Autor Tópico: Megane III ST ou Laguna III Break  (Lida 6854 vezes)

Offline MarioCosta

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Fafe
Megane III ST ou Laguna III Break
« em: 31 de Julho de 2015, 00:16 am »
Olá a todos

Ando à procura de uma carrinha, dado a família ter aumentado. Tanto eu como a minha esposa gostamos da Megane III ST, 1.5dCi 110cv, por isso tenho andado atento a esse modelo.
Pelo que pesquisei, tem um motor fiável e económico, que é o que preciso.

No entanto, hoje num stand, "apresentaram-me" outra opção, que eu não desgostei de todo: uma Laguna III Break 2.0 dCi Dynamique S 150cv, de 2008.
Não sabia nada deste motor, mas pelo que já andei a ver, é tão ou mais fiável que os novos 1.5, tirando o facto de gastar um pouco mais (ainda por cima, esta tem jante 18).

A questão é que esta Laguna tem 175.000 kms, e eu tive uma má experiência com o meu carro anterior, que comprei com 180.000, por isso agora tenho receio de comprar com tantos kms.

Agora fiquei na dúvida, dado os preços serem similares.

Devo comprar uma Megane III ST, que é mais recente, mais económica e ainda se arranjam com (relativamente) poucos kms?
Ou esta Laguna que, apesar de ser mais antiga, menos económica, e ter mais kms, mas é de gama superior?

Qual a vossa opinião sobre estes modelos?

Obrigado,

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Megane III ST ou Laguna III Break
« Responder #1 em: 31 de Julho de 2015, 10:45 am »
Eu, pessoalmente optaria sempre pela opção mais recente, mesmo sendo da gama abaixo...

Esteticamente as duas carrinhas são bonitas, mas certamente que os consumos são bem diferentes e as manutenções também o deverão ser...

Feedback de um colega meu que tem uma Laguna 2.0dCi de 2006, que me disse que faz as revisões de 15 em 15000kms?! Tão pouco tempo/kms entre revisões?!

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #2 em: 31 de Julho de 2015, 20:57 pm »
15000 kms entre revisões é pouco tempo? ok...
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #3 em: 01 de Agosto de 2015, 00:16 am »
E se eu quisesse fazer as revisões a cada 10.000 km?
Chateio alguém por isso?
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Xmarine

• Visitante
« Responder #4 em: 01 de Agosto de 2015, 00:38 am »
Laguna, sem dúvida. Levas mais carro pelo mesmo dinheiro...
Isso do carro ser mais antigo ou mais recente...LOL
Por essa ordem de ideias, um M5 E60 com 10 anos é pior carro que um laguna 3 2.0dci novo... e custam +- o mesmo... LOL

Sent from my german saloon car with a blow up turbocharger

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #5 em: 01 de Agosto de 2015, 01:19 am »
Laguna sem sombra de dúvida.
Um 2.0dCi com 175.000km? Ainda está na rodagem.
Confirma é se são reais na marca que sei de muitos stands aqui na zona de Felgueiras/Fafe/Guimarães/Amarante que dão um desbaste aos kms dos carros mais procurados que nem é bom (como muitos por esse pais fora com certeza fazem, diga-se de passagem).
Se forem reais e a manutenção do Laguna tiver sido e continuar a ser cumprida, tens carro para duplicar ou triplicar esse número de kms sem grandes problemas.
Os pneus para a jante 18 será a única grande diferença de custo, já que uns pneus bons para isso para isso (225/45R18 salvo erro) deixam a carteira muito mais vazia que por pneus equivalentes num Megane.
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline pjrcampos

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
« Responder #6 em: 01 de Agosto de 2015, 10:08 am »
Sou suspeito, mas laguna, sem dúvida. É um carro excelente.

Quanto às revisões, eu na minha faço na minha de 10000 em 10000. No limite, 15000. Apesar de supostamente ser ao 30000. Chamem-me doido, mas eu prefiro assim. Acho excessivo 30000...

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
« Responder #7 em: 01 de Agosto de 2015, 11:01 am »
Olá MarioCosta, não lhe vou aconselhar nem uma nem outra. Verifique os equipamentos de segurança de cada uma, os preços de pneus, os consumos e não se esqueça que a manutenção da laguna é mais cara. Além disso qualquer carro, por muito bom que seja, a partir de determinados km começa a exigir determinadas manutenções. Discos e pastilhas, embraiagem, distribuição, amortecedores, bombas. Quanto mais km tiver pior. A não ser que a laguna já tenha a maior parte dessas manutenções feitas e como tal esteja pronta para muitos km sem problemas.
Tenho uma Megane e gosto do carro mas ser fosse hoje não sei ser comprava a carrinha, comprava o carro. Menor consumo, mais barato e na hora de levar muita bagagem, coisa que necessito 3 a 4 vezes por ano, não é nada que uma mala própria por cima do tejadilho não resolva.

Enviado do telemóvel

Offline JoãoRF

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oeiras
« Responder #8 em: 01 de Agosto de 2015, 22:48 pm »
Boas, o meu contributo não é para dizer qual o melhor, pois apenas posso dar opinião concreta em relação à laguna. Exelente conforto, boa condução, a minha com quatro anos ainda não deu problemas. Unico reparo o consumo um pouco alto média de 8. Atenção diferença no valor do iuc e consumo.

