O sucesso do C4 Cactus da Citroen tem inspirado alguns construtores e a Renault não podia ficar a assobiar para o lado e por isso, de forma secreta e dentro das portas do Centro de Inovação da Renault em Paris, nasceu um protótipo, ainda desconhecido e que dificilmente sairá daquelas instalações.
O protótipo da Renault chama-se “Value Up†e foi pensado com a mesma abordagem de construção leve, eficiente e barato de produzir, exatamente a mesma ideia do C4 Cactus.
A plataforma é nova e servirá para base da futura gama de utilitários da Renault, tendo o modelo 3,8 metros de comprimento, ou seja, encaixando entre o Twingo e o Clio, na atual gama da casa francesa.
Protótipo, o Value Up utiliza materiais como o bambu para incrementar a rigidez mas reduzir o peso. E nesse particular, o Value Up tem apenas 830 kgs. Sabe-se, também, que o motor do Value Up é um bloco de três cilindros com 1.0 litro e que está pensado para emitir apenas 100 gr/km de CO2, existindo uma variante hÃbrida Plug-in a emitir apenas 45 gr/km.
O estilo do Value Up é pouco conhecido, mas sabe-se que foge aos cânones habituais da industria, com uma zona vidrada que se prolonga até muito abaixo daquilo que é normal e as portas traseiras com abertura antagónica para melhor acesso.
No interior, o bambu reina nos forros das portas, piso e base dos bancos, enquanto à frente e atrás, os bancos são corridos. Naturalmente que os revestimentos em bambu e o chassis dos bancos no mesmo material não vai surgir na produção e série, muito por culpa da filosofia de baixo custo de produção. Já o tablier está dominado por um ecrã sensÃvel ao toque que vai de um lado ao outro do carro!
Depois há mais dois ecrãs LCD em frente ao condutor e mais dois ecrãs com 76x17 cm. Os primeiros funcionam como painel de instrumentos para o condutor, os outros controlam o sistema de info entretenimento e o ar condicionado e outros elementos. Refira-se que a ligação com o exterior é total e que podem ser passados filmes ou fotos, através da ligação com um smartphone. O sistema é compatÃvel com Android e Apple. Os ecrãs possuem o mesmo tratamento utilizado pela Jaguar e Land Rover que permite que o passageiro veja tudo e o condutor... não.
A Renault, infelizmente, já avisou que o Value Up não vai sair dos muros da sala onde foi concebido no Centro de Inovação da Renault em Paris, pois serve, apenas, para desenvolver novos modelos e novas ideias, sendo muito improvável que a casa francesa o revele em salões ou sequer mostre imagens do modelo.
http://auto.sapo.pt/Novos/Noticias/Renault-trabalha-num-pequeno-citadino-6013.aspx