Eu tenho andado um pouco afastado aqui do forum mas como desta vez me tocou a mim venho cá também deixar o testemunho.
Pois é, sou o (in)feliz proprietário desta Megane. Como já foi dito as revisões eram feitas a tempo e horas com óleo de qualidade, ou seja, de 10 em 10 mil e com ELF 5w40 como a marca manda para este motor, acho que os intervalos recomendados até são de 15mil mas esta desde que está na minha mão sempre os fez aos 10mil ou 1ano. Neste momento tem cerca de 170mil Km.
Quanto ao problema em si e para ajudar alguma coisa a quem o venha a ter, começou por soluçar e uma pequena batida no motor, sendo que o solução não era continuo, soluçava um bocado e voltava a ficar "bom", depois voltava a soluçar. Como isto começou nas mãos da mulher (sempre elas....

) fez num dia em pequenas voltas na cidade entre 2 a 5Km e no dia seguinte ainda fez cerca de 20Km de estrada (ida e volta de Portimão a Lagoa) aà à chegada a casa já se notava bastante mais batida no motor, fumo branco e soluçava já de forma continua.
Ainda na esperança de poder ser qualquer coisa "pequena" e não justificar pagar reboque para a mandar para a Caçoilauto fui então consultar uma oficina a 50m de casa até onde a carrinha ainda foi a andar por ela mas já a falhar e a fazer muito fumo mesmo (nada de luzes no painel nem mensagem de erro no CB). O individuo de ouvido dizia que não lhe parecia nada capas, que a batida era mais cá de cima. Deixei a carrinha pedindo que fizesse o diagnostico para orçamentar.
No dia seguinte diz-me então que o mal era o injector do 4º cilindro (vai-se a ver é o 1º cilindro e não o 4º, era só mais uma coisa que ele não sabia sobre estes motores). Perguntei o que tinha feito para chegar a essa conclusão ao que me responde que foi desligando os injectores e ao desligar os outros a carrinha ia abaixo mas ao desligar aquele não fazia diferença nenhuma, ou seja, continuava a falhar estivesse o injector ligado ou não, e também porque aparecia no computador de bordo o erro de verificar injecção e luz de serviço acessa.
Pois aqui é que a coisa não me começou a parecer bem, não só porque não me parecia um teste muito fidedigno, com isto ele só sabia que o problema estava no 4º (ou mais correctamente 1º) cilindro, mas não conseguia saber se era injector ou outra coisa qualquer (tipo uma capa de biela, por exemplo...) e mais ainda porque a mensagem de verificar injecção no CB destes carros aparece por tudo e por nada ainda pra mais depois de ter andado a desligar injectores, seria normal que acendesse. Lá lhe pedi que diagnosticasse a coisa melhor e me desse então preços para o que ele achasse que era necessário fazer.
Dia seguinte, dignostico final eram afinal 2 injectores, aquele que já tinha falado que estava mesmo morto e o do 3º (ou melhor 2º) cilindro que já não estava também muito bom. Perguntei novamente como chegou a essa conclusão e era o que a maquina dizia (uma maquina de diagnostico genérica, que pouco mais que códigos de erro lhe devia dar) e porque os trocou um com o outro e chegou a essa conclusão.
Isto já não me cheirava nada bem mas ainda pedi então orçamento pra ver o que vinha, e seriam então cerca de 700€ para 2 injectores. Mandei montar tudo, paguei 25/30€ pelo diagnostico, voltei com ela pra casa (50m) e como os seguros tem de servir para alguma coisa, lá tratei de arranjar forma de a mandar para onde tenho absoluta confiança no trabalho que é feito.
Aà está ela já de motor aberto e as suspeitas iniciais a confirmarem-se, ou seja, nada de injectores mas sim capa de biela.
Moral da história, qualquer soluço acompanhado de batida no motor, por pequena que vos pareça, parem e chamem o reboque para evitar estragos maiores. Podem ter a sorte de ser só as capas e rectificar a cambota por estar riscada. No meu caso, vai tudo novo que é pra aprender... Pra próxima não invento...