Renault 12
O Renault 12 foi uma grande famÃlia automóvel produzido pelo fabricante francês Renault entre 1968 e 1980. DisponÃvel como um sedan e station wagon, que também foi produzido sob licença em vários paÃses em todo o mundo para o inÃcio do século 21.
Nos seus primeiros anos dos 12 recebeu elogios da imprensa européia para o seu espaçoso, confortável interior, o seu estilo, o seu desempenho e seu baixo consumo de combustÃvel. No entanto, saÃram pior na imprensa norte-americana: em um teste do modelo 1974, Road & Track foi crÃtico em relação à do motor de "indiscreto" ruÃdo, chamado de pesado, não poder direcção "uma concepção falha grave". Eles também lhe deu "muito pobres marcas" para o sistema de ventilação.
Renault 12 de produção e vendas terminou na maior parte da Europa, em 1980, mas o modelo continuou a ser produzido e vendido pela Renault afiliados em todo o mundo. A última R12 foi produzido em 1999 na Turquia, enquanto romeno Dacia automobilÃstica continuou produzindo R12-based automóveis até 2004 e ainda estava produzindo o baseado Gamma 12 pick-up, em 2006.
O projeto
Em 1965, a Renault começou a estudar um novo modelo para colmatar o fosso entre os 8 e os Renault Renault 16. As exigências para o Project 117 foram:
"O carro teve de ser econômico, não são muito sofisticadas. Tinha que ter um espaçoso interior, e um grande arranque, e um pequeno motor será suficiente. O carro teve de ser fácil de produzir, de modo que poderia ser feita em todo o mundo . Teve de ser fiáveis para mercados de exportação, e confortável o suficiente para a França. Deverá ser utilizado como base para diversas variações. "
O design do Renault 12 remonta à génese da Renault 16, na verdade, alguns desenhos conceito inicial R16 a R12 assemelham mais do que o último projeto do R16. No entanto, o R12 foi tecnicamente muito diferentes de ambos os R16 ou os pequenos Renault 4. Como todos os novos Renaults no momento em que o carro tinha roda da frente de carro, o R12, mas tinha uma estrutura muito diferente. O motor foi colocado longitudinalmente à frente das rodas dianteiras, enquanto ele estava por trás das rodas sobre o R4 e R16; o motor em si foi o ferro fundido CLEON unidade utilizada desde 1962 na Renault 8 / 10 (o tamanho do motor foi aumentada para 1289 cc para utilização no 12). A colocação do motor R12 permitiram a ter uma concepção muito simples da arte do selector que foi colocado sobre o piso do carro, e não no painel de instrumentos como com o R4 ou na coluna de direcção tal como acontece com o R16. O punho para operar o travão de mão foi colocado sob o painel. O R12 da suspensão diferente do R4 e R16 também, usando uma rÃgida (mas leve) eixo traseiro, por oposição a quatro rodas independentes suspensão.
Versões
Na altura do seu lançamento, em Outubro de 1969 no Paris Motor Show, o Renault 12 foi apenas disponÃvel como um quatro portas berlina, em L e TL especificações, tanto dos que foram movidos por um motor 1289cc nominal de 40kW. O mais caro TL featured dois assentos reclináveis frente, em vez de um banco corrido frente, descansa braço das portas, luzes, no arranque e glovebox, uma janela traseira aquecida, e extra advertência luzes.
No entanto, em 1970, foram introduzidas duas novas variantes. Em primeiro lugar, a estação vagão foi lançado com o mesmo motor e caimento nÃveis, como no sedan. Além disso, o elevado desempenho Renault 12 Gordini foi introduzido modelo equipado com o todo-alumÃnio 1565 cc bloco a partir do TS R16 equipado com dois carburadores de duplo cilindro, uma reforçada cambota, uma velocidade cinco velocidades, travões disco ventilado nas rodas da frente e normal freios a disco nas rodas traseiras, e sintonizado suspensão. O Gordini foi capaz de atingir 185 km / h, e só foi vendida em azul com dupla White Stripes.
Em Outubro de 1972, o segmento mais R12 TS foi introduzido. Utilizava mesmo motor de 1289 cm ³ como em outros R12s, mas era equipado com um carburador duplo Weber potência que aumentou consideravelmente e levantou velocidade máxima de 150 km / h. Esteticamente, o carro foi distinguido de outros R12s especial Gordini pelo seu estilo de rodas, um cromo faixa ao longo da lateral do carro, e dois faróis extra. O TS também caracterizado integrada headrests, rev um balcão e uma temperatura de arrefecimento lÃquido bitola.
Em Outubro de 1973, o R12 TR apareceu. Este modelo slotted entre a TL e TS, e teve transmissão automática como padrão.
O conjunto foi facelifted em 1975 com uma nova grelha, luzes traseiras e painel de instrumentos.
América do Norte
O mercado americano-Renault 12 entrou em três remates linhas: 12, 12L, e 12TL, variando de preço a partir de uma barata E.U. $ 2975 para um pricy E.U. $ 3448. Era um carro maior do que a maioria dos seus concorrentes, eo dianteiro longitudinal wheel layout contrastou com a maioria. O motor, um todo-R16 alumÃnio 1,6 L (1647 cc) unidade que produzia 65 cv (49 kW), era especÃfico para os E.U. mercado. Foi actualizado em 1975 com hemisférica cabeça e uma maior compressão rácio de 72 cv (54 kW).
América do Sul
No Brasil, uma versão do 12 foi vendido como o Ford Corcel e, posteriormente, o Ford Del Rey, na Ford do Brasil adquiriu a fábrica e os direitos para construir o carro da Renault no final dos anos 1960. O Corcel era, na verdade, lançado no Brasil antes da Renault 12 foi lançado na França.
O Renault 12 foi muito popular na Argentina e na Colômbia, durante a década de 70 e 80's. Na Argentina, a versão local sendo feita na fábrica da Renault Argentina na provÃncia de Córdoba. Na Colômbia, este carro sendo feita na fábrica da Renault em MedellÃn SOFASA cidade entre 1973 e 1981.