Autor Tópico: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...  (Lida 112064 vezes)

Offline aacc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4991
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #151 em: 10 de Novembro de 2015, 18:41 pm »
É melhor meterem um sistema de senhas tipo Segurança Social nos stands, pois acho que vão lá cair muitos  :laugh: :laugh: :laugh:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline aacc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018

Xmarine

  • Visitante
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #153 em: 16 de Novembro de 2015, 13:03 pm »
Só não percebo é o que é que o CO2 tem a ver com o caso...LOL

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #154 em: 16 de Novembro de 2015, 13:35 pm »
O CO2 tem tudo a ver com o caso, pois implica com questões fiscais e ambientais (taxas, IUC, etc...) que foram, incorrectamente, atribuídos aos veículos adulterados!

Xmarine

  • Visitante
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #155 em: 16 de Novembro de 2015, 14:56 pm »
Então mas não foi o funcionamento da EGR que foi adulterado? O que é que isso tem a ver com o CO2?

:laugh: :laugh: :laugh:

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #156 em: 16 de Novembro de 2015, 15:49 pm »
Não, não foi o funcionamento da EGR que foi adulterado! O que foi adulterado foi o software que processa todas as informações dadas por vários sensores instalados nas viaturas... e isso influencia, não só a quantidade de NOX libertada mas também o CO2 e todos os outros gases que possam ser libertados através dos gases de escape!
O que está em causa não é a segurança das viaturas nem o seu funcionamento, mas sim uma fraude fiscal e ambiental e tudo o que isso implica, desde os benefícios fiscais dados aos fabricantes automóveis por (supostamente) produzirem veículos menos poluentes, até aos impostos pagos pelos consumidores finais (como o IUC)!

Xmarine

  • Visitante
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #157 em: 16 de Novembro de 2015, 15:54 pm »
Estás errado.... lol

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #158 em: 16 de Novembro de 2015, 18:12 pm »
Pelas notícias reveladas, a própria Volkswagen já admitiu que, através de software manipulado, também as emissões de CO2 e consumo de combustível eram "marteladas" nos testes, com valores mais baixos que os reais -se o software funcionava "restringindo" as performances do motor quando o carro detetava estar em modo de testes, sendo assim normal que também os consumos e consequentemente a emissão de CO2 sejam menores. E mais: veio admiti-lo noutras motorizações que não o 2.0 tdi no centro da polémica.
Como o Apocalypse referiu, isto configura fraude fiscal e ambiental - sim, porque uma componente do IA (em Portugal é assim, no resto da Europa não deve ser muito diferente) é paga em função das emissões de CO2 homologadas - e uma parte do imposto não está a ser paga, em virtude deste esquema. Mais, isto revela concorrência desleal, pois assim os carros podem ser vendidos ao consumidor final por um valor mais baixo (ao evitar parte dos impostos), comparativamente com outros de outras marcas que não recorram a estes esquemas.
Para além disso, enquanto consumidor, um dos fatores de escolha decisivo para a escolha de um modelo do construtor A vs B pode ser o consumo médio - e assim, configurar um caso de fraude, pois existe uma estratégia deliberada por parte do fabricante para "enganar" o comprador.
Acho que isto ainda vai fazer correr muita tinta...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline aacc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #159 em: 16 de Novembro de 2015, 18:39 pm »
e no meio dos onze milhões de compradores, com certeza pelo menos alguns talvez não poucos, estariam verdadeiramente convencidos que estavam a contribuir para a preservação do meio ambiente, realidade essa bem cara para alguns membros deste forum

Offline Renault5TL

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 47
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #160 em: 17 de Novembro de 2015, 00:25 am »
O carga fiscal incide (em alguns paises) nos niveis de CO2. Os valores adulterados eram relativos a NOX.

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #161 em: 17 de Novembro de 2015, 08:59 am »
Aí é que está: segundo algumas das últimas notícias, também os níveis de CO2 seriam adulterados - isto admitido pela VW, e não apenas no motor 2.0 tdi.
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #162 em: 17 de Novembro de 2015, 10:04 am »
Exactamente... os consumos estão adulterados, logo, os gases de escape também estão, tanto em veículos a diesel como a gasolina (já admitido pela VW)!
Naturalmente, o NOx e o CO2 têm um maior impacto porque são os principais responsáveis pela poluição ambiental e são prejudiciais à saúde!
O NOx são as moléculas mais nocivas para a saúde mas também impedem, por exemplo, a fotossíntese... enquanto que o CO2 é o principal causador do efeito de estufa, que leva ao aquecimento global!
Assim sendo, o que está em causa é a fraude fiscal e ambiental e, em último caso, de abuso de confiança ou burla perante os clientes (que podem recorrer aos meios legais para exigirem os seus direitos)!
A VW já informou os países afectados que assumirá todos os encargos que resultem das "actualizações" fiscais relativas a todas as viaturas adulteradas, pois naturalmente não podem ser os clientes a suportarem esses custos... e eles são espertos o suficiente para quererem evitar milhões de processos, ficaria-lhes muito mais caro!

Offline aacc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Escândalo das Emissões do grupo VAG. E já agora de mais uns quantos...
« Responder #164 em: 23 de Novembro de 2015, 22:04 pm »
Olha passei no site e o meu não está incluido...