Autor Tópico: Os fóruns estão em decadência?  (Lida 8391 vezes)

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Os fóruns estão em decadência?
« em: 13 de Janeiro de 2015, 15:06 pm »
Por essa internet fora, existem vários exemplos de decadência e lento definhar de vários tascos deste tipo.
Verdade ou nem por isso?
O facebook e outras redes sociais são os culpados?

A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Rui Nunes

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Yeovil, UK
    • Flickr
  • Garagem : Renault Laguna 1.9 dTi RXE Volvo S80 2.4 D5
Re: Os fóruns estão em decadência?
« Responder #1 em: 13 de Janeiro de 2015, 15:19 pm »
Sendo co-administrador de um outro fórum (Transportes XXI), sim. O Facebook é cada vez mais o sítio onde fazer tudo (falar com pessoas, ver notícias, etc) o que facilita em termos de preguiça. Ao mesmo tempo, o Facebook permite a cada um ser administrador do seu espaço, enquanto que ao participar num fórum estamos sujeitos às regras de outros com as quais podemos ou não concordar.

Eu não gosto de páginas/grupos no facebook, são uma desorganização tremenda e facilmente qualquer coisa descamba numa discussão porque não é possível aplicar regras nem quase ninguém as quer seguir. Mas para muitos, essa é a noção de "democracia" e "liberdade", como tantas vezes já vi apregoada ao longo do tempo como administrador... Vai da consciência de cada um.

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2015, 15:21 pm »
Sim e não, eu falo por mim, gosto muito mais deste "tasco", devido à malta que o administra e os vários users que nele participam, do que os grupos que há no facebook. Se participo neles? Sim, mas do tempo que dispenso nestes foruns/grupos, grande parte do tempo é no fórum (neste), devido às razões que disse antes, e porque já tive situações em que foi a malta do fórum que me ajudou. Mas o facebook rouba muita gente dos fóruns, é uma realidade, julgo que devido ao leque de interações que nele há, desde a likes, partilhas, jogos, e tudo e mais alguma coisa.
O que é certo é que vejo uma menor interação dos users no fórum. :(
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2015, 15:29 pm por Silvestre »
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #3 em: 13 de Janeiro de 2015, 15:28 pm »
Tudo tem um fim, mas não creio que o dos bons fóruns esteja para próximo, pois enquanto haver duvidas nos mais diversos assuntos, os fóruns estarão sempre lá para nos ajudar.

Volta e meia vai um ao ar, ou porque não é grátis e quem o fez perdeu o gosto ou porque não tem users activos suficientes ou porque tem users egocêntricos que pouco ajudam e não partilham nada, etc.

O fim dos fóruns deveria ser pelo facto das pessoas passarem menos tempo à frente do pc e mais a se relacionarem pessoalmente e não pela porcaria das redes sociais.

Não sou cota, mas já tenho 25 e por isso, felizmente ainda vivi na geração "pc e telemovel free", onde quando se convivia muito mais com aqueles que estavam por perto. Café, bares, festas, praia, acampamentos, etc. Hoje chegamos ao ridículo de existir pessoas que falam por messenger e telemovel a amigos do outro lado da rua.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #4 em: 13 de Janeiro de 2015, 16:01 pm »
A minha opinião é a de que muita gente confunde um forum com uma rede social tipo Facebook... e não é bem a mesma coisa!
É provável que muitos foruns acabem, dado os custos e tempo necessários para os manter activos e organizados, enquanto que uma rede social "free" como o Facebook tem a vantagem de não se pagar nada e é uma espécie de "tudo ao molho e fé em Deus"!
Os foruns são algo mais "sério", normalmente são algo organizado com o intuito de promover algo e tudo o que envolva, enquanto que as redes sociais servem mais para ligar as pessoais consoante os seus gostos e preferências, mas não com o intuito de esclarecer dúvidas!
Fóruns como este penso que não acabarão, desde que se mantenham organizados e que acompanhem a evolução da marca Renault!

Também se falou que o Facebook iria acabar, tal como outras redes sociais, no entanto, elas ainda cá andam... tal como os fóruns!
Só um a parte: eu não uso Facebook nem qualquer outra rede social!

