Autor Tópico: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )  (Lida 31438 vezes)

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
Re: Reparação motor 1.5 dci 105cv ( k9k 732 )
« Responder #30 em: 15 de Junho de 2015, 20:20 pm »
Ahaha grande Rui, o gajo que não percebe nada disto, mas que sabe de tudo.  :grin:
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #31 em: 15 de Junho de 2015, 21:18 pm »
Tás a confundir-me com alguém.
Tu e o Bruno110.

:laugh:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #32 em: 16 de Junho de 2015, 00:38 am »
Monsieur Cleon
A manutenção era respeitada com 5w40 da ELF dentro dos km's correctos.

Dass, então é mesmo um motor a evitar. :S E quem o ter debaixo do capot e ainda não ter tocado nelas, é bom que vá pensando nisso.

O problema disso tudo é que para quem faz, até é capaz de compensar. Quem manda fazer, as despesas são tão elevadas e o valor comercial do carros é tão baixo, que há por aí muito boa gente a despacha-los para ir buscar outro novo/mais recente, na esperança que lhe calhe melhor sorte ou que a bomba não lhe rebente nas mãos.

Ainda na semana passada testemunhei uma C-Max 1.6 "HDI" 90cv com o turbo morto. A reparação e revisão que veio de proveito (que incluiu a mudança das anilhas dos injectores), ascendeu facilmente aos 4 dígitos e estamos a falar de reparação em oficina multimarca, logo bem mais acessível que seria na marca. A carrinha é de 2007 e de caminho também precisará de uma embraiagem e de contactos/canhão de ignição muito brevemente. É fatela um gajo apresentar tal factura e já ter outro problema igualmente muito dispendioso a caminho, falando de uma treta de carrinha cujo o valor comercial já nem chega aos 10 mil euros!

Bem mas voltando a este caso em particular desta Megane, a concluir que cada vez mais os engenheiros das marcas andam a "dormir". Capas, bielas e cambotas são elementos base de um motor térmico, que só por acaso já tem bem mais de 100 anos de existência. É inadmissível que em pleno século XXI se produzam motores com falhas tão grandes quanto as destes K9K. Eu não sei se isso é causado pela falta de lubrificação da cambota ou se é da liga metálica que são feitas as capas, porque do dimensionamento desses componentes vs torque produzido e peso do carro não acredito. O que eu tenho a certeza é que é um problema que era evitável. Enfim!

Dá-lhe mestre! :)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #33 em: 16 de Junho de 2015, 09:02 am »
Já pensaram que pode ser apenas uma questão de segmentar as capas de biela no mesmo segmento do material de desgaste :laugh:

Tipo filtros, embraiagem, pastilhas etc :laugh:

Offline Bruno110

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
« Responder #34 em: 16 de Junho de 2015, 13:20 pm »
Mas isso pode ser, porque na Peugeot ha um motor em que o fabricante manda substituir as capas se não estou em erro a cada 80mil.

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #35 em: 16 de Junho de 2015, 14:39 pm »
O problema aqui foi a Renault andar a cortar em tudo o que pode (até na qualidade), para conseguir baixar os custos de produção e, consequentemente, baixar o preço de venda de vários modelos!
Com tantos exemplos como este, já deu para perceber que o problema está e sempre esteve na m*rda do fabrico/qualidade das capas! A Renault nunca admitiu este problema, porque ia-lhes sair caro chamar tudo de volta às oficinas para substituírem este componente! Já fizeram as contas de quanto é que iam perder com estas intervenções? Assim é ao contrário: ou vai lá o cliente já com o problema e as graves consequências do mesmo e paga para cima dos 1000€ pela reparação... ou, antecipando o problema, paga 500€ para prevenir... é sempre lucro! A Renault arranjou aqui uma galinha de ovos de ouro que foi transformar um problema de fabrico num "hipotético problema" que pode acontecer (mas não sabem porquê, porque não dizem) e o cliente paga para o resolverem!

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #36 em: 16 de Junho de 2015, 15:13 pm »
Eu tenho andado um pouco afastado aqui do forum mas como desta vez me tocou a mim venho cá também deixar o testemunho.

Pois é, sou o (in)feliz proprietário desta Megane. Como já foi dito as revisões eram feitas a tempo e horas com óleo de qualidade, ou seja, de 10 em 10 mil e com ELF 5w40 como a marca manda para este motor, acho que os intervalos recomendados até são de 15mil mas esta desde que está na minha mão sempre os fez aos 10mil ou 1ano. Neste momento tem cerca de 170mil Km.

Quanto ao problema em si e para ajudar alguma coisa a quem o venha a ter, começou por soluçar e uma pequena batida no motor, sendo que o solução não era continuo, soluçava um bocado e voltava a ficar "bom", depois voltava a soluçar. Como isto começou nas mãos da mulher (sempre elas....  :assobio: ) fez num dia em pequenas voltas na cidade entre 2 a 5Km e no dia seguinte ainda fez cerca de 20Km de estrada (ida e volta de Portimão a Lagoa) aí à chegada a casa já se notava bastante mais batida no motor, fumo branco e soluçava já de forma continua.

