Mas porque que tu queres mudar as colunas? De que é que sentes falta (graves, médios, agudos)? As colunas não são más. A fonte é que pode ser melhor.
O primeiro passo é a fonte, depois é que partes para as colunas.
Se vais colocar umas colunas aftermarket, não penses que vai ser com colunas de 60-80€ ligadas ao teu rádio de origem que o som vai ficar melhor. Pelo contrário vais piorar. Isto são concelhos que te estou a dar para não deitares dinheiro fora. Não leves a mal.
Já te disse, se queres melhorar, primeiro investe numa fonte à maneira e não penses que "à maneira" são aqueles rádios dos chineses 2 din que agora estão muito na moda. Um rádio à maneira pode ser 2 din, mas existem fontes de 1 din muito, muito boas. Pesquisa um pouco.
Escolhe logo de uma marca de primeira linha (Alpine, Pioneer...), por causa dos adaptadores para os comandos no volante e visor separado caso tenha e queiras um dia colocar a funcionar.
Se não quiseres mexer na fonte/rádio e mesmo assim queres melhorar o som, opta pelo JBL MS8 ou pelo amp/processador da Mosconi (acho que tambem existe um da Helix mas tens que ver o que se adequa m€lhor a ti), que já têm entradas de alto nivel e podes ligar directamente as saidas do rádio, ao processador e daà às colunas. Vais ver essas colunas a passar para outro nivel logo de imediato. Por vezes aparecem esses processadores no OLX a muito bom preço e quase novos (o pessoal vende os carros e ficam com o material).
Passa por um instalador em condições para ele te dar umas ideias e preços (por vezes uns trabalhos nas portas fazem milagres e parece que colocas-te um sub, outras vezes o simples passar do tweeter do tablier, para o pilar A com a orientação estudada e julgas que ficas-te com um sistema XPTO carissimo
).
Isto do som, é uma ciência um pouco confusa e complexa. Por isso é que existem instaladores especializados em sound quality. Não julgues que é só apertar umas colunas com 4 parafusos à quartela e está a andar.
Faz uma pequena experiência para veres que isto é um pouco mais profundo.
Ouve durante uns minutos um CD com uma determinada faixa no lugar do condutor (parece-te que o som sai das colunas ao mesmo tempo...). Depois desliga o som e passa para o lugar do morto e volta a colocar a mesma faixa com o mesmo volume. Repara nas diferenças que tens neste momento (o som já não é o mesmo, pois não?).
Esses ajustes estão no teu rádio de origem e foram estudados especialmente para esse carro (distancias que o som tem que percorrer de cada coluna até chegar aos ouvidos do condutor para darem atraso no som na casa dos mili segundos em determinadas colunas para o som chegar ao condutor ao mesmo tempo).
Mas eu só estou a mostrar-te a ponta do iceberg, existe muita coisa a dominar (sou um pequeno curioso nesta área
).
Desculpa lá o português e espero estar-te a ajudar.
Abraços!