Autor Tópico: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores  (Lida 21147 vezes)

Xmarine

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #15 em: 17 de Março de 2015, 22:01 pm »
Não fazes ideia do que estas a dizer... ja alguma vez montaste um amortecedor mc-pherson?

E não percebeste o que eu disse. O que eu disse foi que uma mola só pode partir durante um acidente grave. Não parte por estar  com um amortecedor de espigao curto...

Como disseste e bem, a mola  é que da a altura do carro. Ou seja,  a mola tem sempre a mesma altura quando montada no amortecedor e com o peso do carro em cima. Seja com que amortecedor for. Então  qual a lógica de dizer que um amortecedor parte uma mola??

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« Última modificação: 17 de Março de 2015, 22:05 pm por Estique La Pisse »

Offline Kovinha

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #16 em: 17 de Março de 2015, 22:12 pm »
E quem falou em partir molas  :huh: :huh:

Falei apenas do facto de o tempo de vida das molas ir ao ar em muito menos tempo, e disso eu tenho a certeza absoluta!!!!!

Agora: coloca um amortecedor mais curto, e passa a responsabilidade de filtrar as imperfeições da estrada para a mola e depois vês quanto tempo te duram as molas...

Xmarine

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #17 em: 17 de Março de 2015, 22:23 pm »
O que é que entendes com "ir ao ar"?

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Offline RenaultTurbo

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #18 em: 17 de Março de 2015, 23:03 pm »
Existem 3 possibilidades de rebaixar:
-Meter coilovers;
-Meter molas rebaixamento nos amortecedores originais ou parecidos;
-Meter molas de rebaixamento + amortecedores de espigão curto;

Coilovers tens a vantagem de poder ajustar a altura como quiseres, no entanto sai mais caro (isto optando por uma marca premium, de marca branca já se arranja barato). Marcas mais baratas por uns 400€ fazes a festa. A desvantagem é que existem maiores probabilidades de a policia passar inspeção B e o carro fica bem mais desconfortável.

Só molas tem a vantagem do preço e a pouca alteração do conforto, umas eibach arranja-se por menos de 200€. A desvantagem é que os amortecedores não iram aguentar tantos kms como o habitual.

Molas e amortecedores de espigão curto tem a vantagem de ser mais confortável que os coilovers e os amortecedores acabam por se aguentar melhor que os originais com molas, dependendo da marca pode ficar mais caro que coilovers.

Eu no meu clio já tenho a minha receita feita e gosto bastante do comportamento vs conforto. Quando arrebentar algum amortecedor volto a por lá igual.

Xmarine

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #19 em: 18 de Março de 2015, 14:04 pm »
Oh kovinha. Ainda não respondeste as perguntas que te fiz.



alguma vez montaste um amortecedor mc-pherson?


O que é que entendes com "ir ao ar"?



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Offline Kovinha

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #20 em: 18 de Março de 2015, 18:51 pm »
Nunca montei e acho que nunca vou montar pois não sou mecânico...

Quantoà segunda questão: quando digo "ir ao ar" significa que começam a perder as suas propriedades que mantem o carro estável e seguro, ou seja, perdem a eficácia a que se lhes exige...

Renault Turbo: que combinação tens no teu carro?

Xmarine

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #21 em: 18 de Março de 2015, 18:54 pm »
Mas que propriedades? Não estou a perceber....

É que falas como se uma mola de suspensão helicoidal fosse alguma peça de desgaste....
Lolololololol


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Offline Kovinha

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #22 em: 18 de Março de 2015, 19:00 pm »
E não é uma peça de desgaste? Não sei se sabes, mas as molas são dimensionadas a partir de 4 parametros: diametro do fio, diametro médio, angulo entre fios da mola e a força de actuação...

Experimenta colocar um mola sobre tensão, que é o caso das molas prensadas e depois vês se ela mantem o equilibrio e a estabilidade do carro...

