Autor Tópico: Mudei a bateria e agora o GPS não funciona  (Lida 15870 vezes)

Offline Valarinho

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Clio
Mudei a bateria e agora o GPS não funciona
« em: 22 de Novembro de 2014, 15:13 pm »
Malta,

Mudei recentemente a bateria do meu Renault Clio de 2009 com sistema GPS integrado, e infelizmente, como estava de viagem a um Domingo, acabei por fazê-lo fora de um posto de reparação da Renault.
Acontece que depois de mudar a bateria o meu GPS nunca mais funcionou. O rádio funciona, mas como o ecrã do GPS tem bloqueada uma mensagem de erro, impede que veja qualquer informação relativa ao rádio, temperatura, horas, etc.
Apesar de a imagem de erro ser bastante sugestiva, o que parece sugerir não resulta. Já actualizei o sistema no meu computador e o cartão parece estar a funcionar correctamente. No entanto, no carro, nada se alterou.

Já fiz uma marcação na Renault mas fiquei revoltado com o valor que me pediram para reparação, para um problema que me parece demasiado simples.

Alguém tem sugestões que possa ajudar a resolver o problema?
Obrigado a todos.
Abraço

Offline Valarinho

• 1.0 SCe
  • *
Re: Mudei a bateria e agora o GPS não funciona
« Responder #1 em: 22 de Novembro de 2014, 15:16 pm »
Tentei colocar a imagem disponível, mas não percebi muito bem como isto funcionava!
Se alguém tiver interesse em ver o erro que aparece, podem ver a foto através do seguinte link:
https://www.dropbox.com/s/hui06ry92dlwzo2/2014-11-22%2014.19.53.jpg?dl=0

Obrigado

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #2 em: 22 de Novembro de 2014, 19:22 pm »
É impressão minha ou na foto o cartão não está colocado devidamente? Ele tem de ir mais para dentro ;)
Na renault o que te disseram que era?

Offline Valarinho

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 24 de Novembro de 2014, 12:15 pm »
Sim, é verdade que não está devidamente colocado.
Mas foi devidamente testado anteriormente......

Offline Valarinho

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 24 de Novembro de 2014, 14:28 pm »
Ah, na RenaultMinuto, não me souberam ajudar e vim-me obrigado a fazer uma marcação...que tem o fantástico custo de 52€/h!! O que para me arranjarem um GPS que não uso, me deixa radiante.
A minha aposta é que o leitor de cartões do carro pifou....E estou para ver o que vai sair daí.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #5 em: 24 de Novembro de 2014, 16:31 pm »
Também pode ser o cartão, já tentaste ligar para o serviço de apoio da tomtom?
Já tentaste desligar a bateria e deixar estar desligada por 2 min e depois voltar a ligar a mesma para ver o resultado?

Offline Valarinho

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 24 de Novembro de 2014, 19:21 pm »
O cartão parece funcionar. Testei-o no computador e parecia estar tudo normal (através do TomTom Home consegui fazer os updates gratuitos disponiveis).
Estou em contacto com a TomTom via email. A primeira solução que me enviaram já a tinha testado e não funcionou.
Estou à espera de uma 2ª opção.
Desligar e voltar a ligar a bateria também testei durante o fim de semana e não resultou.

Offline Valarinho

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 26 de Novembro de 2014, 18:53 pm »
Bom, já tenho um diagnóstico por parte da Renault: aparentemente, ao substituírem a bateria, devem ter provocado um curto circuito que queimou a central de localização que trata do GPS. Ao queimar, bloqueou naquela mensagem erro. Pensaram que ao mandarem o sistema totalmente abaixo e ao reiniciar que tudo voltaria ao normal. Pediram o respectivo software necessário para o fazer à Renault em França, mas não funcionou. Resultado, a única solução que têm é a colocação de uma nova central com o fantástico custo de 600€.
Maravilha, hein!!!

Como é evidente vou ter que arranjar maneira de resolver este problema sem pagar os 600€. Não faz qualquer sentido.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #8 em: 26 de Novembro de 2014, 19:07 pm »
Então e quem substituiu a bateria? Foste tu? foi outro alguém? E responsabilidades se realmente foi por parte de quem substituiu a bateria?

Offline Valarinho

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 26 de Novembro de 2014, 22:52 pm »
Sim, também já me questionei sobre o assunto.
O problema já está a assumir contornos caricatos, verdade seja dita. Uma conjunção de azares acaba por tornar o problema praticamente insolúvel de uma maneira fácil, isto é, que não exija via judicial.
O apuramento das responsabilidades não é assim tão fácil, até porque, foi-me transmitido pela Renault que é frequente a substituição de baterias dar origem a azares. E atenção, não foram eles que a substituíram...Foi um mecânico que encontrei junto ao local onde empanei, e era um mecânico normal, até de alguma dimensão, aberto ao Domingo.
Por mais que reclame, se não puser alguém em tribunal, não terei grandes resultados.

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #10 em: 26 de Novembro de 2014, 23:14 pm »
Sendo assim a culpa é defacto do mecânico que trocou a bateria, contudo duvido muito que ele assuma a culpa ainda por cima falando em valores na ordem dos 600€. Se não conseguires provas de que realmente a troca da bateria queimou a central então bem podes esquecer.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #11 em: 27 de Novembro de 2014, 00:14 am »
Não estou a ver como é que uma simples troca de bateria possa causar um problema desses.
Acredito mais que tenha sido provocado por teres a bateria demasiado fraca quando tentaste por o carro a trabalhar  do que durante a troca de bateria.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #12 em: 27 de Novembro de 2014, 08:56 am »
A não ser que na troca de bateria o positivo tenha tocado em algum ponto de massa e tenha feito faisca.
Já agora tentaste alguma vez ligares os cabos de bateria a outro carro?

Offline cdg

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
« Responder #13 em: 11 de Dezembro de 2014, 22:53 pm »
Tambem custa-me a crer que ao mudar a bateria tenha causado isso, até porque ao ligar a nova bateria, o rádio/gps permanece desligado até alguém lá ir ligar, na pior das hipóteses estiveram a desligar a bateria com o gps ligado?? se é que ainda havia energia para isso...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #14 em: 12 de Dezembro de 2014, 00:30 am »
Os componentes electrónicos sofrem mais com  picos de corrente, por exemplo, quando se usa um booster para por o carro a trabalhar, o se quando ligaram a bateria tinhas o carro ligado, radio e gps ligados, o que seria pouco provável, ou se colocaram a bateria na posição errada.

A não ser que na troca de bateria o positivo tenha tocado em algum ponto de massa e tenha feito faisca.
A uma situação deste género, como é lógico, a corrente percorre o trajecto mais curto e por isso não chega aos circuitos do gps, e por isso é pouco provável que seja a causa do problema.