Renault 16
O Renault 16 foi um carro executivo produzido pela fabricante francês Renault entre 1965 e 1980 em Sandouville, Le Havre, França.
O R16 foi eleito Carro do Ano Europeu por um conselho de jornalistas automobilismo europeu em 1966. Mais de 1.845.959 R16s foram produzidos durante o modelo da vida.
No Outono de 1965, a Renault lançou um do mundo o primeiro hatchbacks - um meio caminho entre a mover uma berlina e Kombi bodystyle que acabaria por se tornar o mais popular carro bodystyle no mundo.
Vendeu bem na maior parte da Europa, ganhando elogios por seu interior espaçoso e confortável. Os equipamentos tambĂ©m foram elevados nĂveis de preço. Inicialmente, o Renault R16 vendido com apenas um motor a gasolina de 1,4 L GL especificação e, depois, seguiu a 1,6 L TS que poderia top 100 mph. O modelo topo de linha era o TX, que foi lançado em 1973 e tiveram uma transmissĂŁo manual de 5 velocidades. Equipamentos incluĂdos poder janelas e porta central bloqueio, caracterĂsticas anteriormente desconhecidos da famĂlia automĂłveis na Europa.
A produção da Renault 16 durou atĂ© 1980, quando foi finalmente substituĂdo pelo menos ĂŞxito Renault 20. Ainda por esta fase, quando era quase 15 anos de idade, o Renault 16 foi ainda um dos mais populares e altamente cotados famĂlia carros Ă venda na Europa. Atual Renault styling chefe Patrick le Quement fez nenhum segredo a sua admiração pelo R16 - e incorporou uma sutil homenagem a seu "pássaro-bico" na grelha da empresa concebeu ele olha para muitos dos modelos (Laguna, MĂ©gane, Scenic), que o empresa lançou, na dĂ©cada de 1990.
AtĂ© o momento em que a Renault 16 cessaram a produção mais outros fabricantes europeus tinham pelo menos um hatchback de venda, com a idĂ©ia agora começa a sair, esfregue asiáticos e americanos polĂticos. A mais significativa hatchbacks influenciados pela Renault 16 entre 1965 e 1979 incluem o seguinte: Maxi Austin (1969), Fiat 127 (1971), Peugeot 104 (1972), Volkswagen Golf (1974), Chrysler alpino (1975), Opel Kadett City (1975), Rover SD1 (1976), Ford Fiesta (1977), e da Chrysler Horizon (1977).
Cronograma
• Agosto 1964 - Primeiras fotos oficiais do R16 sĂŁo liberados para a mĂdia.
• 2. De dezembro de 1964 - O primeiro R16 Ă© concluĂda na fábrica de Sandouville, perto de Le Havre, uma instalação construĂda para o efeito-R16.
• 5 de janeiro de 1965 - A Renault 16 é introduzido ao mundo e à imprensa, em uma apresentação sobre a Côte-d'Azur.
• Abril de 1965 - A R16 é disponibilizada ao público, em duas especificações: Grande e Super Luxo, ambos movidos por um motor 1470cc
• 1967 - Ventilação e aquecimento são ambos melhorados, e é o painel de instrumentos redesenhado. Um automaticamente operadas choke também é disponibilizada.
• 1968 - Os 16 TS, Ă© introduzido. Possui um novo motor de 1565cc, um todo-novo instrumento painel que incluĂa um tacĂ´metro e aferir a temperatura da água, e muitos outros novos recursos, incluindo duas velocidades limpa-vidros traseiro descongelador, passageiro leitura leve, vidros elĂ©ctricos e facultativos.
• 1969 - Os outros modelos R16 obter as rodas e travões da TS. Estornar luzes estão instalados como padrão sobre o TS, colocado sob a lanterna (que são opcionais em outros modelos).
• 1969 - A AT R16, com uma transmissão automática, é introduzido. A AT é efectivamente um Super R16 com algumas funcionalidades do TS.
• 1970 - Frente cintos são instalados em todos os R16s.
• 1971 - A R16 sofre uma ligeira reformulação. Entre as mudanças mais evidentes sĂŁo novos retangular lanterna. O Grande e Super Luxo, sĂŁo substituĂdos pelo L e TL especificações, e uma versĂŁo do TS do motor 1565cc (com o cylinderhead desde o 1470cc) está instalado em ambos. A AT Ă© interrompido e uma transmissĂŁo automática Ă© feita disponĂvel como uma opção em toda a gama R16.
• 1973 - Um modelo de gama alta 16 TX Ă© introduzido no Paris Motor Show, equipado com um motor 1647cc (uma versĂŁo alargada do TS motor) e um cinco-velocidade transmissĂŁo manual. O TX foi distinguido de outros R16s no exterior pelos seus quatro farĂłis retangulares com grandes turno sinais luminosos debaixo. Entre as outras funcionalidades disponĂveis no TX foram Gordini rodas, um spoiler traseiro, um limpador de pára-brisas traseiro, um laminado pára-brisas, cintos automático, vidros elĂ©ctricos, fechadura central e ar condicionado opcional.
• 1974 - A grelha de alumĂnio em L, TL e TS Ă© substituĂdo por um plástico preto grelha.
• 1976 - A transmissĂŁo automática, deixou de estar disponĂvel como uma opção sobre o L, TL e TS, porĂ©m, um modelo TL automática foi lançada.
• 1977 - A L e TS são interrompidas.
• 1978 - Reverse luzes estão instalados como padrão em todos os modelos.
• 1979 - cintos traseiros de três pontos são feitos padrão em todos os modelos. O TL automática é interrompida.
• janeiro 1980 - R16 produção termina.