GP AustráliaVitória de Lewis Hamilton Lewis Hamilton venceu o primeiro Grande Prémio do ano começando o Mundial de Fórmula 1 bem melhor que há um ano neste mesmo local. Segundo lugar de Nico Rosberg, que terminou a pouco mais de um segundo do piloto inglês, naquela que é a primeira dobradinha do ano para a Mercedes. Tal como se esperava, boa luta entre a Ferrari e a Williams, com Sebastian Vettel a alcançar em Albert Park o seu primeiro pódio com a Ferrari, ao ser terceiro a mais de trinta segunda de Hamilton. Felipe Massa terminou a quatro segundos do piloto da Ferrari, e grande quinto lugar de Felipe Nasr (Sauber), na sua estreia na F1. Depois da sua boa qualificação não foi com grande surpresa que Carlos Sainz se estreou na F1 com um nono lugar. Lewis Hamilton venceu com alguma facilidade do GP da Austrália, podendo mesmo considerar-se uma das vitórias mais fáceis da carreira do piloto inglês. Passou incólume a primeira curva na frente, não sofreu qualquer pressão de Nico Rosberg e foi controlando sempre a corrida. O piloto alemão da Mercedes ainda ensaiou uma pequena reação, mas depressa percebeu que não valia a pena. Felipe Nasr faz história O pódio ficou completo com Sebastian Vettel depois da Ferrari ter feito um trabalho melhor nas boxes que a Williams, o que colocou o alemão em boa posição para terminar no terceiro lugar, o que aconteceu. Felipe Massa bem tentou, mas Vettel não cometeu o mais pequeno dos erros e terminou com uma vantagem a rondar os quatro segundos. Felipe Nasr fez história na Fórmula 1 ao tornar-se no brasileiro que terminou melhor classificado na sua primeira corrida na F1. O piloto brasileiro soube segurar os ataques de Daniel Ricciardo, cruzou a meta em quinto, ficando aqui claramente provado que a unidade motriz da Ferrari nada tem a ver com a do ano passado, permitindo a um rookie suster atrás de si um potencial Campeão, equipado com uma unidade motriz da Renault. Recorde-se que a Sauber o ano passado não somou um único ponto... Na luta pelo terceiro lugar, Felipe Massa arrancou bem, na frente de Sebastian Vettel, enquanto Kimi Räikkönen se meteu na confusão, havendo mesmo um ligeiro toque com Vettel. Felipe Nasr e Pastor Maldonado, que vinham logo atrás, bem tentaram evitar o finlandês, Nasr conseguiu mas Pastor Maldonado ficou logo ali. Entrou o safety-car e Romain Grosjean foi à s boxes para já de lá não sair. Nasr suplantou Sainz no recomeço, Raikkonen tentava recuperar as posições perdidas, Vettel distava apenas 0.6s de Massa. Raikkonen foi à s boxes e os mecânicos da Ferrari tiveram dificuldades em colocar a roda traseira esquerda com o finlandês a cair para o fundo do pelotão, novamente. Massa foi à s boxes e quando regressou perdeu algum tempo atrás de Ricciardo. Vettel entrou pouco depois e regressou à pista na frente de Massa. Lá na frente, tudo normal, nada mudou depois das paragens. Pouco depois Max Verstappen desistiu com problemas na unidade motriz. Duplo azar para Raikkonen, que nas boxes voltou a ter problemas com uma roda, sendo que desta feita teve de abandonar no regresso à pista. Massa atacava Vettel, Hamilton fazia a volta mais rápida e tirava incentivo a Rosberg para reagir, mas nada mudou até final, com mais uma dobradinha da Mercedes. No fim da grelha, ou do top 10 se preferirem, Sergio Pérez terminou em décimo depois de ultrapassar Jenson Button. É verdade, um McLaren-Honda terminou em Melbourne, o que é um excelente sinal... Grelha com 15 monolugares A grelha do GP do GP da Austrália ficou diminuÃda logo antes da partida da corrida depois do anúncio da Williams que Valtteri Bottas não iria partir para a corrida em virtude de ter sido confirmando no hospital que o piloto sofrera um problema com uma vértebra durante a qualificação. Pouco antes do arranque da corrida, Kevin Magnussen e Daniil Kvyat não conseguiram fazer as suas voltas de reconhecimento devido a problemas com os seus monolugares, pelo que a corrida começou apenas com 15 pilotos em pista. O piloto da McLaren ficou de fora devido a um problema com a unidade motriz e Kvyat com a caixa de velocidades. A última vez que tão pouco carros tinham partido para um Grande Prémio foi em 1981, no GP de San Marino, em que apenas 14 monolugares arrancaram para a corrida. Pouco depois do arranque o plantel da F1 ficou ainda mais reduzido, com Pastor Maldonado a bater na primeira curva, enquanto Romain Grosjean teve um problema mecânico no seu Lotus E23 na primeira volta. Pelo caminho ficaram ainda Kimi Raikkonen e Max Verstappen, pelo que terminaram o GP apenas 11 pilotos, sendo que o único que não pontuou foi o McLAren-honda de Jenson Button, qu terminou a suas voltas do vencedor.