Xmarine

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #23 em: 18 de Março de 2015, 19:23 pm »
Tenho de ir ver os planos de manutenção do meu Bimmer. Em quase 20 anos ainda não trocou molas. Já devem estar estragadas hahahahahhahahahahh

Sim, eu sei como se caracteriza uma mola. Até sou capaz de talvez ainda me lembrar das formulas com a contante de elasticidade e essa treta toda. Também andei uns anos em Eng mecânica, mas felizmente ganhei juízo a tempo e decidi dedicar a minha vida a fazer coisas úteis.


O teu problema é este:
Nunca montei e acho que nunca vou montar pois não sou mecânico...

Se falarmos em molas de folhas... ainda vá... elas pasmam. Agora molas helicoide... para pasmarem... nem utilizando intensivamente um carro mais de 100 anos seguídos com amortecedores nas lonas se vai notar!


Larga lá a treta dos livros e mete as mãos no óleo que é isso é que faz falta aos engenheiros ;)

Offline Kovinha

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #24 em: 18 de Março de 2015, 19:29 pm »
Então as molas do BMW devem estar impecáveis...  :assobio: :assobio: :assobio: :assobio: :assobio: :assobio:

Resumindo, do alto do teu conhecimento mecânico: podesse prensar molas à vontade que elas hão de durar sempre, certo?

Xmarine

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #25 em: 18 de Março de 2015, 19:51 pm »
Que vão durar vão.

O problema das molas prensadas é a tempera que dão e a elasticidade deixa de ser adequada ao carro/dinâmica/peso e por isso são perigosas! Isto em comparação para uma mola que foi feita específicamente para um carro para trabalhar com amortecedores específicos! Sim, porque o processo de prensar uma mola exige alta temperatura.

Mas daqui a 100 anos se as tirares do carro elas estão iguais...

Então nos teus carros trocas o óleo e as molas de suspensão na mesma altura não??? :laugh: :laugh:


Mexe nos carros, pega em molas, amortecedores, compara e aprende. Todos agradecemos isso ;) E faz como eu. começa a usar alguns livros como papel absorvente ;)

Offline Kovinha

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #26 em: 19 de Março de 2015, 18:30 pm »
Que todos nós já entendemos que tu és MUITO, mas mesmo MUITO, entendido em mecânico isso já reparamos e não precisas de reforçar a cada post isso mesmo...  :cool:

Agora, e para finalizar este assunto que me está a cansar ( e interpreta isso da maneira que entenderes...):

-Tu prensas as molas, a alta temperatura, e elas não sofrem rigorosamente nada em termos de propriedades mecâncicas, certo? O aço não fica fragilizado, nem nada que se pareça, certo?
(uns livrinhos sobre tratamentos térmicos era aconselhável para te esclareceres um pouco mais sobre os efeitos que as temperas e outros tratamentos térmicos podem provocar nos aços)

-Tu prensas as molas e não aumentas o risco de estas, devido a uma pancada num buraco da estrada, poderem partir certo?

Eu não preciso de mexer nas coisas para perceber como elas trabalham e como elas devem ser tratadas/cuidados para que durem...

E só tenho pena dos carros que te vão parar às mãos, pois já entendi que és mecânico ou algo parecido, pois em qualquer marca aconselham trocar as molas entre os 60000/80000kms, mas pelos vistos os carros que te passam pela mão, isso não deve ser sinal de preocupação: as molas andam até partir...  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Xmarine

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #27 em: 19 de Março de 2015, 19:31 pm »
Que todos nós já entendemos que tu és MUITO, mas mesmo MUITO, entendido em mecânico isso já reparamos e não precisas de reforçar a cada post isso mesmo...  :cool:


Verdade. E mais nem sou mecânico e muito menos engenheiro. Faria se o fosse...


Pera... se eu fosse engenheiro andava aí a dizer barbaridades do tipo... "amortecedores estragam molas"... preferia decapitar-me a ser tal coisa.


