Autor Tópico: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )  (Lida 31441 vezes)

Offline pjrcampos

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1120
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #15 em: 14 de Junho de 2015, 21:50 pm »
Pergunta séria, agora, Caçoila: na Renault disseram que na minha Laguna  (1.5 de 2011) já nao tinha de me preocupar com isto.Isto é verdade? Não queria arriscar. Ninguém melhor que tu para me dares a resposta certa!
Grande abraço!!

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #16 em: 14 de Junho de 2015, 22:18 pm »
A versão de 110cvs não tem problemas de capas de biela :wink:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #17 em: 14 de Junho de 2015, 22:48 pm »
Resposta incompleta.
Os 1.5 dCi que respeitam a norma Euro V, aparentemente estão safos do problema das capas.
Podem-se considerar as versões de 75, 90, 95 e 110 cv, que de forma simples são os que têm FAP.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Xmarine

  • Visitante
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #18 em: 14 de Junho de 2015, 22:56 pm »
E aparentemente dos euro 3 também não se ouvem muitos contos de terror sobre as ditas.

Sent from my german saloon car with a blow up turbocharger


Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #19 em: 14 de Junho de 2015, 22:58 pm »
a incidencia maior é nos k9k 732 ( 105cv )
há relatos de outros , mas as causas talvez sejam mais menores cuidados ou uma falha esporadica do que algo em concreto como estes .

Offline Silvestre

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Mensagens: 4214
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #20 em: 14 de Junho de 2015, 22:59 pm »
Então convém verificar nas restantes versões, sendo que o meu cangalho pertence a norma Euro 4, deve-se verificar por norma a partir de quantos km?
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #21 em: 15 de Junho de 2015, 00:44 am »
Fdx só agora vi isto mestre, e falando de terras algarvias associei logo de quem é a "paciente". :S

Essas capas de capas já não eram, que péssimo aspecto... Pior só furar o bloco :S

Bem mas falando do "anterior mecânico"... As máquinas que são muitos algarvios (puxando a brasa à minha sardinha :p), é a primeira vez que vejo alguém dado como "mecânico" confundir um problema de capas com injectores. E isto digo eu que conheço pelo menos um trio deles por aqui que acredito serem artistas capazes a tal diagnostico...  :laugh: loooool

A minha pergunta é: Sendo de quem é, como era a manutenção no que toca a óleo e periodicidade?
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #22 em: 15 de Junho de 2015, 00:53 am »
Estou a ver ai mais um trabalinho para Mr. Caçoila, e pelo que ja vi vai ficar como novo esse motor...

Contudo mais uma questão, que tem sido falado muito por ai e não se chega a um consenso.

A renault ali pelo meio do ano de 2008 não fez uma review dos dci em que ate lhe aumentou o prazo de mudança das correias, mudou o sistema da EGR e mais umas coisas, nessa altura também não terão resolvido o problema das capas das Bielas?

Abraços
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #23 em: 15 de Junho de 2015, 09:10 am »
Monsieur Cleon
A manutenção era respeitada com 5w40 da ELF dentro dos km's correctos.

pjrcampos
Em minha opinião no caso dos k9k acho que entre ter a possibilidade de ter um estrago destes ou aquando da substituição da distribuição acrescentar + 1/2 de euros à despesa para mudar as capas acho que optava pela 2ª opção. :)

Apesar da % ser mais reduzida nos que respeitam a Euro V, acho que gastar mais uns euros pode vir a fazer a diferença de não andar com o coração nas mãos.




Offline pjrcampos

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1120
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #24 em: 15 de Junho de 2015, 09:27 am »
Pois... A minha correia já foi trocada no ano passado. E como tive a garantia da Renault de que o meu motor já não tinha esse problema fiquei descansado. Agora já não estou tanto... Sobretudo quando és tu a dizer. ;)
Lá vou ter de prever isso... :(
Obrigado.
Abraço!

Offline Silvestre

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Mensagens: 4214
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #25 em: 15 de Junho de 2015, 17:25 pm »



Oh mestre, o que é aquele componente com forma circular?  :huh:
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #26 em: 15 de Junho de 2015, 17:41 pm »
Eu bem estranhei o dono da carrinha estar a andar com o Peugeot.

Bem, mas há malta que gosta é de sacar € aos clientes e deixar a má fama dos mecânicos multimarcas... E disse malta, porque a esses não lhes vou chamar de mecânicos...

Na próxima mais vale envia-la logo para a Amadora :/ certeza que o dinheiro que largou nessa oficina dava bem para o reboque.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #27 em: 15 de Junho de 2015, 18:30 pm »
Oh mestre, o que é aquele componente com forma circular?  :huh:

Não responde o mestre, vai a resposta de 1 gajo que não percebe nada disto.
É o chupador da bomba de óleo. :wink:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Bruno110

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
  • Mensagens: 350
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #28 em: 15 de Junho de 2015, 19:08 pm »
E isso mesmo é chupador da bomba de óleo. O Rui afinal até percebe da cena

Offline pedro1987

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1570
  • DCI 105 | RS172
  • Garagem : MEGANE II CLIO II
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #29 em: 15 de Junho de 2015, 19:15 pm »
Quantos kms tinha essa megane? O meu vai com 150 mil e nao lhe mexi nas capas ainda
come antes uma peça de fruta que te faz melhor rapaz!!