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #5 em: 13 de Janeiro de 2015, 16:04 pm »
Ao mesmo tempo, o Facebook permite a cada um ser administrador do seu espaço, enquanto que ao participar num fórum estamos sujeitos às regras de outros com as quais podemos ou não concordar.

Ora cá está um dos pontos que mais discórdia provoca. As tão famosas regras.
Eu tenho para mim um principio de que se alguém me abre a porta da sua casa, tenho que me comportar condignamente pois não estou na minha casa. Com um fórum é a mesma coisa, apesar de quase ninguém se dar ao trabalho de ler as regras.

Causa-me bastante estranheza alguém pedir ajuda num fórum e se a ou as respostas não são ao seu gosto, partir de imediato para situações de virgem ofendida, ou em contraponto para campeão à frente do pc, agredindo tudo e todos.

Que no Facebook é tudo "à Lagardére", já se sabe. Isto para não falar do espaço de comentários que existe nos sites de notícias, e pior ainda nos de futebol. Mas é como dizes, a noção que alguns têm de liberdade, deve andar um pouco desfocada.

O que é certo é que vejo uma menor interação dos users no fórum. :(

Mas porquê? A malta cansa-se disto? Envelhecem e ficam sem tempo?
Falando por mim, por vezes não tenho tempo para "estar" aqui, seja por questões pessoais ou profissionais.
Outras vezes não tenho mesmo pachorra para aturar a verborreia que "ataca" alguns tópicos.

Não sou cota (...)

Deixa-te de tretas. Tens um carro da tua idade, és cota e ponto final. :laugh:

Só um a parte: eu não uso Facebook nem qualquer outra rede social!

Pertences a uma "espécie" cada vez mais rara ou mesmo em vias de extinção. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #6 em: 13 de Janeiro de 2015, 16:43 pm »
Deixa-te de tretas. Tens um carro da tua idade, és cota e ponto final. :laugh:

Não sou cota, sou vintage! 8)

Os meus cotas felizmente, não têm Facebook ou outra treta ciber-social qualquer. Têm mais que fazer que perder tempo em nada. Já chega o tempo que queimam à frente do pc no trabalho.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #7 em: 13 de Janeiro de 2015, 16:54 pm »
Eu tenho praticamente 31 anos, não me considero cota, mas não tenho Facebook nem nada do género, simplesmente porque quem me conhece e quer falar comigo, liga-me ou vem ter comigo! Sem dúvida que as redes sociais ajudam a encontrar pessoas que já não vemos há muito tempo, mas ainda assim... não é algo que me faça falta!
Já em relação a fóruns, quando me registo sei que vou encontrar algo que me vai ajudar numa outra coisa, mas não tenho a necessidade de dizer minuto a minuto o que fiz, o que estou a fazer ou que irei fazer!

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #8 em: 13 de Janeiro de 2015, 17:26 pm »
Sendo o meu trabalho mais a nível de redes sociais e fóruns, acabo por perder a paciência de estar aqui e noutros fóruns nos meus tempos livres. Aí aproveito de outra forma.

E também falando por mim, acabas por ver certos comentários que te faz pensar... porque raio é que perco o meu tempo com algumas destas pessoas? (atenção, que não me refiro só ao Renaultpt)
Mas depois existem users em todos os fóruns (especialmente neste), que acabam por nos fazer ainda participar, mesmo que pouco.
De resto, fiz alguns amigos em fóruns (mais uma vez... especialmente neste) em que antes as interacções eram acima de tudo nos nossos tópicos, mas como falamos muito mais pessoalmente ou por tlf, isto também acaba por ficar um pouco de parte.

Depois, é a tal coisa, embora seja confuso e não tenha grande organização, a malta anda a adoptar mais as redes sociais (Facebook e Twitter) para colocar dúvidas, etc.
Aqui continuo a preferir fóruns.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #9 em: 13 de Janeiro de 2015, 19:06 pm »
O que eu acho que faz com que os fóruns comecem a perder interesse é porque grande parte do pessoal que acede aos fóruns, é tipo o pessoal que vai Às urgências, estão muito aflitos com um problema qualquer e depois de terem o problema resolvido nunca mais lá põe os pés.
Quem ajuda são sempre os mesmos, e com o passar dos tempos, os "mesmos do costume", acabam por se fartar, ou por outro motivo qualquer deixam de tratar dos fóruns. Como não entram pessoas novas com gosto de manter o fórum, estes acabam por morrer.
Alem disso nos fóruns, são as pessoas que tem que ir ver as coisas, enquanto que no facebook somos bombardeados com o que os outros fizeram, quer queira-mos quer não, o que faz com que facilmente uma coisa que tenhamos feito/perguntado chegue, mais depressa a muita gente.

