Renault 4CV
A Renault 4CV foi um automóvel produzido pelo fabricante francês Renault de 1946 a 1961. Um econômica "carro do povo" inspirado pela Volkswagen Beetle, ele foi o primeiro carro francês a vender mais de um milhão.
O 4CV foi originalmente concebido e desenhado pela Renault engenheiros dissimuladamente durante a ocupação alemã na França durante a II Guerra Mundial, quando o fabricante estava sob ordens rÃgidas para conceber e produzir apenas comerciais e veÃculos militares. Uma equipe liderada pelo design Fernand Picard, Charles-Edmond Serre e Jean-Auguste Riolfo vislumbrou um pequeno, econômico carro (semelhante ao Fusca) adequado para o ano economicamente difÃcil que inevitavelmente seguir à guerra. O primeiro protótipo foi concluÃdo em 1942 e mais dois protótipos foram produzidos nos três anos seguintes, com o 4CV finalmente apresentado ao público e mÃdia, no Paris Motor Show 1946.
Pelo 4CV do lançamento, que foi apelidado de "La motte de beurre" (o pedaço de manteiga), devido à combinação da sua forma eo facto de muitos primeiros modelos foram pintados com areia de cor amarela exército alemão excedente tintas destinadas ao Afrika Korps . O 4CV foi alimentado por um motor de 748 cc produzir 17 cv, que foi acoplado a uma transmissão manual três velocidades. Apesar de um perÃodo inicial de incerteza e de vendas devido ao mau estado de devastado a economia francesa, a 4CV tinham vendido 37.000 unidades até meados de 1949 e foi o carro mais popular na França. O carro permaneceu em produção por mais de uma década depois, foi destinada a ser substituÃda pela Renault Dauphine, lançado em 1956, mas o 4CV, de facto, se manteve em produção até 1961, apenas um ano mais cedo do que o mais caro Dauphine foi interrompido. No evento, foi substituÃda pela Renault 4, que utilizou o mesmo motor eo nome que o 4CV e vendido para um preço semelhante.
1.105.547 carros foram produzidos; 4CV o francês se tornou o primeiro carro para vender mais de um milhão.
O 4CV foi modificada facilmente e foi amplamente utilizada como um carro de corrida, ganhar tanto o Le Mans 24 Horas e do Mille Miglia. A primeira colaboração entre a empresa ea Renault Alpine, uma parceria que iria para ganhar o World Rally Championship com o lendário Alpine A-110 em anos posteriores, foi o Alpine A-106 que foi baseado no 4CV.