Autor Tópico: prós e contras do FAP - discussão e argumentação  (Lida 28574 vezes)

Offline Sls a GPL

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #15 em: 13 de Outubro de 2014, 11:40 am »
A serio? Então se o fap para funcionar como deve de ser tem que se utilizar o carro de uma certa forma e isso faz parte da boa manutenção do carro.
Se compras um carro que foi feito para ser um papa km e depois só andas com ele para ir ao café e vir, a utilização que lhe dás não é a correcta, para isso compravas um carro que estivesse adaptado às tuas necessidades.

Quando se escolhe um carro, tem que se ter em conta muita coisa, principalmente as características do mesmo vs a utilização que se lhe dá.
Comprar um diesel para fazer 20km por dia é uma escolha errada, comprar um carro a gasolina para fazer 200km por dia é uma escolha errada.
As pessoas escolhem carros que foram feitos para andar bastantes km por dia e depois só fazem meia dúzia e depois queixam-se que dão problemas.

Offline Dom

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #16 em: 13 de Outubro de 2014, 12:08 pm »
Estás a falar das pessoas que fazem cidade ou que andam pouco tipo o Rui (e não é que ainda não teve problemas?) :laugh:
O problema é que também tens pessoas que andam bastante e fora da cidade com problemas no FAP.

Offline Pedrob

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #17 em: 13 de Outubro de 2014, 12:27 pm »
Ó rodinhas é fácil falar, quando te vez parado a beira duma estrada secundária sem iluminação se calhar a história já era outra.  Comigo era igual se tivesse carro com FAP, ao primeiro problema saltava logo fora.
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Offline Sls a GPL

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #18 em: 13 de Outubro de 2014, 12:31 pm »
E fazem uma boa utilização do veiculo face Às condições de utilização e bom funcionamento do fap?

É a mesma coisa que comprares um telemóvel todo xpto com uma bateria ainda mais xpto e que dura uma vida (face a uma utilização com determinadas regras) e depois utilizas o telemóvel de qualquer maneira, carregas a bateria de qualquer maneira e feitio (sem cumprir as regras de bom funcionamento e manutenção das características da bateria) e depois queres que ela dure uma vida e não fique viciada?

Eu não sei como é que o rui conduz, nem os outros conduzem, mas o bom funcionamento do fap  requer regras e cuidados, que se calhar os outros não tem e o rui tem.

É como tudo, uns tem sorte e tudo funciona sempre bem, apesar de nem serem cuidadosos e outros tem azar, e por muito cuidado que tenham tudo avaria.

Se o motor traz o fap e o catalisador, é para andar com eles, se para o bom funcionamento destes, é preciso ter certas mariquices, é telas. Se não as querem ter, optassem por um motor que não os tenham de origem.

E não fiques admirado que daqui a pouco tempo , seja imposto aos diesel a utilização do adblue, mais uma vez para reduzir a poluição do diesel. 

Enganas-te, pedrob, eu já tive carros a diesel e a gasolina, e mesmo a fazer quase 40 mil km por ano prefiro de longe o carro a gasolina, apesar de inesperadamente as bobines irem à vida sem dar aviso prévio, e não é por isso que ando com o coração nas mãos, nem as vou tirar só porque dão problemas.
Acima de tudo a que saber utilizar bem o carro que temos, se há um componente que dá chatices só temos é que ter mais cuidado e fazer os possíveis para minimizar os problemas desse componente, sem comprometer nós e as outras pessoas do mundo.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2014, 12:37 pm por rodinhas »

Xmarine

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #19 em: 13 de Outubro de 2014, 19:55 pm »
Carros com FAP não dão para fazer isto:



Nem isto:



Por isso são uma m****!


E este é o melhor argumento que existe contra essa treta do FAp!
« Última modificação: 13 de Outubro de 2014, 20:55 pm por rodinhas »

Offline Pedrob

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #20 em: 13 de Outubro de 2014, 21:29 pm »
É a mesma coisa que comprares um telemóvel todo xpto com uma bateria ainda mais xpto e que dura uma vida (face a uma utilização com determinadas regras) e depois utilizas o telemóvel de qualquer maneira, carregas a bateria de qualquer maneira e feitio (sem cumprir as regras de bom funcionamento e manutenção das características da bateria) e depois queres que ela dure uma vida e não fique viciada?

