Autor Tópico: prós e contras do FAP - discussão e argumentação  (Lida 28575 vezes)

Offline pjrcampos

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #30 em: 14 de Outubro de 2014, 12:17 pm »
Boas,
Pelo que já li por aqui, concluo que agora temos todos de ser uns grandes experts em mecanica antes de comprar um carro, para saber exactamente o que precisamos. Pois lamento desiludir muitos dos que aqui deixaram a sua opinião. Há muita gente que nem sabe onde fica o motor! Quanto mais o que ele traz. Quanto mais de quantos em quantos km se tem de ir à autoestrada dar uma assapadela. E pior do que isso, durante quanto tempo, em que condições ideais, e exactamente como. É que esta assapadela deve ser feita durante x tempo, acima de uma determinada rotação, dentro de determinadas condições... E pior do que isso: mas quando é isto necessário, se o carro não me avisa que tenho de o fazer antes de parar na estrada? É que mesmo depois de sabermos perfeitamente como funciona o filtro, somos bestias, e sabemos que temos de ir à autoestrada fazer isto tudo. Mas esquecemo-nos de um factor: o carro, nessa assapadela necessária ao seu correcto funcionamento, pode simplesmente não fazer a regeneração. Se achar que não precisa (sim, porque ele sabe, mas nós não), não faz. E nós, conhecedores e dominadores da tecnologia, paramos o carro em casa, convictos de que ele regenerou, e afinal era mesmo aí que ele precisava de regenerar. E lá vamos nós, para mais duas ou tres semanas de cidade, tranquilos, até À proxima assapadela. So que como não estamos a usar o carro nas SUAS condições ideiais, ao fim de uma semana, lá ficamos nós na beira da estrada... E dou-vos um exemplo: Na semana seguinte à minha mulher ficar na berma da estrada, fiz mais uma viajem no meu clio IV 1.5 dci entre o Porto e a Covilhã. Mais ou menos 250 Km em autoestrada, a 140/150Kmh. Dirão os entendidos, ora aí está uma utilização para a qual foi feita o carro! Muito bem. Então não é que quando estaciono, me apercebo que está a fazer a regeneração? Tive de ficar 5 minutos à espera que a rotação baixasse e que o barulho do carro voltasse ao normal. Isto é um sistema mal desenvolvido. Essa é que é a questão! Devia gerar alertas antes de parar. Isso, por si so, resolvia montes de problemas.
Há quem escolha um carro a diesel, pensando nos anos que o pode ter, e quanto poderá poupar nesses anos em €. Então os vendedores e as marcas que nos digam na hora da compra que não podemos comprar, pois não se adequam. Q já que não dizem, pelo menos que nos dêem um curso intensivo de mecanica e FAPs na hora da entrega para, aí sim, se poder falar de má utilização. Quando nem os proprios mecanicos da marca sabem exactamente como funcionam estes sistemas, temos de ser nos a saber?
Epah, eu tenho uma amiga que nem as marcas de carros sabe. Para ela os carros são cores, e um Jaguar cinzento é igual a um Fiat uno cinzento, quanto mais o que é um FAP ou catalisador, ou o caraças...
Há uns anos atrás, as pessoas apenas tinham em conta um factor na hora de escolha entre diesel e gasolina: quanto tempo demorava a recuperar a diferença de investimento inicial, em função dos km feitos. E a questão morria aqui...
Eu sei o que é um FAP, qual o seu principio de funcionamento, que o carro o tinha quando comprei... Já disse por este forum que o 1.5dci não tinha o problema da contaminação do oleo porque o sistema era diferente... Não sou expert, mas vou sabendo algumas coisas. No entanto, num ano... Duas vezes de reboque...
E para quem também disse que se devia escolher, penso que hoje em dia não há carros a diesel sem fap. Por isso não se pode escolher.
Por fim, volto a dizer. Não o vou tirar por gosto. Dei-lhe uma "segunda oportunidade". Eu comprei um diesel porque faço km... Só que não tenho de os fazer todos de uma vez... Tenho periodos em que faço pouco, quase sempre em cidade, e depois, ao fim de um mês ou dois, posso fazer viajens de 600, 700, 800Km... Presumo, portanto, que a solução seria ter mais um carro, que foi o que me chegou a passar pela cabeça... Não me parece... Este sistema é util, mas é uma treta mal desenvolvida, e penso que se resume ao que me disseram "off the record" na Renault: será que querem que o sistema não falhe e que as pessoas saibam? Não, assim vêm cá fazer regenerações forçadas, e ganham dinheiro sem mexer uma palha...
Abraço a todos!

