Boas,
sei que este tópico já tem sido falado várias vezes, mas queria expor uma dúvida diferente daquilo que vi já discutido.
Antes de mais, o carro é um Megane de 2009 com 110cv. (1.5 dci)
Ontem, quando a esposa saiu de casa acendeu a luz de reserva. Mesmo assim, e confiando numa reserva bastante grande, decidiu fazer um pouco mais de 50Kms sem abastecer. Claro que quando chegou a casa e me disse o que se tinha passado fiquei um pouco preocupado com a autonomia que me poderia restar.
Hoje, dirigi-me imediatamente à gasolineira que tenho mais perto de casa (E. Leclerc) e atestei o depósito com o que eles chamam de gasóleo aditivado.
Depois de uns 2KM, quando carreguei na embraiagem para parar num cruzamento, o motor parou e acendeu o tal "Perigo de gripagem do motor". Tentei colocar novamente o carro em funcionamento (o que consegui à segunda tentativa) e cheguei a casa.
Abri o capot e vi umas pequenas bolhas de ar a circular naquele tubo que tem a bomba manual para ferrar o "gazoil". Parei o motor, dei umas duas ou três bombadas naquilo, liguei o motor, e lá estava outra vez o aviso de "Perigo de gripagem do motor", o STOP e a luz de motor.
Acham o aviso pode estar relacionado com as tais bolinhas de ar (que entraram no tubo devido a uma quase quase falta de combustÃvel) e com o andar aquilo passa-lhe, ou o melhor é mesmo estar quieto?
Agradecia a vossa sábia opinião!
Um abraço!