Renault Dauphine
A Renault Dauphine foi um automóvel produzido pelo fabricante francês Renault 1956-1962. A versão luxo, badged como a Renault Ondine foi vendido a partir de 1960 a 1962.
O Dauphine foi lançado em 1956 para substituir o grande sucesso Renault 4CV. Tal como o 4CV, o Dauphine utilizada uma única concha monocoque corpo. Foi um quatro portas sedan desenho como foi o 4CV (mas faltava a retaguarda-charneira "portas suicidas" do 4CV). Foi também mais pesado e 12 centÃmetros mais longo que o seu antecessor, mas usou o mesmo motor, embora uma versão aumentada em tamanho e potência de 760 cc a 845 cc e 19 cv a 32 cv (14 a 24 kW) (o Dauphine foi infamously lento : Road & Track revista mediu o Dauphine 0-60 mph aceleração do tempo, 32 segundos). O Dauphine foi originalmente destinado a ser chamado o Corvette, mas foi alterado para Dauphine (a forma feminina do tÃtulo de Dauphin feudal francês) para evitar confusão com o recém-lançado Chevrolet Corvette.
Duas edições limitadas do Dauphine sintonizados para obter mais potência do motor foram lançados durante a sua vida: em primeiro lugar, a Renault desempenho guru Amédée Gordini (que mais tarde foi o de produzir versões de alto desempenho da Renault 8, Renault 15 Renault 12 e entre outros) de engenharia uma versão do Dauphine sintonizada a 37 hp (27,2 kW), que foi vendido como o Dauphine Gordini. Além disso, o final de executar Dauphines, uma edição limitada de 1000, chamado de 1093, foram similarmente sintonizado a 55 cv (41 kW) e apresentou um gêmeo barril carburador, retaguarda pista varas, cinco velocidades transmissão manual e tacômetro, e teve um inÃcio velocidade de 140 km / h. O 1093 foi apenas disponÃvel na cor branca com duas listras azul estabelece cada lado. Uma versão de luxo do Dauphine chamado de Ondine foi vendido durante os últimos dois anos da sua produção correr.
Uma versão do Dauphine Gordini, chamado simplesmente o Renault Gordini, foi fabricado no Brasil sob licença da Willys-Overland.
Entre as muitas opções disponÃveis para o aftermarket Dauphine superalimentador foram concebidos por uma empresa americana Judson Investigação & Mfg Co, vendido em 1958 para E.U. $ 165, e concebido para ser instalado em cerca de duas horas, sem qualquer quadro ou organismo modificações.
O Dauphine do legado é algo dominado por ambas as infamously seu mau desempenho, bem como a sua fiabilidade pobre: em muitos mercados (em particular os Estados Unidos e Reino Unido), o carro se tornou famoso por problemas mecânicos e ferrugem questões. Em 2002, a auto entusiastas' site Car Talk votaram a Dauphine a 9. Pior Carro do Milênio, chamando-lhe "verdadeiramente livre até o processo de engenharia". No entanto, continua a ser popular como um antigo / clássico carro, particularmente na Europa.