Autor Tópico: Despedida da minha Laguna 2  (Lida 6763 vezes)

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Despedida da minha Laguna 2
« em: 04 de Fevereiro de 2015, 17:24 pm »
Viva!

É engraçado como, ao fim de uns anos com um carro, criamos uma espécie de afeição a um monte de ferro, plástico e borracha. E na altura de nos despedirmos do carro, ficamos com uma certa tristeza da separação... É o que estou de momento a sentir. Está a chegar a altura de trocar de carro, e lá para o final do mês vou-me separar-me da minha Laguna 2.

Foi o meu primeiro carro "a sério", de pai de família, depois de um Fiesta que, para colocar as tralhas para ir de férias com um bébé pequeno, sobravam bagagens e faltava espaço!

Depois de um pouco mais de 8 anos nas minhas mãos, e 11 anos e meio de vida, com cerca de 198.000 km no lombo, já cumpriu a sua missão. Mas acredito que o seu futuro dono (seja ele quem for) ainda venha a desfrutar do carro uns valentes anos. Deu-me alguns dissabores, nomeadamente o rebentamento do turbo e consequente motor que teve de levar novo, mas depois deste episódio, tem-se aguentado bem (à parte uns elevadores de vidros e umas trancas de portas estragadas).

E, ao fim de 11 anos e meio de vida, continua a ser mais confortável do que a esmagadora maioria dos carros que já tive a oportunidade de conduzir. Os 120 cv do 1.9 dci são de uma vitalidade fenomenal, o comportamento dinâmico é muito bom, permitindo alguns exageros em curvas mais apertadas e os interiores, apesar de obviamente a acusarem o uso quase diário de carro de família (o banco do condutor, coitado, já rompeu a pele), ainda estão com muito bom aspeto para o uso que levaram.

Apesar de já ter o novo carro reservado (vou sentir a falta de uns faróis em Xénon, mas o dinheiro não dá para tudo…), com entrega prevista para o final deste mês, ainda olho para a minha Laguna cheio de dúvidas, a pensar se não a deveria manter mais uns anos...

(Não querendo, de modo algum, que isto se transforme num anúncio de venda, se alguém, da zona de Lisboa, estiver interessado neste carro, antes de o entregar no stand, entre em contacto comigo via pm; se a moderação achar por mal este meu comentário, obviamente que o pode apagar, mas ficaria contente se soubesse que o carro ficava em boas mãos)

Desculpem lá a lamechice, mas estava a precisar  :embarrassed:

Abraço!
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Secos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Nogueira da Maia
  • Garagem : Renault Clio 1.5 dCi & Renault Clio IV 0.9Tce Dyn S
Re: Despedida da minha Laguna 2
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro de 2015, 19:47 pm »
Conheço bem essa sensação amigo e quando é o primeiro carro então custa que se farta...
Mas a vida é assim mesmo e por norma o que é bom acaba depressa, desejo no entanto que a nova aquisição te dê ainda mais alegrias que a Laguna e que possas disfrutar dela como disfrutas-te desta.
Se fosse há 1 ano atrás ficava te com ela pois procurei e muito por uma mas as que encontrava estavam mesmo mal estimada e sem histórico nenhum de revisões.
Acabei por optar por uma Rover 75 cdt tourer e até hoje tenho estado bem servido, mas esteticamente estas Laguna enchem-me as medidas tanto interior como exteriormente.

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro de 2015, 20:05 pm »
Viva

Qual vai ser o próximo renault? :wink:

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro de 2015, 20:16 pm »
Pois, a pergunta que se põe e dada tamanha e aceitável lamechice, qual o chaço que aí vem?
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline pjrcampos

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
« Responder #4 em: 04 de Fevereiro de 2015, 20:29 pm »
Homem que é homem, troca uma Laguna II por uma Laguna III!!!...  :tongue: :tongue:
Se for outra coisa que não Renault...  :gun: :gun:
Eu tambem crio um estranho afecto aos carros... coisas de homens... :)
Abraço, e felicidades com a nova máquina!

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #5 em: 04 de Fevereiro de 2015, 21:32 pm »
Viva,

Pois, Laguna 3 não... Gosto da estética (pouco consensual) do carro, mas está longe de ser um carro muito espaçoso - o meu filho mais velho, com 11 anos, tem quase 1m70, e o mais novo vai pelo mesmo caminho, e a crescer desta forma vão precisar de bastante espaço para as pernas. Depois de me sentar eu no banco do condutor (que temho 1m90), não sobra muito atrás... Para além disso, acho que falta um meio termo na motorização - 1.5 dci acho curta para o carro, e a 2.0 dci já fica totalmente fora do orçamento, graças à fiscalidade portugesa.

Mégane sofre um pouco do mesmo problema - o espaço traseiro, especialmente em altura, considero curto (o carro "afunila" nas janelas laterais traseiras, e eu sentado no banco de trás fico com a cabeça a tocar no tejadilho...)

E da Renault não sobra muito mais...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #6 em: 04 de Fevereiro de 2015, 21:37 pm »
Malta alta costuma optar por monovolumes...
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #7 em: 04 de Fevereiro de 2015, 21:42 pm »
equipa de basketball ? sugestão : Traffic de teto sobrelevado :laugh:

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 04 de Fevereiro de 2015, 21:53 pm »
Malta alta costuma optar por monovolumes...

Pois, acertaste... Vem aí a caminho uma Grand Scénic ;-)

Ainda andei a ver a concorrência (estive quase-quase numa Ford Mondeo nova, muito bonita, muito espaçosa), mas o preço é sempre importante, e o valor da retoma da minha Laguna foi preponderante.

Hoje fiz um test-drive numa Grand Scénic, mas como referi no post inicial, em termos de conforto e suspensão, minha rica Laguna...

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #9 em: 04 de Fevereiro de 2015, 21:55 pm »
e o motor?
1.6?

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #10 em: 04 de Fevereiro de 2015, 22:07 pm »
Sim, pelo mesmo motivo que considero que o 1.5 não seria solução numa Laguna 3, acho que não seria suficiente num carro pesado como a Scénic.

Uma das coisas que mais valorizo na minha Laguna 2 atual, é uma boa capacidade de aceleração (para fazer uma ultrapassagem num curto espaço), e como tal a solução seria sempre o 1.6 dci.

Obviamente fica um pouco mais caro, mas como não tenho que me preocupar com a mudança de distribuição (corrente em vez de correia), no longo prazo mais ou menos fica ela por ela!

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #11 em: 04 de Fevereiro de 2015, 22:09 pm »
Oh pá, rei morto, rei posto.
Venha o novo chasso e com a devida apresentação aqui à malta. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #12 em: 05 de Fevereiro de 2015, 14:27 pm »
Boa escolha sem duvida! :)

Faço minhas as palavras do Rui! :)

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #13 em: 05 de Fevereiro de 2015, 17:28 pm »
Oh pá, rei morto, rei posto.
Venha o novo chasso e com a devida apresentação aqui à malta. :smiley:

Pois, mas aqui o pessoal ainda gosta do rei morto... Vamos ver se o novo também se porta bem.

Agora é só esperar que chegue a Portugal...

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #14 em: 05 de Fevereiro de 2015, 20:18 pm »
Eu pessoalmente gosto muito do 1.6DCi. Nunca experimentei em estrada aberta numa scenic, mas nos Megane é muito engraçado.