Autor TĂłpico: RENAULT ALPINE A110 - HISTORIA  (Lida 5847 vezes)

Offline laguna1994

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RENAULT ALPINE A110 - HISTORIA
« em: 29 de Outubro de 2009, 21:36 pm »
Alpine A110

A Alpine A110 também conhecido como o "Berlinette" era um carro desportivo produzido pelo fabricante francês alpino de 1961 a 1973. O A110 foi alimentado por vários motores Renault.

A Alpine A110 foi introduzido em 1961 como uma evolução do A108. À semelhança de outros rodoviários de longo curso Alpines o A110 fez uso pesado de massa-Renault peças produzidas. Mas enquanto o A108 foi projetado em torno de componentes Dauphine, o A110 foi atualizado para usar R8 partes. Diferentemente do primeiro A108 disponível como um cabriolet e posteriormente como um Coupé, o A110 foi entregue apenas com "Berlinetta" carroçarias. A principal diferença visível com o A108 Coupé foi um restyling do corpo traseiro do carro que deu uma aparência mais agressiva. Tal como o A108, o A110 caracterizado um chassi de aço backbone com fibra de vidro corpo. Esta concepção foi influenciada pela Lotus Elan, Colin Chapman a ser uma grande fonte de inspiração para designers Alpina nesse momento.

O A110 foi inicialmente disponĂ­vel com 1.1L R8 Major ou R8 Gordini motores. O motor Gordini entregues 95 hp SAE a 6.500 rpm.

O A110 alcançado a maior parte da sua fama no início dos anos 1970 como um vitorioso rali automóvel. Depois de ganhar vários comícios na França no final dos anos 1960 com o ferro-fundido R8 Gordini motores o carro foi equipado com o bloco de alumínio Renault 16 TS motor. Dupla câmara com dois carburadores Weber 45 o novo motor foi capaz de entregar 125 cv DIN a 6.000 rpm. Isto permitiu que a produção para 1600 de atingir uma velocidade máxima 210 km / h.
O carro chegou a fama internacional durante a temporada 1970-1972 concorrentes no recém-criado "International Rally Championship para decisores", ganhando vários eventos em toda a Europa e tornou-se a ser considerado um dos mais fortes carros rali do seu tempo. Entre os notáveis desempenhos de 1971 o carro ganhou Monte-Carlo Rally com motorista sueco Ove Andersson.

Depois, em 1973, quando o buy-out of Alpina pela Renault foi completar o campeonato internacional foi substituído por um novo "World Rally Championship para decisores". Renault decidiu competir no Campeonato do Mundo com o A110. Com uma equipe featuring Darniche Bernard, Jean-Pierre Nicolas e Jean-Luc Thérier como motoristas e permanente "guest Estrelas", como Jean-Claude Andruet (que venceu o Monte-Carlo esse ano), o A110 venceu em todas as corridas em que as obras equipe foi entrou com excepção da Suécia Rally, tornando Alpina primeiro campeão mundial de rali.

Alpine A110 foi produzido no Brasil sob o nome de Interlagos, um jovem piloto chamado Emerson Fittipaldi conduzia um em várias raças.

Alpine A110 foi produzido no México, sob o nome Dinalpin, de 1965 a 1974 por Diesel Nacional (DINA), que também produziu o Renault veículos.

Alpine A110 também foi produzido na Bulgária, com o nome Bulgaralpine, de 1967 a 1969 por uma cooperativa formada entre SPC e Metalhim ETO Bulet, cuja colaboração também resultou na produção do Bulgarrenault.

Em 1974, o Lancia Stratos, o primeiro carro concebido de raiz para o Rally corridas, estava operacional e homologados. Ao mesmo tempo, era óbvio que o A110 tinha chegado ao fim do seu desenvolvimento. As tentativas de uso de combustível injecção não trazer mais desempenho. Em alguns carros um DOHC 16-válvula cabeça foi montado no motor, mas foi provado falíveis. Chassis modificação, como a utilização de um A310 dupla fúrcula suspensão traseira, homologados com o A110 1600SC também não conseguiu aumentar o desempenho. No plano internacional a Stratos provou ser o "grande arma" que apresenta o A110, bem como muitos outros carros rali rapidamente obsoleto.