Ainda na esperança de poder ser qualquer coisa "pequena" e não justificar pagar reboque para a mandar para a Caçoilauto fui então consultar uma oficina a 50m de casa até onde a carrinha ainda foi a andar por ela mas já a falhar e a fazer muito fumo mesmo (nada de luzes no painel nem mensagem de erro no CB). O individuo de ouvido dizia que não lhe parecia nada capas, que a batida era mais cá de cima. Deixei a carrinha pedindo que fizesse o diagnostico para orçamentar.

No dia seguinte diz-me então que o mal era o injector do 4º cilindro (vai-se a ver é o 1º cilindro e não o 4º, era só mais uma coisa que ele não sabia sobre estes motores). Perguntei o que tinha feito para chegar a essa conclusão ao que me responde que foi desligando os injectores e ao desligar os outros a carrinha ia abaixo mas ao desligar aquele não fazia diferença nenhuma, ou seja, continuava a falhar estivesse o injector ligado ou não, e também porque aparecia no computador de bordo o erro de verificar injecção e luz de serviço acessa.

Pois aqui é que a coisa não me começou a parecer bem, não só porque não me parecia um teste muito fidedigno, com isto ele só sabia que o problema estava no 4º (ou mais correctamente 1º) cilindro, mas não conseguia saber se era injector ou outra coisa qualquer (tipo uma capa de biela, por exemplo...) e mais ainda porque a mensagem de verificar injecção no CB destes carros aparece por tudo e por nada ainda pra mais depois de ter andado a desligar injectores, seria normal que acendesse. Lá lhe pedi que diagnosticasse a coisa melhor e me desse então preços para o que ele achasse que era necessário fazer.

Dia seguinte, dignostico final eram afinal 2 injectores, aquele que já tinha falado que estava mesmo morto e o do 3º (ou melhor 2º) cilindro que já não estava também muito bom. Perguntei novamente como chegou a essa conclusão e era o que a maquina dizia (uma maquina de diagnostico genérica, que pouco mais que códigos de erro lhe devia dar) e porque os trocou um com o outro e chegou a essa conclusão.

Isto já não me cheirava nada bem mas ainda pedi então orçamento pra ver o que vinha, e seriam então cerca de 700€ para 2 injectores. Mandei montar tudo, paguei 25/30€ pelo diagnostico, voltei com ela pra casa (50m) e como os seguros tem de servir para alguma coisa, lá tratei de arranjar forma de a mandar para onde tenho absoluta confiança no trabalho que é feito.

Aí está ela já de motor aberto e as suspeitas iniciais a confirmarem-se, ou seja, nada de injectores mas sim capa de biela.

Moral da história, qualquer soluço acompanhado de batida no motor, por pequena que vos pareça, parem e chamem o reboque para evitar estragos maiores. Podem ter a sorte de ser só as capas e rectificar a cambota por estar riscada. No meu caso, vai tudo novo que é pra aprender... Pra próxima não invento...

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #37 em: 16 de Junho de 2015, 15:31 pm »
Realmente pelos sintomas que descreveste (deveras relativamente insignificantes), acho que 99,9% dos proprietários desses Meganes tinha a mesma triste sorte que tu no que toca ao desfecho do motor.

Mas podia ser pior Hélder, ao menos tens a sorte de ter um grande mecânico como irmão e sabes que vai ficar impecável!

No outro dia passei por ti, mas como ias no Mazda 2 só reparei que eras tu depois de te ter passado.

Abraço
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #38 em: 16 de Junho de 2015, 15:40 pm »
Acho estranho que diagnosticassem problemas de injectores, quando o barulho era (provavelmente até bem audível) de uma batida metálica e que aumentava e diminuía com a rotação do motor, mas... não sei, posso estar errado, mas acho que dava para perceber que não seria dos injectores!  :huh:

Offline S0usa

• 0.9 TCe
  • *
  • Garagem : renault
« Responder #39 em: 16 de Junho de 2015, 21:08 pm »

"Moral da história, qualquer soluço acompanhado de batida no motor, por pequena que vos pareça, parem e chamem o reboque para evitar estragos maiores. Podem ter a sorte de ser só as capas e rectificar a cambota por estar riscada. No meu caso, vai tudo novo que é pra aprender... Pra próxima não invento.."

a Renault só vende capas STD

Xmarine

• Visitante
« Responder #40 em: 16 de Junho de 2015, 21:15 pm »
Mas ninguém compra capas da renault quando pode ter ca fora iguais a metade do preço. E sim há capas para várias rectificações.

Offline pedro1987

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • DCI 105 | RS172
  • Garagem : MEGANE II CLIO II
« Responder #41 em: 16 de Junho de 2015, 21:31 pm »
Ja tou a ficar com medo. O meu vai com 150 mil
come antes uma peça de fruta que te faz melhor rapaz!!

Offline Bruno110

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #42 em: 16 de Junho de 2015, 21:56 pm »
À capas melhores que as de origem ca fora atenção.
E existe de retificação até 0,60, mas essas já são de qualidade inferior as de origem. Até 0,50 arranja-se das boas.

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #43 em: 16 de Junho de 2015, 22:14 pm »
*Há
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Bruno110

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #44 em: 16 de Junho de 2015, 22:18 pm »
 :embarrassed: