Tive a oportunidade de fazer 3 test-drives com o Clio IV 0.9 Tce...
Um, já tinha marcado e sinceramente foi o que menos gostei, o vendedor "prendeu" um pouco o teste, etc. Mas sempre deu para se ver dentro de Cidade. O Teste foi dividido a meio do percurso com a gclio o que reduziu imenso a experiência.
Depois deste teste tão "seco" lembrei-me mas é de ir a um sitio onde a simpatia e disponibilidade "reina" e fui à Auto-Cambota onde fui atendido pelo Pai do Artur e prontamente disponibilizou-se para irmos dar uma volta. Logo aqui mudou o tipo de teste, uma frase que ficou marcada foi: As pessoas para perceberem o que é um carro têm de andar com ele um bocado, não é dar a volta ao quarteirão.
Assim foi, uma volta por Odivelas, Povoa de St Adrião, Cril, etc. Deu para experimentar os vários andamentos com 3 pessoas e AC ligado. Foi bastante engraçado. No fim, repetiu-se a mesma volta com a gclio. Médias aqui: 5.2 com AC ligado e 3 Pessoas (sem preocupação).
No entanto sábado tinha-me ligado um vendedor que me pediu para passar no stand pois tinha algo para ver... Quando lá cheguei pediu-me a carta, deu-me o cartão do Carro e pediu-me a assinatura do termo e disse... Pode ir andar a vontade com ele, demore o que quiser e ande o que quiser.
Aqui deu para espremer o carro, o 0.9TCe é um motor surpreendente, tanto pela insonorização como desempenho, claro não se compara ao 1.2TCe mas mesmo assim é bastante bom! Notei faltas de potencia em determinadas situações, mas cada vez que sentia isso lembrava-me, isto não é um carro de corrida ou um RS, é um carro normal! Mas com a forma que ele curva, a precisão e estabilidade a comparar com o resto dos Clios, pedia que puxasse por ele. Estradas com curvas e mais curvas, não se negava aos meus comandos. O ESP não é como uns carritos que andei, era accionado por tudo e por nada, o que mostra que a estabilidade e aderência estão de facto muito bem conseguidas.
Primeiro quis ver o conforto, depois ver como ele se portava e então começar a "abusar" um pouco, ver os limites e também tentar ultrapassar um pouco os limites. O ESP foi-me indicado que não será possÃvel desligar nestes modelos. Já o botão ECO (opcional) faz bem a sua função cortando a resposta do motor e para isso baixando os consumos.
Média: 8.6l aos 100 a puxar bastante pelo carro.
Fiquei surpreendido com o carro, nota-se uma clara evolução na condução mas fiquei com mais ansiedade para a chegada do 1.2TCe 120cv que virá apenas com caixa EDC e também pela chegada do Clio RS que será algo fantástico.
Bem, em relação a outra parte do carro. Lembrei-me de reparar no tal pormenor que o delfim disse da mala e é verdade... Muito mal parido, no Clio III não escorrega lol. Ali não há saliência nenhuma.
O carro é mais acanhado que o III, um pouco pela perda de altura, ajustei o banco da frente a mim, sentei-me atrás e é mais apertado que o III, mas a posição de condução é muito melhor.
Gosto do aspecto geral do interior, excepto quando leva o tablier a vermelho, fica horrÃvel para mim! Já o tablier com aquela abertura por cima do porta luvas :s
O porta-luvas ficou mais reduzido... Os plásticos passaram a ser praticamente plástico rÃgido excepto uma pequena parte do tablier. O quadrante é como se têm dito... é feio!
Cá fora, nota-se as poupanças também, ausência de borracha ou friso entre para-brisas e chapa lateral, borrachas muito mal montadas nas portas junto aos vidros (e não era apenas num carro), etc.
A questão de o energy ter ficado com o puxador na mão, é algo "normal" daquele carro. Aquela peça não vem totalmente fixa como as de chapa dos Clios III, no caso da Auto-Cambota o pai do Artur referiu-me terem colocado algo a fixar aquilo para não voltar a acontecer.
As variantes dos Modelos são mais despidas de equipamento, para tentar igualar o meu Dynamic S é necessário comprar o Luxe.