Motores

O A110 é equipado com vários powerplants. Aqui está uma lista dos motores de carros utilizados na produção:

• A110 1100 "70" (1964-1969) 1000 VA - R8 Major (tipo 688) 1108 cc 66 hp SAE
• A110 1100 "100" (1965-1968) 1100 VB - R8 Gordini (tipo 804) 1108 cc 95 hp SAE
• A110 1300 S (1965-1971) 1300 VB - sintonizado R8 Gordini (tipo 804) 1296 cc 120 hp SAE
• A110 1300 G (1967-1971) 1300 VA - estoque R8 Gordini 1300 (tipo 812) 1255 cc 105 hp SAE
• A110 1500 (1967-1968) - Lotus Europa circulante motor (bloco R16) 1470 cc 82 hp SAE
• A110 1600 (1969-1970) 1600 VA - estoque R16 TS 1565 cc 92 hp SAE
• A110 1300 V85 (1969-1976) 1300 VC - R12TS SAE 1289 cc 81 cv (68 cv DIN)
• A110 1600 (1970-1973) 1600 VB - sintonizado R16 TS 1565 cc 138 hp SAE (125 cv DIN)
• A110 1600 (1973-1975) 1600 VC, SC - R17 TS 1605 cc 140ch SAE (126ch DIN)
• A110 1600 SI (1974-1975) 1600 VD - R17 TS 1605 cc com injeção de combustível 140ch SAE (127ch DIN)
• A110 1600 SX (1976-1978) - Stock R16 TX (tipo 843) 1647 cc 93 cv DIN
Especificações A110 1600 (1970-1973)

Motor

• Motor: Renault 1565 cc Straight-4
• Potência de saída: 138 hp SAE (103 kW), bruto (125 PS DIN (92 kW))
Envio

• Transmissão: 5 velocidades manual
Chassis / Body

• Chassis: Aço backbone
• Corpo Painéis: Fiberglass
• Weight: 1.367 lb (620 kg)
• Comprimento: 159 em (4,05 m)
• Largura: 59,1 em (1,50 m)
• Distância entre eixos: 89,4 em (2,271 m)
• Track (Frente / Traseira): 48,0 em (1219 mm) / 49,2 em (1250 mm)
Desempenho

• Velocidade máxima: 210 km / h (130 milhas / h)




A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline Artur

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Re: RENAULT ALPINE A110 - HISTORIA
« Responder #1 em: 30 de Outubro de 2009, 01:39 am »
onde andam estas maquinas que nĂŁo se veem ? :(

Offline Piedro

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Re: RENAULT ALPINE A110 - HISTORIA
« Responder #2 em: 30 de Outubro de 2009, 11:20 am »
Realmente Artur, nem conhecia estas verdadeiras máquinas, Ă© a 1Âş vez que tou a ver estas fotos  :undecided:
Obrigado por esta partilha laguna1994  :wink:
Clio 1.5 dci luxe dynamique
Ex 1.9D Manager [img]http://www.userbars.us/data/media/10/renault_bar_2.

Offline Artur

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Re: RENAULT ALPINE A110 - HISTORIA
« Responder #3 em: 30 de Outubro de 2009, 20:52 pm »
Realmente Artur, nem conhecia estas verdadeiras máquinas, Ă© a 1Âş vez que tou a ver estas fotos  :undecided:
Obrigado por esta partilha laguna1994  :wink:

este laguna1994 é uma fonte de informação . era uma das pessoas que estava a espera que aqui aparecesse para nos dar o prazer de compartilhar estas historias . Ainda falta tambem aparecer por cá uma outra pessoa que tambem tem excelentes conhecimentos