Autor Tópico: prós e contras do FAP - discussão e argumentação  (Lida 28572 vezes)

Xmarine

  • Visitante
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #45 em: 14 de Outubro de 2014, 19:57 pm »
Mas é mais divertido. E quando isso acontece... que sa f**** as andorinhas :D

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #46 em: 14 de Outubro de 2014, 20:14 pm »
Epah esse é meu :P  Já estava a ver que ninguém se chegava à frente com essa provocação...  :laugh:

E mesmo assim, por ser gasolina, polui muito menos que muitos diesel novos sem FAP e sem catalisador que por aí andam a mandar essas baforadas.

Carros de outro tempo poluiem mais, mas têm desconto, pois foram já assim criados e não alterados pelos donos para poluírem mais. Na altura a gasolina até tinha chumbo. Felizmente que os incompetentes dos jogos de interesses que estão lá sentados lá nos podios altos, como o Agoiro referiu algures, afinal não são assim tão incompetentes e puseram a saúde e o ambiente acima do dinheiro. É claro que em certos países do 3º mundo, os interesses de alguns ainda estão acima da saúde das pessoas e ainda se comecializa a infame gasolina com chumbo.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #47 em: 14 de Outubro de 2014, 23:53 pm »
só lamento que no meio de uma argumentação / discussão que até podia ser construtiva , aparecam sempre "uns" artistas para destabilizar e com piadolas que nada abonam a uma boa "discussão"
Felizmente ainda existem alguns users por este forum com boa capacidade de argumentação que rapidamente apagam a atenção que os artistas gostariam de ter .
Acrescentando só e apenas , sirva a carapuça a quem lhe apetecer coloca la



Agora , aproveito para lançar a minha opinião , a minha laguna II ( 2.0 dci 175cv ) , tem fap e nunca tinha dado problemas até ao momento que passou a fazer uma condução citadina . Por 2 vezes que tive já de fazer regeneração forçada , das 2 vezes fiz leitura dos erros e lá estava , 10 vezes que não conseguiu regenerar , acende a luz de injecção e passado uns dias , a luz do fap . Nunca ficou na estrada por isso . Portanto, pjrcampos ( julgo ser assim que não me apetece voltar atras e confirmar ) a minha avisa e nunca ficou na estrada . Supostamente , as condições ideias para regeneração forçada sem maquina de diagnostico , é motor a temperatura de 90 graus e durante uns 30 kms ( acho eu ) conduzir as 2,500rpms ou 3,000 rpms ( ha de ser parecido com isto ) De qualquer forma , agora opto por quando troco o oleo , faço logo uma regeneraçao forçada pois uma vez o oleo tinha apenas 3000 kms e são 7,5 lts lá pra dentro

no megane da empresa ( 1,5 dci 110cv ) , ainda nem dei por ter fap , mas 40 mil em 6 meses e a quantidade de viagens que faz , julgo ser suficiente

Em certo aspeto , como em tudo na vida , existe evolução . Tal como eletronica veio acrescentar problemas e avarias , veio trazer mais comodidade com os muitos acessorios que se podem ter num automovel hoje . E se para os nossos filhos ( pelo menos eu tenho 2 e penso assim ) poderem ter um mundo melhor , coisa que os nossos pais não se preocuparam ( dai os efeitos estufa , os buracos de ozono , a extrema poluição , etc etc etc ) tem que se instalar sistemas que podem penalizar os carros de alguma forma , que seja . Se calhar , se todos fizessemos uma utilização mais racional de tudo , as coisas seriam menos radicais . Mas como cada um é livre de fazer o que entender , alguem com poderes ( e ainda bem ) arranjou forma de todos se sacrificarem . E sim , o problema poluição automovel não é o unico causador da poluição mundial , mas é um dos . E basta pensar que há 30 anos tinhamos estações bem defenidas ( primavera , verão , outono , inverno ) e hoje o que temos ? Há 30 anos não havia metade dos cancros que há hoje , metade das doenças que há hoje , por ai fora .

Portanto , não só o fap , mas tudo o que possa de alguma beneficiar a saude dos meus filhos ( direta ou indiretamente ) sou a favor , mesmo que me custe no bolso .