Offline MarioCosta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 02 de Agosto de 2015, 00:42 am »

Obrigado a todos pelas repostas.

Coloquei esta questão mais pelo que o rui.costa acabou por dizer. Ou seja, quando destaquei a diferença de anos entre estas carrinhas, não me estava a referir, obviamente, a qual seria melhor ou pior. Mas sim, à despesa que se começa a ter a partir de certa idade e kilometragem. As peças de desgaste, os barulhos parasitas, etc.

Eu preciso de um carro que me permita ter o mínimo de despesas nos próximos anos. Não como o último carro que tive que, passados 2 anos de o ter comprado levou motor e turbo rectificados e embraiagem (com bimassa) nova. Façam as contas e já têm um ideia de quanto gastei....

Não sou muito adepto de velocidade; só não gosto de ficar mal numa ultrapassagem. Dou mais importância a ser económico. Sou pai recente, por isso preciso de uma carrinha com espaço suficiente para o carrinho de bébé e mais umas quantas tralhas.

Portanto, a Laguna é mais espaçosa sim. Mais potente sim.
Por outro lado, a Megane seria mais económica, e o espaço parece-me ser suficiente.... Não vou andar a fazer rally, faço cerca de 50kms por dia em percurso misto, mas mais urbano. AE poucas vezes.

Agora, se me aparecesse uma Laguna com poucos kms... :P

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #10 em: 02 de Agosto de 2015, 01:20 am »
Aqui acabaste de referir um ponto importante que não referiste anteriormente: fazes percursos maioritariamente urbanos.
Aqui a Laguna mostra os pontos negativos:
Estradas urbanas, cheias de buracos e lombas e jantes 18 não combinam: pneus furam mais facilmente, as jantes podem partir mais facilmente, é menos confortável, ...
Consumos: Se a minha Scenic fazia facilmente 9l/100km a andar só em cidade (e chegava muito rapidamente a 2 dígitos com AC ligado) essa Laguna não deve ficar muito longe disso a andar sempre em cidade.

Aqui mudo a minha opinião e digo-te: A Megane, se for de 90cv com caixa de 5 velocidades, é perfeita para o que queres. Se for de 110cv com caixa de 6 também dá, mas estás a pagar mais por potência e caixa com mais velocidades às quais só vais dar uso algumas vezes ao ano e não te compensa.

Na tua situação eu ia para uma Megane com o 1.5dCi de 90cv e se possível com jante 16. Assim tens carro mais que suficiente para a cidade, com consumos baixos (algures na casa dos 5 ou 6l/100), e, com jante 16, os pneus devem ser (digo sem saber a medida dos pneus ou preços) mais baratos e tens mais conforto a conduzir.

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
« Responder #11 em: 02 de Agosto de 2015, 11:58 am »
MarioCampos, uma pergunta, quantos km's faz por ano?

Compensa-lhe comprar a gasóleo? Eu tenho uma Megane 1.4TCE de 130CV e estou bastante satisfeito.
Entretanto a Renault já não comercializa com este motor, lançou um motor 1.2TCE com 120CV, com menores emissões e que paga menos imposto que a minha.

Penso que agora já têm uma 1.2TCE com 130CV e que mantém as emissões abaixo da 1.4TCE com a mesma potência mantendo um imposto inferior.

Claro que se fizer muitos km's terá de ser sempre gasóleo ou gpl.

Offline MarioCosta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 02 de Agosto de 2015, 12:23 pm »
 Mário Costa :)

rui.costa
Faço uma média de 20.000 kms por ano. Penso que a gasóleo para mim continua a ser a melhor opção.

thegt4man
Sendo aqui a zona deves entender melhor os meus percursos:
Todos os dias Fafe-Guimarães, Guimarães-Fafe (às vezes mais de uma vez por dia), mais os percursos urbanos das duas.
Ocasionalmente, viagens a Penafiel, Viana do Castelo, Porto ou outras cidades por AE. (Sou fotógrafo como 2º emprego, daí fazer algumas viagens em AE para esses trabalhos).

Fico um pouco reticente quanto à versão de 90cv... Tipo, "só" 90cv? Estaria mais inclinado para a versão de 110cv...

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #13 em: 02 de Agosto de 2015, 12:54 pm »
Tendo em conta os consumos da Laguna não sei se gastará o mesmo que um Megane TCE. No entanto para mim apostava na Megane ST 1.6 dci, anda bem e gasta pouco. O 1.5 de 110cvs acho pastelão para o que gasta.

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #14 em: 02 de Agosto de 2015, 13:38 pm »
O de 90 cv é melhor se andares sempre dentro dos limites e fizeres a grande maioria dos kms nos percursos do dia-a-dia.
Se quiseres andar "à vontade" em AE e na via rápida Fafe«--»Guimarães, o de 110cv é melhor, mas tens o ponto negativo de consumos que vão ser mais altos em cidade (não é muita a diferença, mas conhecendo as cidades sei que aumentam).
O 1.6dCi seria bom, mas já deve ser difícil encontrar um no mesmo estado pelo mesmo preço.