom tópico depx

MRC

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #4 em: 13 de Junho de 2010, 02:39 am »
Muito útil! 

Obrigado pela partilha ! :wink:

Offline men_on_fire

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #5 em: 13 de Junho de 2010, 15:20 pm »
Ja começa as duvidas....eh eh eh eh

Os meus pneus frontais são da 5º semana (Fevereiro) de 2005 ( 0505 ), mas tem bastante piso e aparentam estar impecáveis, são Goodyear GT3.....mesmo assim é para trocar ou posso ainda usa-los pelo menos mais 2 anitos ou mais?
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Offline depx

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #6 em: 13 de Junho de 2010, 17:10 pm »
Pois isso é uma pergunta que todos fazemos...  :rolleyes:
Penso que ainda podes andar com eles, mas lembra-te que quando fores para a AE que os pneus já não são novos e por esse facto convém aliviar o pé do acelerador. :wink:
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Offline Black Phoenix

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #7 em: 13 de Junho de 2010, 17:31 pm »
Ja começa as duvidas....eh eh eh eh

Os meus pneus frontais são da 5º semana (Fevereiro) de 2005 ( 0505 ), mas tem bastante piso e aparentam estar impecáveis, são Goodyear GT3.....mesmo assim é para trocar ou posso ainda usa-los pelo menos mais 2 anitos ou mais?

Epa, isso da data maxima enfim... Fisicamente o Pneu tem rasgos nos tacoes de borracha do piso? A borracha esta macia ao toque e "facilmente" deformavel com a mao ou gretada? Tens ainda 2 vezes o piso minimo recomendado nos pneus? Se sim siga...

Offline tulicreme

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #8 em: 13 de Junho de 2010, 23:09 pm »
Em relação à pressão dos pneus, é verdade que as casas de pneus, por regra aplicam a mesma pressão em todos os pneus, mas duvido que coloquem em todos 28psi (~2.7bar!)

Quanto à pressão que está no pneu, é isso mesmo, é a pressão máxima que o pneu aguenta, que não tem nada a ver com a pressão recomendada para o carro!

Na questão das pressões, esse pps tem umas incongruências...

Ja começa as duvidas....eh eh eh eh

Os meus pneus frontais são da 5º semana (Fevereiro) de 2005 ( 0505 ), mas tem bastante piso e aparentam estar impecáveis, são Goodyear GT3.....mesmo assim é para trocar ou posso ainda usa-los pelo menos mais 2 anitos ou mais?

Epa, isso da data maxima enfim... Fisicamente o Pneu tem rasgos nos tacoes de borracha do piso? A borracha esta macia ao toque e "facilmente" deformavel com a mao ou gretada? Tens ainda 2 vezes o piso minimo recomendado nos pneus? Se sim siga...

Tenho um Opel Astra com uns pneus de 2001, com 50% do piso, sem gretas nem com borracha ressequida. Não me deram problemas nenhum e continuam a agarrar bem.

Offline Rui

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #9 em: 13 de Junho de 2010, 23:21 pm »
Em relação à pressão dos pneus, é verdade que as casas de pneus, por regra aplicam a mesma pressão em todos os pneus, mas duvido que coloquem em todos 28psi (~2.7bar!)


Apenas uma correcção, 28 psi equivalem a aproximadamente 1,93 bar.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline tulicreme

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #10 em: 13 de Junho de 2010, 23:48 pm »
Em relação à pressão dos pneus, é verdade que as casas de pneus, por regra aplicam a mesma pressão em todos os pneus, mas duvido que coloquem em todos 28psi (~2.7bar!)


Apenas uma correcção, 28 psi equivalem a aproximadamente 1,93 bar.

Certíssimo, foi erro meu. Estava a pensar em psi e escrevi em bar...vou dormir! :tongue:

As casas de pneus, regra geral e se não souberem a pressão correcta, aplicam 32psi(2.2bar) à frente e 30(2.0bar) atrás
« Última modificação: 13 de Junho de 2010, 23:50 pm por tulicreme »

Offline depx

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #11 em: 14 de Junho de 2010, 09:08 am »
Eu reparei nessas incongruências na parte das pressões mas não queria estar a alterar o que vinha escrito no powerpoint e por isso deixei ficar.
É logico que tudo isto é relativo, visto que a forma de conduzir e os cuidados que se têm com os pneus conta muito.
A grande vantagem de conhecer algumas destas informações é quando vamos comprar pneus nas grandes promoções dos hipermercados e afins.
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Offline rpfc

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #12 em: 14 de Junho de 2010, 10:18 am »
nice post.. :)

Offline men_on_fire

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #13 em: 14 de Junho de 2010, 16:43 pm »
Pois, os pneus estão impec's, então ainda posso andar com os mesmos....agora os de trás é para trocar já....pois tive a ver e ainda por ter bastante rasto, estão moles e com alguns rasgos....logo, não arrisco....obrigado Black Phoenix

Quanto á pressão, a recomendada é 2.1 bar ( frontais ) e 2.3 bar ( traseiros ) [pressão máxima] agora nos pneus marcam 44psi ( 3.0 bar ) a questão é, como óbvio não vou andar com 3.0 bar, contudo os 2.1 \ 2.3 que ando está incorrecto?
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Offline depx

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Re: Tudo o que devemos saber sobre pneus
« Responder #14 em: 14 de Junho de 2010, 16:52 pm »
O meu carro (clio 3 fase 2) é 2.2 frente e 2.0 atrás. Em AE penso que passa para 2.3 frente e 2.1 atrás (salvo erro).
Tenta confirmar no livro do carro ou na porta do condutor (pelo menos no meu tem um autocolante com as pressões).
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