Autor Tópico: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência  (Lida 21522 vezes)

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #30 em: 26 de Dezembro de 2015, 16:30 pm »
rui.costa

Pois, o que relatas do Grande Punto é o que se passa com o Clio III. O Punto MK2 e o Clio II mexem-se muito melhor com os mesmos motores e sao muito mais economicos.


Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #31 em: 26 de Dezembro de 2015, 19:08 pm »
@rui.costa, @alvaro carvalho.

Então mas vocês querem comparar carros do fim dos anos 90/00 com carros que apareceram mais de 10 anos depois?
Nos anos 90 não havia a preocupação com os consumos que há actualmente, nem as normas anti-poluição eram tão apertadas. Quantos de nós não conversávamos com amigos que o 1.2 da Renault ou o 1.25 da Ford e até o 1.2 da Fiat andavam muito bem para a potencia que tinham? Pois mas nessa altura as caixas tinham escalonamento mais curto, os carros pesavam menos 200 a 300 kg e as jantes até eram mais pequenas.
Com o inicio dos anos 2000 veio a lavagem cerebral dos consumos, do diesel, das normas anti-poluição e dos consumos. O peso dos carros aumentou com o aumento de segurança nos carros, e as caixas ficaram mais longas para supostamente baixar os consumos. Alguns motores deixaram-se de vender por não conseguirem cumprir normas de poluição. E agora em vez de se falar das prestações do carros com os amigos, medem-se pilinhas a ver que gasta menos em combustível.  :suicidio: :suicidio: Desculpem-me mas isto é uma estupidez, pois vejo malta completamente obcecada nos consumos e em condução em prol disto. Tenho um colega meu que quase me chamou criminoso por dizer que o meu carro gastava 8 litros de gás. Pois para alem de ser imenso não devia consumir gás pois os motores não foram feitos para isso. Enfim o blá blá do costume de quem não vive, mas também não quer viver bem.

Isto tudo, para dizer que não é justo fazer estas comparações sem ter em conta o que mudou na industria automóvel e até nos clientes neste últimos 10/15 anos.

Offline carvalhovsky

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1243
  • Garagem : Super 5 TL 1987
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #32 em: 26 de Dezembro de 2015, 19:50 pm »
Seja lá qual for a escolha e compra final, o meu familiar vai sempre notar uma diminuição de performance, pois o carro que possui de momento é um Ford Fiesta 4 com o motor 1.25 zetec, que puxa bastante bem.
De momento, depois de ler todas as vossas opiniões (mais uma vez obrigado!), mantenho-me nas duas hipóteses iniciais, o Clio e o Yaris. Se aparecer um Yaris a um preço interessante, avançaremos para aí. Caso contrário, escolhe-se um Clio.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #33 em: 26 de Dezembro de 2015, 19:55 pm »
"profiesta"

Estou totalmente de acordo com o que escreveste, embora a questão do post tenha a sua pertinencia.
Eu limitei-me a falar daquilo que tenho conhecimento. Para isso servem os foruns

É evidente que tambem tenho um Clio de 65cv 1.9D de 2000, que é muito mais agradavel de conduzir que alguns-eu disse alguns- diesel de 90cv atuais.

Desculpa mas não entendi o que querias dizer com a frase seguinte:


...Tenho um colega meu que quase me chamou criminoso por dizer que o meu carro gastava 8 litros de gás. Pois para alem de ser imenso não devia consumir gás pois os motores não foram feitos para isso. Enfim o blá blá do costume de quem não vive, mas também não quer viver bem....
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #34 em: 26 de Dezembro de 2015, 20:02 pm »
O que queria dizer com essa frase é que a Malta hoje em dia vive obcecada com os números dos consumos. E conduzem para isso, mesmo que tenham que andar a empatar na estrada. Porque hoje em dia somos lavados cerebralmente para isso. E a minha frase tinha em conta em isso. Por que ele estava-se a gabar de fazer 3,5 litros ao 100 com um 1.6TDi e eu disse-lhe que conduzia normalmente sem preocupações e que o meu carro andava a volta dos 8 aos 100. Chamou-me louco e como é que podia viver com um carro que gastasse tanto.

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #35 em: 26 de Dezembro de 2015, 20:14 pm »

Seja lá qual for a escolha e compra final, o meu familiar vai sempre notar uma diminuição de performance, pois o carro que possui de momento é um Ford Fiesta 4 com o motor 1.25 zetec, que puxa bastante bem.
De momento, depois de ler todas as vossas opiniões (mais uma vez obrigado!), mantenho-me nas duas hipóteses iniciais, o Clio e o Yaris. Se aparecer um Yaris a um preço interessante, avançaremos para aí. Caso contrário, escolhe-se um Clio.

