e tendo em conta os consumos do 0.9tce, só para quem faça mesmo muitos km é que talvez compense o dci
Hmmm... Esses motores são uma desgraça autêntica cá na Madeira... Os Ford Ecoboost 1.0 com cento e tal cavalos e o 0.9 TwinAir não vendem cá. Razão? Nas inclinações que temos por cá pura e simplesmente morrem obrigando a usar a caixa muitas vezes e porque o esforço que se dá a esses motores aumenta o consumo, fazendo-os consumir muito mais que os carros a gasóleo como o 1.5 dci.
Já vi carros com estes dois motores a não conseguirem lidar com os trajectos normais da Madeira.
Há dias, fiquei bastante impressionado pela negativa com um Lancia Ypsilon equipado com um twinair. Era carro de test-drive, porque tinha publicidade nas portas laterais. A primeira coisa que ouvi e achei estranho foi o barulho... É horrÃvel. Nunca ouvi algo tão horrÃvel em toda a minha vida, nem mesmo quando eu canto (o que é raro e ainda bem). É simplesmente horroroso.
Mas se fosse apenas isso...
Quando venho do Funchal para casa, passo por uma inclinação bastante acentuada (tão acentuada que até para quem a desce, leva com sinal de perigo) para chegar à via rápida. Ora, não é que encontro aquilo? Com o Clio que uso, subo aquela inclinação em terceira, a 45 km/h, sem qualquer problema. Nem preciso de carregar mais no acelerador...
Ora, quem vinha a conduzir aquela coisa, quis ultrapassar-me... Tentou fazê-lo em terceira... Não acelerei, mantive a velocidade. Ouvi aquilo morrer... Meteu segunda... O ruÃdo que fazia parecia que iria saltar do carro para fora... Então, resolvi baixar a velocidade mesmo em terceira para 40 km/h. E lá o homenzinho conseguiu ultrapassar-me a muito custo... E sempre a fazer aquele ruÃdo horroroso. E conseguia ouvir o motor a funcionar a altas rotações.
Aqui na Madeira, esses motores não valem a pena. Saem muito mais caros. Em consumo e na condução. Não têm hipótese nos trajectos de cá e irritam quem os conduz. O esforço que lhes é exigido, retira-lhes qualquer vantagem anunciada no consumo, por serem motores pequenos.
No continente, se calhar já é diferente... Sempre chãozinho, é normal que compense... Mas cá na Madeira, é para esquecer.
E não acho que o 0.9 Tce da Renault seja diferente...