E não , não sou dos verdes , não sou ecologista , mas tento cumprir com coisas basicas

Offline aacc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #48 em: 15 de Outubro de 2014, 10:08 am »
parece que não tem nada a haver, mas alguém sabe porque é que a  cidade de Los Angeles, não tem metro, apesar dos túneis lá estarem?

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #49 em: 15 de Outubro de 2014, 11:12 am »
Quanto muito, pode não ter nada a ver e não nada a haver.
Não faço a menor ideia de existirem tuneis e não andar por lá o metro. Risco sísmico da região?

Adiante, para complementar o post do Artur, é preciso ver que o Megane III, apesar  de no quadrante estar algures uma luz avisadora do FAP, ela está fora de serviço pelo menos nos 1.5 e 1.6 dCi. Quando tem montado o 2.0 dCi de 160 cv, não sei se estará funcional mas pressuponho que sim, pois neste caso o sistema é igual ao mencionado pelo Artur (2.0 dCi 175 cv).
No CB não existe nenhuma indicação de erro do FAP e não tenho neste momento qualquer certeza de que o "perigo de gripagem do motor" tenha mesmo efectivamente a ver com o FAP, pois a descrição no manual é: "Indica um sobreaquecimento do motor, uma deficiência do sistema de injecção ou da pressão de óleo do motor."

Deixo uma questão no ar, será que o problema do Laguna do pjrcampos não será uma falha no 5º injector?
Desde que existe o combustível low cost, é sempre o responsável pelas falhas de injectores, mesmo quando não é usado.
Agora aparece um erro no CB, é logo do FAP.
Digo isto porque em alguns tópicos por aqui e noutros fóruns, já vi ser atribuída responsabilidade ao FAP por "perigo de gripagem do motor", "mandar verificar a injecção", "mandar verificar o motor" e "mandar verificar antipoluição".
Parece um pouco a teoria do "bode respiratório"...
Mas isto sou eu, que tenho mau feitio...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #50 em: 15 de Outubro de 2014, 11:15 am »
Aacc : Se não tem nada a ver , para que divagar e nada acrescentar a discussão fap ?
Vamos falar também do ebola ?

Offline pjrcampos

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1120
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #51 em: 15 de Outubro de 2014, 16:35 pm »
No meu caso, a mensagem de "perigo gripagem motor" foi efectivamente provocada pelo filtro de particulas. Isto foi confirmado na Bosch da primeira vez, e na Renault da segunda. Não fui eu que fiz a ligação entre o erro e o fap.
E também não me parece que seja um problema do 5º injector. Por dois motivos: o primeiro, é que em teoria, se fosse, deveria acusar na máquina; e segundo, porque se fosse, não se conseguiriam fazer as regenerações forçadas. Essas foram concluidas com exito na oficina, pelo que, para mais estando ligado à maquina, deverá ter funcionado bem. Se fosse, seria ainda mais grave, pois a própria Renault não o conseguia descobrir...
Se o que o Artur disse é verdade, e o dele dá um pré-aviso, então andamos para trás, pois o meu não dá. Simplesmente pára...
Como disse antes, o meu clio da empresa também não deu problemas com o FAP, mas também ainda só tem 33000Km, e a utilização é quase sempre em autoestrada.
E sim, também me preocupo com as questões ambientais. Mas de nada me valeria fazer regenerações forçadas aquando das revisões. Fui de férias em Agosto, fazendo quase 1000km, quase sempre em autoestrada. Aí, quase de certeza terá regenerado o filtro. Mas um mês e pouco depois, com utilização exclusiva em cidade, lá deu erro... Na Renault questionei se o filtro não poderia estar com problemas. Garantiram que não. Que depois da regeneração, as leituras estavam absolutamente normais. E tenho de acreditar, pois com certeza teriam todo o gosto em vender um fap novo... Por isso, parece-me mesmo uma questão de feitio, e não de defeito.
Eu não estou a dizer para todos tirarmos agora os fap. Se não chateiam, há que deixá-los estar. Mas no meu caso puramente pessoal, com a utilização do carro que tenho, não dá. E volto a dizer que não é com gosto nem felicidade  que tomei esta decisão. Foi apenas à segunda vez. E volto a dizer, se fosse tivesse um simples aviso, até nem me importava de ligar o carro uma vez por ano à máquina para forçar uma regeneração, e pagar 60 ou 70€... Mas ficar na estrada é que não. Sobretudo quando pode ser a minha mulher, sozinha, em qualquer estrada, e em qualquer situação, por causa de uma "não avaria". Já basta todas as outras possiveis avarias que o podem provocar.
Abraço!