Offline Dom

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #31 em: 14 de Outubro de 2014, 12:23 pm »
Como já disse anteriormente, concordo com a implementação do FAP. Discordo sim com a forma como foi implementado que só traz problemas e menos dinheiro na carteira do cliente final.

Offline Rui

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #32 em: 14 de Outubro de 2014, 12:51 pm »
E dou-vos um exemplo: Na semana seguinte à minha mulher ficar na berma da estrada, fiz mais uma viajem no meu clio IV 1.5 dci entre o Porto e a Covilhã. Mais ou menos 250 Km em autoestrada, a 140/150Kmh. Dirão os entendidos, ora aí está uma utilização para a qual foi feita o carro! Muito bem. Então não é que quando estaciono, me apercebo que está a fazer a regeneração? Tive de ficar 5 minutos à espera que a rotação baixasse e que o barulho do carro voltasse ao normal.

Ora aí está uma coisa que não faço.
Se eu topar que o FAP está a regenerar e tenho que deixar o carro, desligo o motor e vou-me embora. Agora podem dizer que sou maluco e que estou fornicado que vão aparecer problemas. :laugh:
Por isso é que na nossa "troca de ideias" sobre o FAP do teu Laguna III, sempre duvidei de um problema nele mesmo.

De qualquer forma fica já aqui prometido, que da próxima vez que visitar o tasco auto de sua excelência Caçoilauto, vou pagar-lhe uma análise com a Clip ao FAP da minha sucata e depois mostro aqui o histórico.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #33 em: 14 de Outubro de 2014, 13:45 pm »
Rodinhas...... Bla Bla Bla Bla, falas muito mas acertas pouco.
Então um diesel é mais vocacionado para trabalho intensivo? Ah ahahah muito bom a sério! Sendo assim vou já vender o meu, é um desperdício estar a usá-lo pra ir pro trabalho e passear ao fim de semana ahahahah

Então os construtores são uns loucos  e constroem maquinas, camiões, geradores e até comboios a diesel, e não é pelo preço do combustível nem pelo consumo que fazem essa escolha. até há países que a gasolina é mais barata que o diesel e não usam maquinas a gasolina, com excepção dos estados unidos .


Offline pjrcampos

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #34 em: 14 de Outubro de 2014, 13:59 pm »
Ora aí está uma coisa que não faço.
Se eu topar que o FAP está a regenerar e tenho que deixar o carro, desligo o motor e vou-me embora. Agora podem dizer que sou maluco e que estou fornicado que vão aparecer problemas. :laugh:
Por isso é que na nossa "troca de ideias" sobre o FAP do teu Laguna III, sempre duvidei de um problema nele mesmo.

De qualquer forma fica já aqui prometido, que da próxima vez que visitar o tasco auto de sua excelência Caçoilauto, vou pagar-lhe uma análise com a Clip ao FAP da minha sucata e depois mostro aqui o histórico.
Não, Rui. O meu FAP nnão tem nenhum problema. Apenas não consegue concluir a regeneração, e pára. Aparentemente, ao fim de x regeneracoes falhadas, também dá avaria. Ao que sei, tem duas formas de dar avaria: ou por x tentativas falhadas, ou pelo sensor de pressão do próprio filtro. O que me disseram é que depois da regeneração forçada, o filtro ficou impecável. Foi precisamente por isso que disse que foi duas vezes de reboque por um problema que não era sequer avaria...:-) .
Sinceramente, antes que tenhas problemas, acho que devias prestar mais atenção a esses pormenores antes que tenhas chatices. E daí não, se calhar é como algumas mulheres: quanto melhor as tratamos, pior. Outros que as tratam mal, funciona melhor...:-) .
Abraço!

