Renault 6
A Renault 6 foi um subcompacto automĂłvel produzido pelo fabricante francĂŞs Renault entre 1968 e 1980.
A Renault 6 foi lançada no Paris Motor Show 1968, e foi destinada a ser uma alternativa para o segmento Renault 4 que iria concorrer com o Citroën Ami 6 e recentemente lançou o Citroën Dyane. O R6 a R4 plataforma utilizada, bem como o seu motor de 845cc e foi tecnicamente quase idêntica, mas o seu corpo hatchback foi consideravelmente mais moderno e semelhante ao Renault 16.
Nos seus primeiros dois anos de produção, a R6 foi criticado pela imprensa para o R4-motor derivado da falta de poder no pesado R6. No entanto, uma nova versĂŁo do R6 utilizando o motor de 1,1 litro CLEON (um motor utilizado na Renault 8 desde 1962) foi revelado no Paris Motor Show 1970 e foi amplamente considerado como uma grande melhoria. O novo carro tambĂ©m tinham nĂveis mais elevados equipamentos bem como uma nova caixa de velocidades, sistema de arrefecimento e freio dianteiro disco. Para o mercado espanhol da R6 foi disponibilizado com um motor de 956 cc, devido aos veĂculos com mais de 1040 cc a ser tributáveis no âmbito fiscal espanhol regulamentos. Em 1974, o R6 foi renovada com farĂłis retangulares, novas luzes traseiras, uma grelha de plástico preto, e os novos pára-choques. A frente tambĂ©m luzes indicadoras de deslocados entre os pára-choques e os farĂłis para o pára-choques em si.
Produção e vendas em França e na maior parte da Europa terminou em 1980, na Espanha e Argentina, mas o carro ainda era produzida e vendida até 1986.