Pessoal, desculpem, mas tenho de partilhar isto convosco...
Lógica da Norauto (muito resumidamente, que foram uns 10 minutos de troca de lógicas):
Hoje fui à Norauto, porque precisava de comprar pneus novos para o carro:
Eu - "Boa tarde, queria 4 pneus XPTO de medida 195/50/15 para o meu carro..."
Funcionário: "Sim sim, preciso do seu livrete. A medida que pede está averbada no livrete?"
Eu: "Não, a medida averbada no livrete é 185/55/15, no entanto sempre usei a medida 195/50, e passa na inspecção, podendo manter estes pneumáticos segundo indicações dos mesmos"
Funcionário: "Pois, mas não tá no livrete não posso instalar esse pneus."
Eu: "Mas... é uma medida que sempre usei, tem passado LEGALMENTE ao longo dos anos na inspecção, portanto..."
Funcionário: "Pois mas não posso instalar esses pneus sem tar averbado no livrete. Se o senhor apanhar uma operação stop pode ser multado por isso!"
Eu: "Se eu for multado por usar medidas de pneus que não constam no livrete, é uma responsabilidade minha, não da Norauto!"
Funcionário: "Pois mas não posso."
Eu: "Pronto, não pode, não pode... já agora só a tÃtulo de curiosidade... se eu trouxesse as jantes à mão, fora do carro, já podia por os pneus?"
Funcionário: "Ah, dessa forma sim sim, podia, metia os pneus nas jantes, e colocava as jantes no seu carro, e calibrava os pneus no seu carro!"
Eu: "Desculpe?! Não me instala os pneus no carro devido à medida ser diferente do que vem averbado no livrete, mas se trouxer as jantes à mão, já pode coloca-las no carro e calibrar? Qual é a lógica disso?"
Funcionário: "É porque é diferente..."
Eu: "Desculpe mas isso não tem qualquer lógica!"
Funcionário: "Tem porque o senhor trazendo-me as jantes à mão, fora do carro, já não necessito de obedecer ao livrete!"
Eu: "No entanto vai instalar pneumáticos com medidas fora do livrete no meu carro, e ainda por cima vai calibrar!"
Funcionário: "Pois, mas é diferente..."
Eu: "Sim senhor, dê-me cá os 4 pneus que vou instala-los a outro lado. Obrigado!"
Isto são as lógicas à Portugal!
Para finalizar, o resultado do carro com os pneus novos (Michellin Pilot Sport 3) e com as novas jantes Momo Corse: