Já fiz o test drive ao Clio IV 0.9 e tenho coisas boas e más a apontar.
- A estética exterior está irrepreensÃvel, a meu ver é o Clio de primeira fase que saiu mais elegante e sem carecer logo à partida de alguns arranjos/alterações, das 4 gerações.
- O design do interior está interessante, gosto da consola central "cravada à pressão", completamente descontinuada do tablier.
- Relativamente ao motor 0.9TCE, achei-o bastante vivaço, a caixa curta e menor peso também ajudam. Parece que a nÃvel de consumos também saÃu poupado!
- Finalmente, parece que vai ser possÃvel trocar novamente lâmpadas sem desmanchar a frente do carro, boa!
- A amplitude da regulação em altura dos bancos é enorme e o facto do volante já ser regulável em profundidade em todos os Clio, ajudam a optimizar a posição de condução.
- A direcção pareceu-me um pouco mais pesada que a do ClioIII que tenho, mas não sei se não se deve às rodas mais largas.
- O barulho da suspensão, quando se pisam buracos ou outras irregularidades pareceu-me mais filtrado.
- O amortecedor no capot dá muito jeito.
- Acho que a escova do vidro traseiro se vai tornar uma mod vulgar nos ClioIII, porque está com muita pinta.
- Os bancos frontais pareceram-me mais confortáveis que na geração anterior.
Pontos negativos:
- Empobrecimento na generalidade dos materiais do interior.
Há mais plásticos duros e estes são de pior qualidade que os do ClioIII, o acabamento dos plásticos também não é de muito boa qualidade, quer ao nÃvel da textura, como ao nÃvel das arestas, onde vi rebarbas e descontinuidades.
Outros pormenores como o fole do manÃpulo da caixa de velocidades que já nem sequer em napa a imitar pele é, foi substituÃdo por uma espécie de borracha, ao estilo de carros um pouco mais pobres.
- Não gostei das inserções de plástico pintado nos volantes forrados a napa e a sua fixação pareceu-me pouco firme.
- Embora tenha gostado da continuidade das linhas do tablier para as forras das portas, achei o design geral das mesmas pobre, os materiais também me pareceram de mau acabamento e qualidade inferior ao ClioIII. Também não gostei do facto das forras das portas serem algo estreitas.
Posto isto, não consigo dizer que adorei o ClioIV. Tenho pena que, para o disponibilizarem a um preço competitivo, tenham baixado o padrão de qualidade de alguns pontos, mas no computo geral fiquei bastante agradado e expectante por ver do futuro 1.2TCE será capaz.