Parece que a Autoridade Ambiental Norte-Americana EPA , emitiu uma recomendação à Volkswagen para que recolha mais de 480 mil automóveis com motor TDI de quatro cilindros. Entretanto está a proibida a comercialização do 2.0 TDI nos states.
Qualidade alemã!!
http://economico.sapo.pt/noticias/volkswagen-das-problem-custa-13-mil-milhoes-em-bolsa_229459.html
Bem o que é que a qualidade alemã tem a ver para o caso? Ou achas que os outros fabricantes devem cumprir tudo à risca. Se o regulador europeu tiver coragem e investigar o trio francês se calhar acaba-se por saber que a VW não era a única. Atenção que não falamos de CO2. O que está em causa são as partÃculas NOx que são cancerÃgenas. E no carro que foi testado emitia até 40x mais que o limite pela lei americana e 35x mais que o limite europeu.
Não estou satisfeito com a situação, nem os meus colegas. Inclusive o sindicato(que faz parte da administração ) também não.
Soube a uma hora que o Winterkorn já rescindiu e outra coisa não seria de esperar(já sabia ontem...). Não se pode ter alguém à frente de uma empresa que admitiu uma falcatrua de 11 milhões de carros e especula-se uma multa de mais 40 mil milhões de euros.
Espero agora que após isto se dê uma viragem na polÃtica da empresa. Que não seja tudo pelo lucro. Há que ter bom senso e tentar recuperar alguma a marca no mercado americano, se for possÃvel claro.
Mas também que se leve a apostar mais em motores a gasolina, Lpg, gás natural ou até hÃbridos. Este último tive oportunidade de andar num GTE e é simplesmente brutal. É um prius com um design muito mais bonito e normal mas também com mais potência.
Isto porque o diesel está a ficar cada vez
mais caro as marcas. É verdade que se vende muito, mas também é verdade que se gasta muito dinheiro em manter estes motores verdes.
Por fim, e para mim mais preocupante os trabalhadores. Já é sabido que a eles lá em cima nunca lhes corre mal. Aconteça o que acontecer saem sempre de bolsos cheios da empresa. A nós vulgos braços de força, já não é bem assim. Espero que não haja necessidade de mandar pessoas para a rua porque não é bom para nada. Nem para a Europa nem para Portugal. Sim porque a VW tem 600.000 trabalhadores directos, indirectos bem podemos duplicar este número. Em Portugal são cerca de 3000 directos e 11.000 indirectos. Agora imaginem se começarem a falar que se precisa de fechar fábricas... Tem tudo para correr mal para a economia e paÃses.
Resta-me dizer que é verdade que infringiram a lei e que devem ser punidos por isso. Mas não nos devemos rir da situação, quando toda a economia europeia/moeda euro pode ruir com isso. Inclusive quando é possÃvel que outros construtores façam os mesmo.