Autor TĂłpico: RENAULT 15 E 17 - HISTORIA  (Lida 4508 vezes)

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - sĂŁo paulo - brasil
  • Mensagens: 319
RENAULT 15 E 17 - HISTORIA
« em: 29 de Outubro de 2009, 21:33 pm »
Renault 15 & 17

O Renault 15 Renault e 17 foram duas variações do mesmo carro concebido e construído pelo fabricante francês Renault entre 1971 e 1980. Eles foram efetivamente coupé versões do Renault 12. A principal diferença entre os dois carros foi headlight sua configuração - a 15 tinham dois faróis retangulares que os 17 tinham quatro faróis redondos.

O Renault 15 e 17 foram apresentados no Paris Motor Show, em Outubro de 1971.

O chassis ea maioria dos trens de rolamento veio da Renault 12, enquanto o motor 1565cc 108bhp no mais poderoso R17 e R17 Gordini TS modelos foi obtido a partir do motor da Renault 16 TS. Embora os mecânicos dos carros eram provenientes de outros Renaults, o corpo foi completamente novo; Devido a superstições, o R17 foi vendido como R177, na Itália. O R15 e R17 permaneceu em produção até 1979, quando ambos foram substituídos pelos Renault Fuego.

Cronograma

• Outubro 1971: Apresentação do Renault 17 Renault 15 e duas portas Coupes. O R15 TL teve o motor 1289cc do Renault 12 (nominal 60bhp), enquanto que o TS R15, R17 e R17 TL TS todos tiveram a 1565cc da Renault 16 TS (nominal 90bhp para o TS R15 e R17 TL, e em 108bhp injecção para a R17 TS). O TL R15, R15 e R17 TS TL todos tiveram um 4 velocidades que a R17 TS tinha um 5 velocidades.
• 1973: Tecido sunroof disponível no R17 TL e TS.
• 1974: R17 TS motor atualizado para 1605cc.
• 1975: R17 TS renomeados R17 Gordini.
• Março de 1976: Nova R15 e R17 gamas introduzido como segue: R15 TL, GTL R15, R17 e R17 TS Gordini. O R15 TL / GTL foram mecanicamente idêntico ao anterior TL R15, R17, enquanto o TS e Gordini teve o motor 1647cc do Renault 16 TX.
• 1979: R15/17 produção termina.












A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!