Renault 14
O Renault 14 foi uma pequena famÃlia carro produzido pelo fabricante francês Renault entre 1976 e 1983.
Caracterizando a roda dianteira unidade, o R14 foi desenvolvido como um concorrente no segmento dos pequenos familiares carro, que havia sido aberto pela Volkswagen Golf. Inicialmente, os 14 estava disponÃvel em L e TL caimento nÃveis, com um 1.2 L único overhead camshaft motor proveniente da Peugeot. O desenho foi geralmente bem elaborada e prática com um espaço interior grande ponto de venda.
Coisas que saia de um mau começo com uma desastrosa campanha publicitária que, comparado a 14 para o formato de uma pêra. Uma visualização em Paris' Centro Pompidou como uma carroçaria nua ela fez pouco para ganhar clientes. O carro seria mais tarde uma reputação de corrosão prematura organismo que viram os 14 a ser montada como a "pêra podre" pelo automobilismo prima. Em França, "La poire" (literalmente: "a pêra") ainda se refere ao 14.
Renault depois tentou melhorar o carro do recurso interposto por ele com melhor equipamento relançamento nÃveis, mas o dano foi feito e executar a produção durante 1983 terminou com cerca de um milhão de unidades vendidas ao longo de um perÃodo de pouco menos de sete anos. O 14 é agora uma visão rara nas estradas da Europa, mesmo no seu paÃs natal, a França, onde eles têm tendência a durar mais tempo do que noutras regiões, sobretudo devido à fácil disponibilidade partes através da extensa rede de concessionários.
Seus sucessores conjunta, a 9 / 11 apareceu em 1982 e no inÃcio dos anos 1983, respectivamente.
Cronograma
• 1976 - R14 lançado, com motor de 1,2 litro em todos os modelos.
• 1979 - TS especificação lançado com motor de 1,2 litro. L R14 e R14 TL rebadged R14 e R14 GTL.
• 1980 - Novo motor de 1,4 litro para o R14 TS e novo LS especificação.
• 1982 - GTL especificação dar um novo motor de 1,4 litro (diferente da unidade de 1.4 na TS e LS).
• 1983 - Produção do R14 termina, o carro é substituÃda pela Renault 9 / 11