Injector no FAP só os 1.5 e 1.6 dCi. Sistema sem ele nos 1.9 e 2.0 dCi. O Artur ainda há algum tempo teve que forçar a regeneração na Laguna II.
X deixa lá os burocratas da treta com os seus cus sentados nos gabinetes de CE. Normas anti poluição, que se goste ou não, vão ser cada vez mais restritivas e a tua conversa soa muito a Jeremy Clarkson (o antigo é que era bom).
A confusão sobre o FAP é uma versão actualizada do que aconteceu há 20 anos atrás, quando os construtores começaram a ser obrigados a montar catalizadores.
A EGR apareceu pelos mesmos motivos (reduzir poluição)
Quanto ás particulas, a OMS já provou que são cancerigenas, ou não ouviste falar disso?
De qualquer forma, esta discussão pode continuar noutro tópico. Não vamos encher o DB do pjrcampos com trocas de argumentos sobre o FAP. Já existe um tópico onde se fala do assunto.
Se há dispositivos que reduzam esta poluição devem ser utilizados, e lá por darem problemas por má utilização, não é razão para se porem a retirálos. Pois ter um carro, não é só por combustÃvel e andar, há que saber utilizálo. Se para o fap funcionar correctamente de x em x tempo é necessário dar umas "gazádas" com ele, é dar. Se de x em x tempo é necessário fazer uma regeneração forçada, é fazela.Agora retirar um dispositivo anti-poluição só porque dá trabalho mantelo em bom funcionamento, é que acho uma parvoice.Quem fala no fap, fala nos catalizadores, que a malta tira, só para dar mais uns pseudo-cavalos, ou para não entupir por causa da bufarada preta que fazem. Porque para fazer fumo, já temos os autocarros da carris e similares que fazem fumo que chegue e sobre.