O Diesel não é mais poluente que a gasolina. 1.º o diesel produz mais emissões por litro consumido, mas como os veÃculos a gasolina têm um consumo superior para fazer o mesmo trabalho, as emissões andam ela por ela. Se bem que andamos a comparar emissões de particulas diferentes.
PS: A meu ver o ideal são os veiculos de motriz unicamente eléctrica, com uma bateria de baixa capacidade e para assegurar um maior raio de acção, ter um motor termico pequeno apenas para servir de gerador de electricidade que trabalhava quando era necessário carregar a bateria.Assim esse motor trabalharia sempre a uma rotação especifica que seria onde tivesse maior rendimento de forma a produzir o maximo de electricidade ao mais baixo consumo de combustÃvel.
... Ah pois isso já não interessa, depois o que irÃamos fazer ao excedente da torre de refinação...
Quanto à história das FAP, ainda se vai demonstrar que é um erro o uso desta tecnologia. O FAP não elimina a porcaria que lá fica retida... através da sua queima torna-a ainda mais pequena. O problema está no tamanho das partÃculas pois quanto mais pequenas são, pior é para nós pois os nossos pulmões deixam de as conseguir filtrar e passa tudo directamente para o sangue. Ah pois...