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #10 em: 13 de Janeiro de 2015, 21:38 pm »
Eu tenho facebook mas... devo ser dos que menos o usam para expor a vida pessoal. Apenas tenho uma foto ahah e nunca escrevi na pagina principal... do tipo..agora fui a restaurante X com esta pessoa.. ou hoje estou chateado porque esta de chuva, ridiculo!!!!!
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #11 em: 13 de Janeiro de 2015, 22:34 pm »
já somos 2  :laugh: eu só uso o face para aproveitar descontos de marcas, divulgar as coisas do artur e ver das gajas  :laugh: :laugh:

Xmarine

• Visitante
« Responder #12 em: 13 de Janeiro de 2015, 22:59 pm »
E ver filmes com burros e cavalos também :laugh:

Ora... a minha opinião. Sim, é óbvio que os foruns estão em decadência.
Também por culpa do facetube...onde se colocam muitas dúvidas... e provavelmente as dúvidas mais estúpidas...Mas também porque também nos foruns ainda aparecem essas dúvidas... Do género..."ah e tal, o médio direito do meu carro apagou... será que fundiu?" E depois aparece sempre um ou outro que dá uma resposta ainda mais estupida....que diz "Vai ver os fusiveis e cablagem e as capas de biela e mete gasóleo da Galp que passa"

Obviamente que uma pessoa sai do trabalho, chega a casa só lê m****... fica sem interesse, ou então passa-se da cabeça e tem de mandar uns para o c****. E assim vão desistindo muitos que se calhar até tinham cabeça para escrever qualquer coisa de útil num forum restando apenas outros que só escrevem palha...Passa dias e dias em que nos 2 principais foruns que frequento, não vejo um DIY, um projecto a sério, uma dúvida técnica com pés e cabeça esclarecida e debatida por pessoas que sabem realmente do que falam....muito mas muito raro eu conseguir ler algo de novo, com interesse em que eu aprenda qualquer coisa...

Não é problema apenas deste, mas de quase todos os foruns. E não, não tenho nenhuma solução viável para tal.

O FB serve mais para os  picões mostrarem os tamanhos das suas pilas aka picansos, aparecerem os clio's dci com 150cv só com repro e demais coisas absolutamente mirabolantes que é raro (e ainda bem) ver em foruns minimamente civilizados.

Sou admin de um forum que também tem facebook associado ao forum. Facebook esse em que estão (supostamente) interditos os conteúdos técnicos e as compras e vendas.  Aliás, o perfil de Facebook nem foi a admin do forum que criou. Foi um engraçadinho que usou o nome do forum (que por acaso é uma marca registada) sem autorização para criar um espaço de olx no FB. Após diligências adoptamos esse perfil como oficial do forum...mas sem a parte "negativa".

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #13 em: 14 de Janeiro de 2015, 19:14 pm »
Em qualquer lugar quando os clientes são mal tratados, só aparecem uma vêz

Offline pjrcampos

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
« Responder #14 em: 14 de Janeiro de 2015, 19:27 pm »
Viva,
Bem, se o facebook substituir os fóruns, então estou literalmente tramado!!... Eu não tenho facebook, e até agora consegui manter a minha promessa de não ter. Se quero estar com amigos, vou ter com eles ou convido-os a minha casa. O facebook é um mundo estranho, no qual não quero entrar. E o mais engraçado é que até estou ligado à tecnologia e a minha principal ferramenta de trabalho é o computador.
São opções, e esta é a minha. E nunca senti falta dele.
Os fóruns são diferentes. SSãoum eespaço de partilha de informação e vivências,  e são tremendamente úteis.
Por favor, não deixem morrer este!... :-)
Abraço a todos!