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #52 em: 15 de Outubro de 2014, 16:47 pm »
E essa luz de aviso estando presente, não se consegue activar com a Clip?

Offline ftomas

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 158
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #53 em: 17 de Outubro de 2014, 12:46 pm »
Algumas questões sobre a FAP...

 - Li em vários posts atrás que se pode ler na centralina os erros de tentativas de regeneração, etc - é possível ler isso com um simples ELM ou só mesmo com o CLIP? se der com o ELM que programa usam?

 - Os k9k têm todos o 5º injector? ou a partir de que ano? fisicamente onde é que ele está? (quando mudei o óleo dei uma olhadela para lá e não reparei onde....mas deitado debaixo do carro tb não é bom sítio)

 - Fartei-me de procurar e nada de especial encontrei.... alguém arranja algum material +/- técnico sobre a FAP do 1.5

- Eu ainda só fiz 3000 km na laguna 1.5 de 2012 (usada), mas nunca me apercebi de estar a fazer a regeneração

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #54 em: 20 de Outubro de 2014, 22:29 pm »
Algumas questões sobre a FAP...

O FAP. É um filtro e não uma filtra:

 - Li em vários posts atrás que se pode ler na centralina os erros de tentativas de regeneração, etc - é possível ler isso com um simples ELM ou só mesmo com o CLIP? se der com o ELM que programa usam?

Não sei se o ELM lê isso.

 - Os k9k têm todos o 5º injector? ou a partir de que ano? fisicamente onde é que ele está? (quando mudei o óleo dei uma olhadela para lá e não reparei onde....mas deitado debaixo do carro tb não é bom sítio)

Os k9k têm o 5º injector desde que apareceram as versões de 90 e 110 cv. Inicilamente em 2009 com o lançamento do Megane III Sport Tourer, masi tarde na Berlina e Coupé. Em 2011 generalizou-se na restante gama.

 - Fartei-me de procurar e nada de especial encontrei.... alguém arranja algum material +/- técnico sobre a FAP do 1.5

- Eu ainda só fiz 3000 km na laguna 1.5 de 2012 (usada), mas nunca me apercebi de estar a fazer a regeneração

Assunto abordado igualmente algures neste tópico: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9552.0


Respostas a azul. :wink:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline ftomas

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 158
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #55 em: 21 de Outubro de 2014, 20:39 pm »
Obrigado :cool:

Ela até pode ser um filtro... mas dizer A FAP em vez de O FAP soa muito melhor :evil:

eu tenho um ELM, mas confesso que ainda não perdi muito tempo com ele, basicamente liguei apenas com o android torque para ler erros e nada apareceu... estava a pensar em arranjar um CLIP (china version), mas não sei o que pode ou não fazer e ainda são carotes....

Quando tirar novamente a forra de baixo, tenho de ver melhor se vejo o tal injector.... mas como mudei o óleo há 1 mês e 1.500km ainda falta muito.

por último, obrigado pelo link, já o tinha visto, mas como inicialmente era sobre a 2.0.. acabei por não o ler todo, mas parte do que queria saber (experiência prática) está bem descrita numa parte de um "post" teu.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #56 em: 22 de Outubro de 2014, 10:02 am »
Boas.

A minha opiniao, é realmente ter um carro que nao tenha, turbo, FAP, MAF, Catalisador, volante de motor, embraiagem disco seco, etc etc.

Simplesmente 4 (ou 3) rodas com uns paneis solares por cima, mas...depois faltam-nos outras coisas. Um dia será assim...?

Cumprimentos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #57 em: 22 de Outubro de 2014, 10:09 am »
Compra um Prius ou um eléctrico xD

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: prós e contras do FAP - discussão e argumentação
« Responder #58 em: 22 de Outubro de 2014, 10:45 am »
Pois é Dom.
Há cerca de 2 meses andei com essa pancada. Desfazer-me da minha Laguna 2.0dci e comprar um Prius, mas depois de algumas noites sem dormir a pesar os prós e os contras, desisti. Era o problema das baterias, da visibilidade, do formato do carro, etc...
Continuo com a Laguna.

O ambiente lá terá que esperar...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv