Autor Tópico: Os fóruns estão em decadência?  (Lida 8392 vezes)

Xmarine

• Visitante
Re: Os fóruns estão em decadência?
« Responder #15 em: 14 de Janeiro de 2015, 19:35 pm »
Em qualquer lugar quando os clientes são mal tratados, só aparecem uma vêz

E ainda bem... normalmente os clientes quando agem de forma estupida, é normal que alguém possa eventualmente maltrata-los. E assim a loja fica livre dessa praga... depois há os que continuam a aparecer... e esses são os mazoquistas :laugh:

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #16 em: 14 de Janeiro de 2015, 21:03 pm »
um forum é uma maneira de comunicarmos com os outros e partilhar conhecimentos, bebermos a sabedoria dos outros, partilhar alegrias e tristezas, temos de saber estar e lidar com os outros como gostamos que lidem connosco
um facecoiso serve para expormos as nossas vidas e comentarmos as dos outros, atirar piadas para o ar e levar com tudo e mais alguma coisa
prefiro um forum a uma rede social

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #17 em: 14 de Janeiro de 2015, 23:10 pm »
Na pratica os foruns acabam por ser uma versão mais organizada de uma rede social, pois há espaço para tudo de forma organizada, enquanto que nas ditas redes sociais a organização é reduzida ou nenhuma.
Alem disso as pessoas preferem a anarquia ao ter que fazer parte de uma hierarquia.
Enquanto que no face e similares cada um faz o que quer, sem respeitar ninguém, independentemente de fazer coisas úteis, ou não, nos fóruns há que respeitar uma hierarquia e cumprir com as regras desse local.
As pessoas andam fartas de ter que cumprir regras e respeitar hierarquias na sua vida quotidiana, e vêm nas redes sociais o seu escape a isso, quando estão nas redes sociais são os donos do seu reino, acima de "qualquer lei", ou acima de qualquer pessoa.
Alem disso a informação "corre mais depressa" e chega a quem deve e a quem não deve, enquanto que os foruns, são sempre grupos normalmente fechados e com um numero de pessoas pequeno.
As pessoas também tem a necessidade de se sentirem "úteis", e hoje em dia essa utilidade traduz-se em "likes".
Enquanto que numa rede social qualquer coisa que façamos é logo retribuída com likes e comentários, nos foruns não há essa retribuição tão notória como acontece nas redes (ditas) sociais.

Offline battlenet

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #18 em: 14 de Janeiro de 2015, 23:43 pm »
Sim, os foruns tendem a morrer lentamente.

A razão tem a ver com as redes sociais porque é mais facil acesso fora de casa, devido aos smatphones/tablets e porque têm muitos comentários.
A negativa é mesmo a falta de organização dos conteudos e a rebaldaria.

Os foruns o acesso é mais em casa/trabalho e as pessoas querem logo respostas no instante o que torna-se complicado, apesar de ter um arquivo historico de quase todos os topicos o que é bom.

Xmarine

• Visitante
« Responder #19 em: 14 de Janeiro de 2015, 23:58 pm »
Há o Tapatalk que facilita e muito a navegação nos foruns com smartfocas e tabletes

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #20 em: 14 de Janeiro de 2015, 23:58 pm »
No meu ver, é uma situação de ambígua. Sim, existem fóruns que desaparecem com o tempo pelas mais variadas razões: falta de actividade, saída e/ou inactividade de membros, falta de fundos para que subsista, templates e códigos antiquados, falta de integração nas novas tecnologias, etc. Contudo os que mantém uma certa actividade e interacção entre membros, convívio fora do fórum, bom ambiente e integração com as novas tecnologias subsistem.
As pedras basilares são o código e a comunidade, mesmo fóruns mais restritos em conteúdos, criados para um nicho podem ter maior longevidade que um mais abrangente.

Como tantos outros membros, frequentei vários fóruns e todos eles existem passados mais de 7 anos com outros tantos de existência. Deixei de frequentar alguns por não ter - de momento - valor a acrescentar tanto de conhecimento como contribuição de actualizações para partilha, não faz sentido para mim continuar só porque sim (depende da comunidade e o que conhecemos da mesma) e de momento frequento 3 (renaultpt incluido) e um deles parece-se encaminhar para um final.
Um outro tem página de Facebo*ta mas é devidamente controlado onde se fazem notificações mais importantes mas sempre indicando que devem encaminharem-se para o fórum, a rede social serve somente para isso, o fórum é que importa.

Apesar disto, os fóruns irão continuar a existir, pois, como já foi mencionado, a informação encontra-se mais acessível e organizada. A fraca tentativa das redes sociais conseguirem o mesmo através do hashtag deu asneira pelo uso abusivo do mesmo (a tal falta de controlo/moderação/administração) e muita coisa que poderá ser interessante perde-se no vulgo chamado attention whores. Existe uma excepção, de jogos e tecnologia, à regra nisso mas é irrelevante para este caso pois rege-se por outras regras em prol dos utilizadores - interessados/curiosos podem perguntar por PM.

Portanto enquanto houver comunidade com vontade de se manter como tal, haverá um ponto de encontro que será o fórum.

Em jeito jucoso e satírico, existem fóruns bastante activos que é uma autêntica decadência, a comunidade é que faz o fórum. :laugh:

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #21 em: 15 de Janeiro de 2015, 21:46 pm »
É triste mas é um pouco da realidade, vejo tantos grupos no facebook que só prova isso. Tenho participado em alguns grupos do fb e não tem nada a ver com os foruns, lá qualquer um é mecânico e por muito que diga as coisas existe sempre quem saiba tudo e a opinião dos outros não conta. Já dei por mim a dar exemplos reais de oficina que já assisti e passo por eles todos os dias mas existe sempre algo para desmentir, cheguei a dar intervalos de manutenção de carros (os oficiais e sendo que perguntavam pelos intervalos da Renault) e tinha quem me desmentisse porque não era possível tal coisa.
Estou neste forum desde o inicio e tenho me mantido mais ou menos participativo e venho quase todos os dias, não tanto como antes por falta de tempo mas tento sempre vir. Noutros foruns simplesmente desisti de dar muita atenção e quando lá vou é só para ver se existe novidades em relação a encontros.

Offline pjrcampos

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
« Responder #22 em: 16 de Janeiro de 2015, 12:07 pm »
Acho que o próprio nome que lhes dão não está correcto: redes sociais. Para mim, são antes redes anti-sociais, que levam as pessoas ao isolamento e falta de convivio pessoal, achando que escarrapachando a sua vida privada num mundo sem fim como é a internet é conviver, não percebendo que os "amigos virtuais" são coisa que não existe. Esquecem-se que um dos grandes problemas do facebook, por exemplo, é que qualquer um pode ser quem quer ser. Eu posso ser o Paulo, mas ao mesmo tempo a Maria, o José, o Ambrósio, o Virgulino, a Ermenistilda... Existe um filtro que não deixa que o verdadeiro eu se revele a quem me lê, e que como tal torna incrivelmente perigoso o convivio. Hoje em dia, chagamos ao ridiculo de muitos não desfrutarem verdadeiramente dos momentos que vivem, pois estão mais preocupados em fotografar para partilhar no face. Mais parece um concurso de popularidade, tentando que os outros achem que somos a pessoa perfeita, com a vida perfeita, ainda que por trás do filtro muitos sejam exactamente a antítese disso. Vive-se mais para o que os outros sabem e pensam de nós, do que propriamente para nós mesmos. Leva-nos aos excesso, apenas para sermos admirados e bajulados, e receber algo tão ridiculo e insignificante como um "Like"... Por amor de Deus!...
Acho que poucos se deram conta do real impacto que estas redes (anti)sociais estão a fazer à sociedade e a cada um de nós... Acho, verdadeiramente, que se deveria reflectir profundamente sobre este fenómeno, pois muitas vezes se perde a real noção das coisas. Deixou-se que o positivo que isto poderia ter, fosse absolutamente aniquilado por tudo o que tem de negativo...
Enfim, desculpem o desabafo...
Abraço a todos!   

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #23 em: 17 de Janeiro de 2015, 18:45 pm »

tendo em conta os numeros ?
não, o forum continuar a crescer , como sempre , desde o 1º dia .
ve se pelo numero de registos e visualizaçoes .
o numero de novos topicos e novas respostas diminui ? sim, normal , começa a existir uma base de dados que as pessoas consultam , a equipa que modera o forum vai sempre que pode arrumando e reencaminhando para o sitio correcto a evitar duplicações , etc . Portanto , tudo faz com que a participação diminua .
Ao inicio , havia um grupo de amigos mais activo , grupo esse que hoje uns juntaram se , ou foram para outros lados , etc e nos elementos novos que surgiram mais tarde , não se criou esse companheirismo . Houve tambem alguns elementos que criaram esse companheirismo mas passaram no para fora do forum em vez de para dentro . Houve tambem como já referido atras , aqueles que entram e saem no mesmo dia . Enfim, uma panoplia de situações que se desenrolam ao longo dos anos ( sim , o forum já está on line há uns anos , poucos , mas continua )

Agora , falando de coisas mais serias que as pessoas por vezes não gostam muito , as tão afamadas regras .
pois bem , o forum tem regras e são e serão sempre para serem cumpridas , senão não fariam sentido existiram . O forum sempre se pautou pela maxima , não gostam , mudem se . Quem cá está e quem cá continua , terá de ver o forum como um local de amigos , como um local onde pessoas teem gostos identicos e partilham ideiais semelhantes , não sendo obrigatorio concordar sempre uns com os outros , mas essencialemente sabendo estar e debater pontos de vista diferentes . Já houve muita gente que não se reviu no forum e foi para outro ou até mesmo criou outro , optimo , aqui só faz falta quem vier por bem , gostar de cá estar , respeitar e queira ficar .

Desde inicio que este forum se pautou por uma coisa , não vai ser igual ao que deixaram morrer antes por uma simples birra de é meu e é meu até ao fim , não tenho tempo e não dou a ninguem nem deixo ninguem mexer . Tudo isso causou perca de informação importante , diarios de bordo engraçados , convivencias e experiencias a partilhar .
Aqui , desde inicio que mais que uma pessoa tem acesso a TUDO do forum , backoffice, servidor , back ups , etc etc etc .
E enquanto eu cá estiver , assim se irá manter e nunca será transmitido a ninguem que não se reveja em comunidade .
Infelizmente , nos ultimos 2 anos a minha vida profissional alterou a nivel de disponibilidade e contributo de tempo que podia dar ao forum , é raro agora conseguir passar por cá , mas está em boas e mão e assim vai continuar , portanto o que li por aqui não deixem o forum morrer não se aplica .

E sim, concordo em absoluto que quem faz o forum são os utilizadores , por isso está na vossa mão mante lo porque da nossa parte , todas as condições estão e irão manter se asseguradas . 

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #24 em: 25 de Janeiro de 2015, 17:50 pm »
entrou em decadencia o topico lol

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #25 em: 25 de Janeiro de 2015, 19:19 pm »
um post destes no facetruque já dava direito a 14 coments e a 248 likes, (.)(.)

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #26 em: 26 de Janeiro de 2015, 14:26 pm »