Agora, e para finalizar este assunto que me está a cansar ( e interpreta isso da maneira que entenderes...):

Infelizmente para o forum, ainda não te cansaste de dizer asneiras... Mas por mim podes continuar. A mim está-me a divertir ver um alegado engenheiro a dizer tanta calinada junta :D


-Tu prensas as molas, a alta temperatura, e elas não sofrem rigorosamente nada em termos de propriedades mecâncicas, certo? O aço não fica fragilizado, nem nada que se pareça, certo?
(uns livrinhos sobre tratamentos térmicos era aconselhável para te esclareceres um pouco mais sobre os efeitos que as temperas e outros tratamentos térmicos podem provocar nos aços)

-Tu prensas as molas e não aumentas o risco de estas, devido a uma pancada num buraco da estrada, poderem partir certo?


Eu não prenso molas nenhumas... mas agora depois de tais "ensinamentos"... vou ter mais cuidado com os compressores de molas para trocar amortecedores. Ah... mas pera, os compressores de mola desgastam a mola... como é que vamos trocar de amortecedores daqui para a frente??


Eu não preciso de mexer nas coisas para perceber como elas trabalham e como elas devem ser tratadas/cuidados para que durem...


Sem dúvida... aliás... isso está bem evidente na tua participação no forum :laugh:   Tudo o mais que obrigue a levantar o cu da secretária onde passa o dia a fazer rabiscos não faz parte da vida dum engenheiro :laugh: :laugh:


E só tenho pena dos carros que te vão parar às mãos, pois já entendi que és mecânico ou algo parecido,

É bom que tenhas, ficam todos f****. Afinal, como já disse não sou mecânico, nem parecido....


pois em qualquer marca aconselham trocar as molas entre os 60000/80000kms, mas pelos vistos os carros que te passam pela mão, isso não deve ser sinal de preocupação: as molas andam até partir...


É isso e os motores. Então os da Renault, são trocados ao fim de 100mil km (pelo que dizem por aí, é o que duram).
Eu a cada muda de pneus, pelo sim pelo não troco também as jantes porque também sofrem desgaste.

Há por aí malucos que até andam 200mil km sem trocar de chassis. Perigosos, esses gajos. O chassis já está mais que gasto aos 150mil!!


:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
« Última modificação: 19 de Março de 2015, 19:36 pm por Estique La Pisse »

Offline RenaultTurbo

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #28 em: 19 de Março de 2015, 20:29 pm »
Renault Turbo: que combinação tens no teu carro?
No meu optei por amortecedores de espigão curto da Koni + molas eibach pro-kit.

Juntamente com o meu upgrade para 195/50 r15 com 4 bridgestone potenza ficou perfeito.

Offline Kovinha

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Re: Clio 2 Ph2 Van - amortecedores
« Responder #29 em: 19 de Março de 2015, 21:48 pm »
Quanto ao resto nem te vou responder, porque de facto uma pessoa com o rei na barriga não merece sequer o latim que aqui estou a gastar...Sim porque esta atitude de rei na barriga já a vi em muitos tópicos deste fórum, mas adiante...

Só uma última nota, para uma citação tua, e que demonstra o GRANDE, ENORME, GIGANTESCO, conhecimentos de mecânico que tu tens, e claro está eu não tenho, porque uma pessoa que acha que só se aprende mexendo nas coisas demonstra tua a sua inteligência: com que então dizes tu que e passo a citar "Eu não prenso molas nenhumas... mas agora depois de tais "ensinamentos"... vou ter mais cuidado com os compressores de molas para trocar amortecedores. Ah... mas pera, os compressores de mola desgastam a mola... como é que vamos trocar de amortecedores daqui para a frente??"

Como pessoa esperta que és (esperta é o termo correcto), penso que saibas que uma coisa é deformar uma mola helicoidal, ou qualquer outra que seja, momentaneamente para se desmontar/montar uns amortecedores, e outra COMPLETAMENTE DIFERENTE é deformar permanentemente uma mola que irá estar sujeita a forças de compressão... Quanto ao resto não preciso de te explicar mais nada porque já vi que sabes muito mais do que eu...

Be Happy ;)