Autor Tópico: Perigo gripagem de motor  (Lida 138910 vezes)

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #30 em: 10 de Fevereiro de 2017, 11:47 am »
O trauma dos FAP´s lol.

Sendo assim tens aí uma "bela" despesa, se tiveres que mudar os 4.

Boa sorte
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #31 em: 18 de Fevereiro de 2017, 10:58 am »
Se o deixaste na Vesauto, deixaste-o em boas mãos :wink:
Depois vais perceber porquê :laugh: :laugh:

Hmmm... porqué o desconfio da vesauto? {winks}
O miguel é joia de pessoa, vendedor conheço hà 25 anos
Mas tb nunca deixei meus carros na oficina... oops

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #32 em: 22 de Fevereiro de 2017, 19:48 pm »
Se estiveres a falar do Miguel Marques só se for uma jóia para os clientes...

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #33 em: 23 de Fevereiro de 2017, 17:21 pm »
uiiii.... para os colegas nao é ?
 :x :x :x

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #34 em: 23 de Fevereiro de 2017, 21:57 pm »
Diria que abusa um pouco como se fosse mais importante que aquilo que é.

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #35 em: 24 de Fevereiro de 2017, 17:20 pm »
é triste, de facto... bom ambiente no trabalho é crucial.

Offline joaozinhow15

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Valongo
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Megane coupe 1.5 DCI
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #36 em: 28 de Maio de 2017, 04:09 am »
Boa noite malta .
Tenho um Megane 3 coupe 1.5 dci 110cv
Hoje vinha a andar normalmente com o carro e voltou-me a aparecer a mensagem "perigo de gripagem de motor" , esta já a segunda vez que me aparece .
Da primeira vez dava erro num injector , na altura troquei e resolveu o problema até hoje .
Fui a um mecanizo colocar o carro na máquina para ver qual o problema e deu isto :


Outra coisa que "descobri" junto que o mecânico é que o meu computador de bordo está "atrofiado" , isto porque na mensagem de "Próxima revisão" aparece 30000km/s / 299mes (sim 299 meses) e não conseguimos resetar aquilo de forma nenhuma .

Obrigado desde já pela ajuda .

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #37 em: 28 de Maio de 2017, 10:05 am »
Bom, tens alguns Erros que fazem despoletar essa informação no CB.. parece-me que tens o FAP colmatado, a precisar de regeneração  (forçada?) ou o sensor de pressão dessa unidade com problemas (caso que aconteceu a um amigo recentemente).
Outro problema é a anomalia de sinal do OQS (sensor de qualidade do óleo motor) - é como no caso do sensor de temperatura de líquido de refrigeração, caso tenha anomalia atua a ventoinha do radiador por precaução..  O sensor OQS também interfere com o cálculo da periodicidade de manutenção, logo pode estar na origem do erro do período de manutenção.

Offline joaozinhow15

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Valongo
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Megane coupe 1.5 DCI
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #38 em: 28 de Maio de 2017, 14:51 pm »
O arranjo para isso é de alto custo ?
Ou é fácil de se fazer ?

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #39 em: 28 de Maio de 2017, 16:05 pm »
Isso é mais dificil... tens se conhecer as causas efetivas desses erros, se de natureza eletronica ou dos referidos componentes... tem de ser visto pelo mecânico..

Offline luiscosta1979

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Entroncamento
  • Mensagens: 4
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #40 em: 03 de Julho de 2017, 13:05 pm »
Boas,

sei que este tópico já tem sido falado várias vezes, mas queria expor uma dúvida diferente daquilo que vi já discutido.

Antes de mais, o carro é um Megane de 2009 com 110cv. (1.5 dci)

Ontem, quando a esposa saiu de casa acendeu a luz de reserva. Mesmo assim, e confiando numa reserva bastante grande, decidiu fazer um pouco mais de 50Kms sem abastecer. Claro que quando chegou a casa e me disse o que se tinha passado fiquei um pouco preocupado com a autonomia que me poderia restar.

Hoje, dirigi-me imediatamente à gasolineira que tenho mais perto de casa (E. Leclerc) e atestei o depósito com o que eles chamam de gasóleo aditivado.

Depois de uns 2KM, quando carreguei na embraiagem para parar num cruzamento, o motor parou e acendeu o tal "Perigo de gripagem do motor". Tentei colocar novamente o carro em funcionamento (o que consegui à segunda tentativa) e cheguei a casa.

Abri o capot e vi umas pequenas bolhas de ar a circular naquele tubo que tem a bomba manual para ferrar o "gazoil". Parei o motor, dei umas duas ou três bombadas naquilo, liguei o motor, e lá estava outra vez o aviso de "Perigo de gripagem do motor", o STOP e a luz de motor.

Acham o aviso pode estar relacionado com as tais bolinhas de ar (que entraram no tubo devido a uma quase quase falta de combustível) e com o andar aquilo passa-lhe, ou o melhor é mesmo estar quieto?

Agradecia a vossa sábia opinião!

Um abraço!

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #41 em: 03 de Julho de 2017, 14:52 pm »
Ou nível de óleo baixo ou excessivamente alto. Penso que esse motor já tenha OQS (sensor de qualidade do óleo).

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #42 em: 03 de Julho de 2017, 14:54 pm »
Não terá nada a ver com injeção, isso é um alerta associado ao circuito de lubrificação.

Offline luiscosta1979

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Entroncamento
  • Mensagens: 4
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #43 em: 03 de Julho de 2017, 15:52 pm »
Ou nível de óleo baixo ou excessivamente alto. Penso que esse motor já tenha OQS (sensor de qualidade do óleo).


Na altura tentei ver mas não tinha forma de limpar a vareta como deve ser, mas pareceu-me bastante bem "oleada".

Vi o óleo para aí há um mês e na altura o nível estava bom. Entretanto não lhe adicionei óleo nenhum.

Quando voltar para junto do carro verifico isso como deve ser e depois digo alguma coisa.

Obrigado!

Offline luiscosta1979

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Entroncamento
  • Mensagens: 4
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #44 em: 03 de Julho de 2017, 18:00 pm »
Actualização

Hoje à tarde liguei o carro e voltou a aparecer a mensagem.

Percorri uns 2KMs e desliguei. Passados uns 10 minutos, quando liguei novamente já não apareceu o "Perigo de gripagem de motor" + STOP + Chave inglesa + Motor, mas passados uns segundos apareceu "Mandar verificar antipoluição" + Chave inglesa + Motor.

Pelo menos já não parece tão assustador. Amanhã vou mandar ver aquilo.
Um abraço!