Exemplo não muito bom. Um telemovel como qualquer outra coisa é para usar, se queres carregar varias vezes ao dia ele tem de aguentar a bomboca, não é por causa disso que a bateria vai deixar de funcionar de um momento para o outro... outra coisa é mau uso!!! mau uso entende-se em partir o telemovel / o display / as tampas.. deixar cair dentro de agua etc!
Exemplo ainda melhor ...  :laugh: :laugh: andares com uma gaja toda boa e não "usar" muito para não estragar  :laugh:

Eu não sei como é que o rui conduz, nem os outros conduzem, mas o bom funcionamento do fap  requer regras e cuidados, que se calhar os outros não tem e o rui tem.

É como tudo, uns tem sorte e tudo funciona sempre bem, apesar de nem serem cuidadosos e outros tem azar, e por muito cuidado que tenham tudo avaria.

Se o motor traz o fap e o catalisador, é para andar com eles, se para o bom funcionamento destes, é preciso ter certas mariquices, é telas.

E não fiques admirado que daqui a pouco tempo , seja imposto aos diesel a utilização do adblue, mais uma vez para reduzir a poluição do diesel. 

Há muita gente que não tem problemas com o FAP, talvez devido aos trajetos utilizados ou por sorte. Agora imaginando eu para ter o FAP em ordem ter que fazer X kms por dia a X velocidade, nao poder fazer muito para-arranca..ter o oleo do motor completamente fod*** ou qualquer coisa do genero, é impensavel! Um carro é para me servir a mim e não o contrario.

Enganas-te, pedrob, eu já tive carros a diesel e a gasolina, e mesmo a fazer quase 40 mil km por ano prefiro de longe o carro a gasolina, apesar de inesperadamente as bobines irem à vida sem dar aviso prévio, e não é por isso que ando com o coração nas mãos, nem as vou tirar só porque dão problemas.

Engano-me em quê? Não percebi a tua argumentação. Alem disso o exemplo não é muito bom, eu já tive problemas de injectores no meu carro e não os tirei  :laugh: :laugh:

Se não as querem ter, optassem por um motor que não os tenham de origem.

Tal e qual, mas há muita gente que não percebe "nada" de carros e só depois de dar problemas é que sabem que ele está lá
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Offline MaNeL

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #21 em: 13 de Outubro de 2014, 22:16 pm »
eu até gostava de ouvir um vendedor na grande lisboa/porto a desaconselhar a comprar um carro deles a gasóleo porque não presta para o cliente :laugh: o mal mesmo é que o tuga também só vê carros a gasóleo à frente...

Offline Rui

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #22 em: 13 de Outubro de 2014, 22:27 pm »
Vamos lá clarificar umas quantas coisas sobre o FAP do 1.5 dCi.

Ao contrário de muitos, a decisão de comprar um carro novo no ano de 2010, foi bastante ponderada.
Já há algum tempo que estava virado para o Megane III Sport Tourer, mas de imediato fiquei de pé atrás pois os diesel vinham todos com o "famoso" FAP. Na altura já tinha conhecimento (seja pela net em fóruns, conversas com pessoal que lida com carros e ainda com alguns proprietários)  de problemas com os sistemas usados nos HDi do grupo PSA (mesma treta na Ford) e os tão famosos Mazda. Estes então são do melhor, pois até o nível de óleo sobe no carter devido a contaminação com o diesel. O Xmarine ou Agoiro já mencionou estes detalhes.
Agora há que saber como é que a contaminação do óleo ocorre. Resulta de regenerações interrompidas e o diesel que não é queimado, acaba por escorrer da câmara de combustão para o carter, contaminando assim o óleo, com todos os inconvenientes que isso pode provocar.

