Ora bem, aqui vai uma breve e simples explicação de como aceder ao corpo de admissão no 1.2 16v 75cv da Renault, aka D4F...
Nada mais fácil e apenas serão necessárias 1 chave de bocas de 7mm ou de fendas e uma lata de spray para limpar carburadores da Renault (de preferência)
Posto isto há que abrir "le capot-moteur"
Desapertar onde indicado a vermelho e puxar nos sentidos das setas para desencaixar
Depois temos que desencaixar o tubo de entrada de ar, indicado pela seta
Para isso, temos que premir na zona indica a amarelo (bem como no lado oposto/por baixo) e puxar no sentido da seta vermelha...
Depois para desfixar a caixa do filtro do motor é necessário apenas um pouco de força para cima
Não esquecer também do respirador da caixa...
E pronto cá está ela!
Acesso directo ao que nos interessa indicado pela seta...
Pôr o motor a trabalhar (Nota importante: Já previamente quente!)
Como hoje em dia já nada é a cabo de aço, pedir a alguém que acelere o carro enquanto fazemos a limpeza, para o motor não se desligar!
Não tenho fotos do antes, pois a limpeza já tinha sido feita, e sinceramente neste caso o corpo não estava muito sujo, derivado ao uso de bons óleos... Ficam as do depois!
E já que estava com as mãos na massa, para fazer o DIY, decidir pegar no spray de contactos e dar um pouco nas fichas dos sensores de temperatura e afins, para evitar maus contactos futuros...
E claro, verificar os nÃveis!
Para montar, é repetir o processo, mas mais fácil!
Espero ter ajudado aventureiros! eheh