Autor Tópico: RENAULT 8 E 10 - HISTORIA  (Lida 5427 vezes)

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
  • Mensagens: 319
RENAULT 8 E 10 - HISTORIA
« em: 29 de Outubro de 2009, 20:20 pm »
Renault 8 e 10

A Renault 8 (Renault R8 até 1964) e Renault 10 foram automóveis compactos produzidos pelo fabricante francês Renault nas décadas de 1960 e início dos anos 1970. O 8 foi lançado em 1962, e os 10, mais um segmento da versão 8, foi lançado em 1965. Ambos deixaram de produção e vendas em França em 1971, apesar de terem sido produzidos na Bulgária até 1970 (ver Bulgar Renault), e continuou a ser produzido em Espanha até 1976.

O 8 foi lançada em julho 1962 e foi baseado na saída Renault Dauphine. O carro da distinção mais notável foi a sua utilização de travões disco 4 rodas, uma primeira vez para um carro de seu tamanho. O 8 foi alimentado por um todo-novo motor de 956 cc 44 PS desenvolvimento.

Um modelo mais potente, o 8 Major, foi lançada em 1964, com um motor de 1108 cc 50 PS desenvolvimento. Uma versão ainda mais potente, o 8 Gordini, também foi lançado nesse ano, com um motor sintonizado com a mesma capacidade de desenvolvimento, mas 90 PS e um cinco-velocidade transmissão manual. O Gordini foi inicialmente disponível apenas em azul, com duas listras brancas. Em 1965, a Renault 10 Major, um plusher versão do 8, com um diferente dianteiro e traseiro, foi lançada, em substituição ao Major 8. O 10 é significativo que o primeiro modelo Renault a ser oferecido com uma transmissão totalmente automática, ao contrário do que todos mais tarde automática Renaults tinha um botão selector.

Em 1967, os 8 Gordini recebeu um facelift, acrescentando mais dois faróis, e atualizou para o seu motor de 1255 cc uma unidade nominal de 100 PS. Ambos os 8 e os 10 (que já perdeu a palavra Major) foram fortemente revisto para 1968, com alguns dos 10's características tornando-nos para a 8, resultando em um reapareceu 8 Major, que substituiu o modelo básico. Os 10 em si foi facelifted, com faróis retangulares acrescentado. As mudanças também vi o aditamento da 8S, desportiva um modelo com um motor de 1108 cc Populares em 60 PS. A maior unidade, o motor de 1289 cc o novo Renault 12, foi acrescentado em 1970, dando origem ao R10 1300.

Produção francesa do 8 º e 10 cessaram em 1971, com a venda final, já em 1973. FASA-Renault, o braço da empresa espanhola, continuaram a produzir modelos 8 e 8TS (bastante análogo ao 8S) até 1976 para os mercados espanhol e mexicano.












A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: RENAULT 8 E 10 - HISTORIA
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2009, 20:42 pm »
mais um excelente topico

Offline Piedro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 118
Re: RENAULT 8 E 10 - HISTORIA
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2009, 21:40 pm »
Este já tive o prazer de o ver ao vivo e bem estimado  :grin:
Clio 1.5 dci luxe dynamique
Ex 1.9D Manager [img]http://www.userbars.us/data/media/10/renault_bar_2.