No 1.5 dCi isto não acontece pois não há qualquer pós-injecção. Em vez do diesel ser injectado á bruta para a câmara de combustão (com consequências descritas acima), esse trabalho é feito pelo 5º injector, que injecta directamente para o FAP, fazendo assim a incineração das particulas retidas no filtro. Óbviamente que para ser iniciada a regeneração, devem estar reunidas algumas condições, nomeadamente relativas a temperaturas do motor e do próprio FAP. Face a isto, nestes motores o argumento da contaminação do óleo cai logo por terra, portanto é 1 problema a menos.
O sistema da Renault faz ainda micro-regenerações, logo não deixa em condições normais o FAP chegar ao ponto de ter que fazer uma regeneração digamos que completa, e a necessitar de ir dar uma volta extra com o carro.

Agora os cuidados que o Rui tem com o FAP.
ZERO, quero é que ele se fo**. Se está lá tem que fazer a função dele e tal como já referi, se avariar meto um novo e ponto final.
E só para verem que o sistema não é o "bicho papão" que querem fazer dele, as minhas deslocações diárias casa-trabalho-casa, são cerca de 10 km em ambiente urbano, tendo pelo meio alguma estrada, mas sempre a ritmo baixo, pois para além de semáforos existem várias rotundas. Saio de Alverca, passo depois em frente á fábrica de águas de Vialonga e depois vou até a um parque industrial próximo do MARL. Como podem ver é um caminho de merd*, sempre com muito trânsito (ás horas que lá passo), que não permite grandes velocidades e que por vezes no inverno quando chego ao destino, o motor ainda não está quente. Resumindo, a utilização típica para ter problemas no FAP, ou talvez não.
Tenho um colega que tem um Mazda 6, faz percusos idênticos aos meus, com o bónus de que ao fim de semana vai para a "casa do campo", logo vai andar a ritmo mais elevado durante 50 km e nem assim  se livra de uma regeneração forçada a cada 6 a 8 meses, mais a troca de óleo posterior. Eu ao contrário, muitas vezes ao fim de semana o carro fica parado.
Portanto, segundo o que já vi escrito por aqui, o meu carro a esta altura já devia ter o FAP nas lonas, já devia ter forçado alguma regeneração, mas no entanto continua lá e imaginem só, até funciona.

Mas como de costume, opta-se pelas generalizações sem que haja real conhecimento do funcionamento do sistema. Nos 1.5 dCi não há contaminações de óleo com diesel. O carro não fica a mandar um fumo parvo durante a regeneração e o unico sinal exterior que a regeneração está em curso, é apenas o ventax do radiador estar ligado sem razão aparente (AC off e temperatura do motor normal). Tudo o resto é treta e conversa de café.

A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #23 em: 13 de Outubro de 2014, 23:05 pm »
Pedrob e dom, quando vocês dizem "Um carro é para me servir a mim e não o contrario." tem que se lembrar que tem que ter um carro adequado para as vossas necessidades.
Voces não levam uma giratória para a praia para brincar Às construções na areia, nem um mini buldozer telecomandado à distancia de brincar para a construção de uma autoestrada, pois não? Cada coisa tem que estar adequada à sua função.

Alem disso, como acontece a muito boa gente, não sabem a diferença entre um motor a gasolina e um diesel, as suas principais características, cuidados a ter, condições de utilização,  etc.
Os motores diesel , por serem motores térmicos, necessitam de mais cuidados que os motores de explosão devido às dilatações e contracções a que o material está sujeito. Os motores diesel estão vocacionados para o trabalho intensivo e não para a utilização que muita gente lhes dá.
Se o motor diesel não aquecer/ arrefecer convenientemente acaba por ter problemas, por isso é que quem tem carros com fap e egr, e só faz cidade com poucos km percorridos, velocidades baixas, etc, que não dá o uso necessário para o bom funcionamento do motor diesel tem mais problemas que um carro a gasolina na mesma situação.
É verdade que o carro é para servir as tuas necessidades, mas para isso tens que ter um carro com as características adequadas Às tuas necessidades.

Como o português  gosta de imitar o vizinho, compram diesel só porque o vizinho comprou, sem saberem se o carro é adequado ou não para as suas necessidades.
Depois o mercado é perverso, ao impingir o diesel, como se fosse a melhor coisa que há à face da terra, prejudicando quem compra, pois acaba por comprar um veiculo desadequado Às suas necessidades, e que lhe vai constantemente ao bolso devido à desadequada utilização.
Por exemplo:
Para um percurso diário de 40 km dividido em duas viagens uma de manha e outra de tarde em percurso misto cidade e estrada nacional ,(representando o quotidiano de grande parte da população em geral) o mais adequado seria o que?
Um carro diesel ou um a gasolina?


