Lewis Hamilton vence GP do Mónaco de F1Lewis Hamilton venceu o GP do Mónaco, naquela que é a 44ª vitória da sua carreira na Fórmula 1. Num Grande Prémio cuja partida foi atrás do safety car o piloto da Mercedes manteve sempre a pressão no seu colega de equipa, Nico Rosberg, e quando a equipa percebeu que algo se estaria a passar com o alemão, já que Ricciardo, autor da pole se estava a distanciar facilmente, a Mercedes ordenou que Hamilton passasse para a frente do seu colega de equipa. Depois disso o inglês encetou uma forte perseguição a Ricciardo e aquando das trocas de pneus, tão incertas quanto o tempo que se fazia sentir, e é nesta altura em que a Red Bull comete um erro pois chamou o australiano e não estava preparada quando ele chegou, com Ricciardo a perder o comando para Hamilton. A partir daÃ, e mesmo que Ricciardo tivesse pneus mais duráveis que Hamilton, e com a pressão que exerceu, não foi possÃvel vencer.Hamilton realizou uma aposta muito bem conseguida no facto de, enquanto os seus adversários foram todos à s boxes trocar os pneus de chuva com que iniciaram a corrida pelos intermédios, o inglês da Mercedes arriscou e manteve-se com os pneus de chuva, tentando entrar na janela de duração dos pneus slicks que levou até ao final da corrida. A ideia de colocar ultra macios foi para se diferenciar dos pneumáticos do Red Bull de Ricciardo, pois só dessa forma o poderia passar no Mónaco, mas a Red Bull cometeu o erro e Hamilton ficou com o caminho aberto para vencer.Grande terceiro lugar de Sergio Pérez, fruto de uma tática muito bem conseguida (foi o primeiro a trocar para slicks) e acima de tudo um andamento que imprimiu em pista. já do lado da Ferrari, quase tudo correu mal, começando logo com o abandono de Raikkonen na fase inicial da corrida, na sequência de um erro em que danificou a asa dianteira, que ficou presa debaixo do carro. Sebastian Vettel foi o quarto, à frente de Fernando Alonso, que assegurou o melhor resultado do ano para a McLaren.Vencedor em Espanha, Max Verstappen bateu pela terceira vez neste fim de semana, abandonando na zoan das piscinas, mas antes estava a realizar uma grande recuperação pois saiu das boxes e já estava na zona dos pontos. Nico Hulkenberg foi sexto ao passar Nico Rosberg em cima da linha de meta, culminado aqui uma fim de semana difÃcil para o lÃder do campeonato.Carlos Sainz foi oitavo, na frente de Jenson Button, com os dois McLaren no top 10. Os dois Williams ficaram mal colocados, com Massa em décimo e Valtteri Bottas em 12º. Muito mal a Sauber com os seus dois pilotos a não se entenderem.Classificação1. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 78 laps 1h 59m 29.133s2. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +07.252s3. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +13.825s4. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari +15.846s5. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +85.076s6. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes +92.999s7. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes +93.290s8. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +1 volta9. Jenson Button GBR McLaren-Honda +1volta10. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes +1 volta11. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +1 volta12. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 volta13 Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +2 v14. Pascal Wehrlein GER Manor-Mercedes +2 voltas15 Rio Haryanto INA Manor-Mercedes +2 voltasRtd Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari 51 voltas completasRtd Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 48 voltas completasRtd Max Verstappen NED Red Bull-Renault 34 voltas completasRtd Kevin Magnussen DEN Renault-Renault 32 voltas completasRtd Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari 18 voltas completasRtd Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 10 voltas completasRtd Jolyon Palmer GBR Renault-Renault 7 voltas completas
GP Europa (Baku-Azerbaijão) Vitória fácil de Nico RosbergNico Rosberg venceu com grande facilidade o GP da Europa de Fórmula 1, arrancando da pole, partiu bem, foi ganhando margem e a meio da corrida esta já estava perfeitamente controlada, permanecendo na frente até ao fim. Desta forma, o alemão voltou a abrir margem no campeonato, colocando-a novamente para 24 pontos, já que Lewis Hamilton teve problemas e recuperou apenas de 10º, onde partiu, para o quinto lugar final. No segundo lugar terminou Sebastian Vettel, claramente sem ritmo para o Mercedes de Rosberg, algo que já se tinha percebido desde os treinos livres e qualificação.Este foi um Grande Prémio demasiado fácil para a Mercedes, que só pode lamentar o facto de Lewis Hamilton não ter terminado imediatamente atrás do seu companheiro de equipa. Grande novo pódio para Sergio Pérez e para a Force India, fruto de uma excelente corrida, sempre a um ritmo alto. É certo que beneficiou dos problemas de Hamilton a meio da corrida, quando o inglês se desentendeu com os ‘settings’ corretos do mapa de motor do seu monolugar e perdeu muito tempo em conversas com o seu engenheiro, que não o podia ajudar, porque esse tipo de informação é hoje dia proibida de fornecer, por regulamento.Kimi Raikkonen terminou na quarta posição, não defendendo melhor o terceiro lugar face a Perez, porque sabia que seria penalizado em cinco segundos, por ter passado por cima da linha branca que delimita a linha das boxes. Hamilton terminou apenas em quinto, e ao que parece, teve um problema semelhante a Rosberg durante a corrida, mas enquanto o alemão o resolveu sem que ninguém desse por isso, com Hamilton boa parte da animação da transmissão da corrida foram as conversas que teve com o seu engenheiro via rádio. Valtteri Bottas foi sexto, mas esperava-se mais dos Williams nesta pista. Daniel Ricciardo e Max Verstappen foram 7º e 8º numa corrida em que a Red Bull voltou a errar na estratégia, levando a que o australiano partisse da primeira linha e não fizesse melhor que o sétimo lugar final. Esta não é definitivamente uma pista boa para a Red Bull.Tendo em conta o que fez Perez, Nico Hulkenberg realizou uma corrida apagada. Felipe Massa encerrou o top 10, e tal como o seu companheiro de equipa, esteve apagado. Os dois Toro Rosso ficaram de fora, o mesmo sucedendo com o McLaren-Honda de Fernando Alonso. O outro desistente foi o Manor de Pascal Wehrlein, com problemas de travões. De resto, a corrida foi animada mas só no meio do pelotão, porque na frente não houve ‘conversa’, nos lugares seguintes, Vettel também não deu muitas hipóteses, mas tal como se esperava, houve muitas ultrapassagens, porque com DRS é quase impossÃvel resistir ao carro que segue atrás com o DRS aberto. De resto, relativamente à pista, Vettel disse no pódio que gostou do circuito, mas revelou que é preciso estar ‘bem equipado’ para o fazer a fundo…