Tenho Ford C-Max 1.6 TDCi 109cv - ano 2008 que anda (de novo!) com um sintoma de motor a falhar e mesmo a desligar e o filtro de combustÃvel completamente atolado. Tem sido sempre assistido em representantes da marca.Por volta dos 53/54.xxx começaram os 1ºs sintomas. Aguentou até aos 60.000kms, na revisão programada trocaram o filtro e ficou boa.Por volta dos 76.xxx kms voltaram os sintomas, trocado o filtro aos 77.xxxkms, ficou boa.Por volta dos 85.xxx kms voltaram os sintomas, limpo o deposito e trocado o filtro aos 86.xxxkms, ficou boa.Por volta dos 91/92.xxx kms (agora) voltaram os sintomas...O carro está na oficina de um concessionário. Em testes, nem precisaram de ir à estrada com ela, meteram-na à s 3500rpm e o motor falhou logo. Erros no computador, diz logo que é falta de combustÃvel. Testaram com outro filtro usado, mas em condições, deixou de dar esse erro e o carro ficou impecável.O(s) mecânico(s) não faz(em) ideia do que seja, que nunca viu(viram) nada daquilo. Pelo menos em filtros com tão poucos kms (cerca de 6.xxx kms). Um deles tem uma C igual, que tem cerca de 120.000 kms e que lhe vai pôr agora o 2º filtro. (coincide com a manutenção programada da Ford). Duas teorias que ele avançou:- Depósitos do posto onde costumo abastecer estarem mesmo muito sujos (apesar de ser regular o abastecimento nesse posto (+-90%), penso não ponderar isso, parto do principio que se estivesse mesmo muito mau, outros já teriam tido o mesmo problema...)- Alguma reacção quÃmica entre os aditivos do combustÃvel e o liquido do FAP. (faz algum sentido... )Aquilo à vista parece serradura misturada com gasóleo, ao tacto dá mesmo a sensação de serradura, mas depois (ao esfregar os dedos um no outro) "desfaz-se" não se sentindo "nada" entre os dedos. Conclusão, vão limpar de novo o depósito, filtro novo e vou passar a abastecer noutras bombas e esperar para ver... :?Alguém tem conhecimento de algo igual ou parecido?
E quais eram as causas? De referir que esta CMAX nunca levou combustÃveis de marca branca, e o posto de combustÃvel habitualmente utilizado é bastante concorrido...