Offline luisnogueira

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #24 em: 13 de Outubro de 2014, 23:06 pm »
Eu como o meu Megane não tem FAP nem me vou preocupar muito com ela(podes bater-me Rui)  :laugh:  :laugh: :laugh:

Mas pelas histórias que tenho ouvido, se tivesse de comprar carro neste momento com o famoso FAP, possivelmente seria um 1.5 ou 1.6 Renault, pois dos PSA já ouvi historias mirabolantes semelhantes à que o Rui contou sobre o tal Mazda.

Tenho um exemplo de um carro com FAP em casa, a maria tem um Suzuki Swift 1.3 DDiS já com FAP que eu até pensava que ainda não tivesse FAP, mas descobri há pouco tempo que aquilo já tem FAP incluido no equipamento de série  :laugh: O que é certo é que até hoje nunca deu problemas, com 4 anos e cerca de 80000kms e ela não é nada de dar gás no carro, até mesmo em AE o andamento normal anda nos 100km\h 110Km\h, passando de vez em quando dos 120Km\h. Basta dizer que o consumo médio do carro dela anda nos 4,3l/100km. Portanto condução teoricamente favorável a dar problemas com o FAP.

Desconheço qual o sistema que a Suzuki tem montado nestes motores, que presumo que seja idêntico aos da Opel, mas que também desconheço. Já agora se alguém souber se é uma coisa mais parecida aos 1.5 da Renault ou algo mais parecido aos PSA, que diga ;)

Offline Rui

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #25 em: 13 de Outubro de 2014, 23:10 pm »
Eu como o meu Megane não tem FAP nem me vou preocupar muito com ela(podes bater-me Rui)  :laugh:  :laugh: :laugh:


vou bater mesmo... :laugh:

é um filtro e não uma filtra.
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Offline Pedrob

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #26 em: 13 de Outubro de 2014, 23:35 pm »
Rui, eu quando falei em contaminação de óleo falei no geral visto que o tópico fala em FAP no geral e não específico Renault.

Rodinhas...... Bla Bla Bla Bla, falas muito mas acertas pouco.
Então um diesel é mais vocacionado para trabalho intensivo? Ah ahahah muito bom a sério! Sendo assim vou já vender o meu, é um desperdício estar a usá-lo pra ir pro trabalho e passear ao fim de semana ahahahah


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Offline aacc

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #27 em: 13 de Outubro de 2014, 23:47 pm »
""Eu compreendo isso tudo, mas se existe questão á qual sou bastante sensível, é justamente a da poluição.
E sim, tenho um carro que possui o tão famigerado FAP e se der problemas, pura e simplesmente troco por um novo e tenho o carro a andar de novo.
É uma opção como outra qualquer...""

Por momentos cheguei a pensar que trocava por novo... O carro.

Offline SepulRise

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Re: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #28 em: 13 de Outubro de 2014, 23:59 pm »
Desconheço qual o sistema que a Suzuki tem montado nestes motores, que presumo que seja idêntico aos da Opel, mas que também desconheço. Já agora se alguém souber se é uma coisa mais parecida aos 1.5 da Renault ou algo mais parecido aos PSA, que diga ;)

Eu presumo que o sistema da suzuki seja igual ao usado pela Fiat, isto porque a opel alterou a parte electrónico e não só nos 1.3...

Mas tenho a mesma duvida :-)

Sent from Hell :-)

Offline Rui

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #29 em: 14 de Outubro de 2014, 09:04 am »
Rui, eu quando falei em contaminação de óleo falei no geral visto que o tópico fala em FAP no geral e não específico Renault.

Certo, mas a questão inicial deste tópico e que originou toda a discussão em torno do FAP, prende-se com o motor 1.5 dCi FAP.
Aliás, isto começou no tópico do Laguna III do user pjrcampos, tendo sido posteriormente feita a divisão dos tópicos, pois era escusado estar com uma discussão destas no DB dele.

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