O meu pai teve um e depois passou para as minhas mãos. Foi entregue a troca do corsa com 210.000 km sem dar um único problema e tinha ainda a embraiagem de origem.
Gosto muito deste modelo, e se pode-se voltava a ter um.

Que versão tem o teu familiar? Quantos quilómetros? É de que ano?


Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #36 em: 26 de Dezembro de 2015, 20:18 pm »
Também apanho alguns obcecados com os consumos. Sempre que digo que o meu clio ronda os 8L/100kms dizem logo que sou maluco e para comprar um diesel. Mas como o Rui diz que se f****, ando muitas vezes a puxar por ele por isso...

Xmarine

  • Visitante
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #37 em: 26 de Dezembro de 2015, 20:26 pm »
Renault turbo... responde a esses gajos que vais comprar um 318tds...


Mal eles sabem que gasta mais diesel que um clio 1.6 gasolina lolololol

Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #38 em: 26 de Dezembro de 2015, 21:25 pm »
Não dá, só gostam de tdi :laugh: :laugh:

Offline carvalhovsky

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1243
  • Garagem : Super 5 TL 1987
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #39 em: 27 de Dezembro de 2015, 14:38 pm »
@profiesta, não sei grande coisa sobre o carro, apenas que é de 1997.
Ainda por cima, tem daqueles conta-quilómetros que só marcam até aos 99.999km, reiniciando a contagem aos 100.000 km. De certeza que já deu a volta, só não sei quantas vezes.

Offline Renault5TL

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 47
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #40 em: 02 de Janeiro de 2016, 03:46 am »
Boas!
Em relação aos carros aqui mencionados, curiosamente ja me cruzei com quase todos, menos com o clio 3.

Mazda 2 - tive um (da mulher). Carro muito fiável, seguro e o melhor 1.3 que alguma vez tive a nivel de performance.
O carro andava que se desunhava mas para isso bebia muito! Posso dizer que Lisboa Albufeira se baixou dos 180 foi por muito pouco tempo, e a descer conseguiu passar os 200, obviamente tudo de ponteiro mas mesmo assim de grande espanto para mim. Claro está que foi 1 depósito para 220km. À vinda, não passou dos 130 mas mesmo assim levou metade a 2 terços do depósito.
A mulher chegou a apanhar um susto com ele e apesar de ter despistado mostrou-se muito seguro. O terror começou depois: muito caro para fazer reparação na marca e as peças muito raras e caras cá fora.
Por fim posso dizer que era 1 carro de 2008 com revisões feitas e carimbadas em boas oficinas, com cerca de 100mil e imaculado. Esteve à venda por 4.900€ e ninguem pegou nele, só contactos dos poucos sérios e ninguem sequer o viu. Foi para retoma por um preço ridiculo..

Yaris - Carro japonês tipico. Até anda bem mas não tanto como se pinta. Melhor amigo tinha um e certo dia por culpa dele ou do carro fugiu na curva contra-curva do mac na padre cruz e galgou passeio. Reparação na marca quase que foi para salvado com charriot e triangulos empenados. Fiquei mal impressionado com o carro pois vi a acontecer à minha frente e não ia tão depressa quanto isso e o carro não tava assim tão danificado  para o rombo que foi a reparação. Tirando isso super banal mas bom para cidade devido ao tamanho.

Fiat - Não tenho o Punto mas o panda 1.2 69cv.
Desenrasca-se bem na cidade mas a custo de algum pisar, tornando o carro menos económico do que pintam. O meu é a gas sendo assim super económico mas a gasolina e a andar ao meu ritmo faço facilmente 8 litros. Situação que com o Punto de certeza também acontece.
Motor é simplesmente à prova de bala! Fire é para durar, tive 1 Uno durante 3 anos e troquei o oleo uma vez ( e tambem nao sei há quanto tempo nao era trocado antes de mim). Nunca se calou e pegava de estalo. O carro estava todo podre e o motor era 1 relógio. Dava 160 de ponteiro com aquilo na base semanal e nunca se queixou.
Puntos com este motor arranjas bem mais baratos que o teu orçamento mas atenção que têm tendência para estar sempre muito abusados qualquer fiat.

Clio III não conheço. Espero ter ajudado e boa sorte!

Offline carvalhovsky

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1243
  • Garagem : Super 5 TL 1987
Re: Renault Clio III - 1.2 16v 75cv e concorrência
« Responder #41 em: 04 de Janeiro de 2016, 21:57 pm »
Claro que ajudaste, obrigado!
Fica confirmada a dificuldade (económica) em reparar ou fazer a manutenção do Mazda e a boa fiabilidade do 1.2 da Fiat. E é mais uma experiência com o Yaris.