Offline Pedrob

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Re: Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #35 em: 14 de Outubro de 2014, 14:54 pm »
Então os construtores são uns loucos  e constroem maquinas, camiões, geradores e até comboios a diesel, e não é pelo preço do combustível nem pelo consumo que fazem essa escolha. até há países que a gasolina é mais barata que o diesel e não usam maquinas a gasolina, com excepção dos estados unidos .
Pois.  Tava a pensar agora em tirar o motor do meu carro e aplica-lo a um gerador pra quando faltar a luz
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 15:53 pm por Pedrob »
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Offline Caçoilauto

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #36 em: 14 de Outubro de 2014, 14:59 pm »
e não se esqueçam que o diesel provoca Ebola :laugh:

Offline Rui

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #37 em: 14 de Outubro de 2014, 15:20 pm »
Não, Rui. O meu FAP nnão tem nenhum problema. Apenas não consegue concluir a regeneração, e pára. Aparentemente, ao fim de x regeneracoes falhadas, também dá avaria. Ao que sei, tem duas formas de dar avaria: ou por x tentativas falhadas, ou pelo sensor de pressão do próprio filtro. O que me disseram é que depois da regeneração forçada, o filtro ficou impecável. Foi precisamente por isso que disse que foi duas vezes de reboque por um problema que não era sequer avaria...:-) .
Sinceramente, antes que tenhas problemas, acho que devias prestar mais atenção a esses pormenores antes que tenhas chatices. E daí não, se calhar é como algumas mulheres: quanto melhor as tratamos, pior. Outros que as tratam mal, funciona melhor...:-) .
Abraço!


Pois eu aplico a teoria do "que se fo**". :laugh:
Não é o carro que me vai "dizer" que tenho que mudar alguns comportamentos.
Se calhar a utilização que faço está no limite da fiabilidade do FAP, se calhar a utilização do teu Laguna III é ainda pior nos trajectos citadinos que no meu caso, se calhar o 1.5 dCi de 90 cv da minha sucata é mais permissivo nesse aspecto que o de 110cv. Há muitos "ses" no meio disto.
Não mudo a minha opinião sobre o assunto, mas também não vou entrar numa de cavaco silva, o tal que nunca se engana e raramente tem dúvidas.

Relativamente á manutenção do FAP, ainda existe outra coisa: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7513.msg241615#msg241615
Na revista Turbo de setembro passado, está um artigo onde é testado o produto em 3 carros diferentes, um deles um Laguna com o 1.9 dCi de 130cv (que não tem injector no FAP).

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Offline aacc

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #38 em: 14 de Outubro de 2014, 15:59 pm »
Sem ofensa para ninguém, mas em vez de FAPs, EGRs e outras invenções de caca,
que só servem para nos tirar do sério, porque é que os construtores não optam
por fraldas descartáveis, ficava mais barato 0:))

Offline Dom

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #39 em: 14 de Outubro de 2014, 16:06 pm »
Tens o AdBlue que é parecido visto que tens de reabastecer o depósito. Mijas lá para dentro e está feito xD

Offline aacc

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Offline MRC

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #41 em: 14 de Outubro de 2014, 18:33 pm »
Oh Agoiro, mas se achas tão bem a essa porcaria, porque não te candidatas ao escape de um "arrastão" desses, como bom defensor dessas ideias que és?  :laugh: :laugh:
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Offline aacc

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #42 em: 14 de Outubro de 2014, 18:52 pm »
Não estou a ver onde é que disse que achava bem essa porcaria??

Offline Rui

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #43 em: 14 de Outubro de 2014, 19:19 pm »
Tu és o aacc.
O Agoiro é outro user.
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Offline Pedrob

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Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #44 em: 14 de Outubro de 2014, 19:51 pm »
Um 1.4 gasolina a carburador tambem deve poluir bem  :grin:  :tongue: :tongue:
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