Boas,
Recebi um email com um powerpoint onde explicava tudo sobre pneus.
Como achei uma informação util fica aqui no forum para todos.
A maioría de nós conduzimos veículos diáriamente e quase nunca prestamos atenção a uma das partes mais vitais do veículo ou seja os pneus.
Lamentávelmente, muito poucos de nós mudamos este mau hábito a não ser quando já é demasiado tarde.
Sabia que os pneus possuem um prazo limite de quatro anos após sairem de fabrico e que num lado do pneu podes encontrar a data desse fabrico ?
É muito fácil averiguar qual é a data limite de um pneu. Se verificares num dos seus lados encontrarás um número de quatro digitos estampado que indica a semana e o ano em que foi fabricado, e o limite são exactamente quatro anos depois.
Este número indica que o pneu foi fabricado na sétima semana do ano de 2007, ou seja em Fevereiro de 2007, o que daria como limite de validade Fevereiro de 2011.
Se utilizar pneus caducados, é possível que estes rebentem e o resultado pode ser um acidente muito grave até mesmo fatal, seria um bom hábito inspeccionar os pneus regularmente para verificar se passaram a data limite.
Outro aspecto importante que se nos escapa muitas vezes é a pressão dos pneus. A maior parte dos postos de abastecimento calibram os pneus do seu carro a 28 PSI e se sai para a estrada, os pneus vão aquecer em andamento e a pressão voltará a subir. NÃO O PERMITA
Num dos lados do pneu, encontrará também a pressão máxima permitida para esse pneu em particular. Alguns pneus possuem uma pressão máxima de 32 PSI, outros estão desenhados para 44 PSI e alguns inclusivé para 50 PSI. Verifique os seus pneus para ver qual é a pressão máxima aconselhável. É habitual ter os pneus umas quantas libras abaixo da pressão máxima mas não muito.
MAX PRESS ACEITÁVEL
32 PSI --- 28 PSI
44 PSI --- 35 PSI
50 PSI --- 44 PSI
Há pneus diferentes desenhados para diferentes pressões, poder encontrar a pressão máxima para os pneus do seu carro num pequeno número cravado num dos lados do pneu. Nunca exceda essa pressão.
A pressão baixa aumenta a temperatura do pneu, fotos infravermelhas de pneus testados em alta velocidade, mostram que o calor produz grandes danos e aumenta com o baixar da pressão.
PERIGO!! O calor excessivo danifica os pneus
Outro ponto importante a considerar é a carga a que sujeitamos os nossos pneus, muitas vezes sobrecarregamos os nossos veículos sem dar muita atenção ao esforço que isto representa para os nossos pneus, exceder a capacidade máxima de carga sobre um pneu pode resultar numa falha do mesmo e poderá causar um acidente
A tabela mostra o índice de carga e a capacidade máxima de carga por pneu em quilogramas.
Índice de Carga 109 máxima capacidade de carga 1030 kg.
O limite de velocidade para o qual um pneu está desenhado está indicado por uma letra junto ao índice de carga, a tabela mostra os limites de velocidade em Kms/h
Muitos de nós compramos pneus no passado e, quando nos perguntam de que tamanho, simplesmente lemos as indicações do pneu velho e damo-las à pessoa da oficina mas, que significam estes números?
P 265 / 60 R 18
P - Pneu para veículo de passageiros
265 - Largura do pneu em milímetros
60 - Relação entre a altura e a largura do pneu 60% da largura neste caso
R - Pneu Radial
18 – Diametro interno em polegadas
RESISTÊNCIA Á TEMPERATURA
SIMBOLO Área
A Área quente
B Área normal
C Área fria
As letras indicam a resistência de um pneu ao calor. Estas classificam-se da mais alta à mais baixa como A, B ou C
TRACÇÃO
A tracção é a capacidade de um pneu para parar em pavimento molhado. Um pneu com maior graduação deveria permitir-te deter o teu veículo num piso molhado numa distância mais curta que um pneu de menor graduação. A tracção está classificada do mais alto ao mais baixo como “AA”,”A”, “B” e “C”
DESGASTE
Este número indica o ritmo ao qual o pneu se desgasta, quanto mais alta a graduação, mais tempo ele demora a desgastar-se. Por conseguinte, um pneu de grau 400 deveria durar o dobro do que duraria um de grau 200
Fonte do powerpoint: "Pride"