Alpine A110
A Alpine A110 também conhecido como o "Berlinette" era um carro desportivo produzido pelo fabricante francês alpino de 1961 a 1973. O A110 foi alimentado por vários motores Renault.
A Alpine A110 foi introduzido em 1961 como uma evolução do A108. Ă€ semelhança de outros rodoviários de longo curso Alpines o A110 fez uso pesado de massa-Renault peças produzidas. Mas enquanto o A108 foi projetado em torno de componentes Dauphine, o A110 foi atualizado para usar R8 partes. Diferentemente do primeiro A108 disponĂvel como um cabriolet e posteriormente como um CoupĂ©, o A110 foi entregue apenas com "Berlinetta" carroçarias. A principal diferença visĂvel com o A108 CoupĂ© foi um restyling do corpo traseiro do carro que deu uma aparĂŞncia mais agressiva. Tal como o A108, o A110 caracterizado um chassi de aço backbone com fibra de vidro corpo. Esta concepção foi influenciada pela Lotus Elan, Colin Chapman a ser uma grande fonte de inspiração para designers Alpina nesse momento.
O A110 foi inicialmente disponĂvel com 1.1L R8 Major ou R8 Gordini motores. O motor Gordini entregues 95 hp SAE a 6.500 rpm.
O A110 alcançado a maior parte da sua fama no inĂcio dos anos 1970 como um vitorioso rali automĂłvel. Depois de ganhar vários comĂcios na França no final dos anos 1960 com o ferro-fundido R8 Gordini motores o carro foi equipado com o bloco de alumĂnio Renault 16 TS motor. Dupla câmara com dois carburadores Weber 45 o novo motor foi capaz de entregar 125 cv DIN a 6.000 rpm. Isto permitiu que a produção para 1600 de atingir uma velocidade máxima 210 km / h.
O carro chegou a fama internacional durante a temporada 1970-1972 concorrentes no recém-criado "International Rally Championship para decisores", ganhando vários eventos em toda a Europa e tornou-se a ser considerado um dos mais fortes carros rali do seu tempo. Entre os notáveis desempenhos de 1971 o carro ganhou Monte-Carlo Rally com motorista sueco Ove Andersson.
Depois, em 1973, quando o buy-out of Alpina pela Renault foi completar o campeonato internacional foi substituĂdo por um novo "World Rally Championship para decisores". Renault decidiu competir no Campeonato do Mundo com o A110. Com uma equipe featuring Darniche Bernard, Jean-Pierre Nicolas e Jean-Luc ThĂ©rier como motoristas e permanente "guest Estrelas", como Jean-Claude Andruet (que venceu o Monte-Carlo esse ano), o A110 venceu em todas as corridas em que as obras equipe foi entrou com excepção da SuĂ©cia Rally, tornando Alpina primeiro campeĂŁo mundial de rali.
Alpine A110 foi produzido no Brasil sob o nome de Interlagos, um jovem piloto chamado Emerson Fittipaldi conduzia um em várias raças.
Alpine A110 foi produzido no MĂ©xico, sob o nome Dinalpin, de 1965 a 1974 por Diesel Nacional (DINA), que tambĂ©m produziu o Renault veĂculos.
Alpine A110 também foi produzido na Bulgária, com o nome Bulgaralpine, de 1967 a 1969 por uma cooperativa formada entre SPC e Metalhim ETO Bulet, cuja colaboração também resultou na produção do Bulgarrenault.
Em 1974, o Lancia Stratos, o primeiro carro concebido de raiz para o Rally corridas, estava operacional e homologados. Ao mesmo tempo, era Ăłbvio que o A110 tinha chegado ao fim do seu desenvolvimento. As tentativas de uso de combustĂvel injecção nĂŁo trazer mais desempenho. Em alguns carros um DOHC 16-válvula cabeça foi montado no motor, mas foi provado falĂveis. Chassis modificação, como a utilização de um A310 dupla fĂşrcula suspensĂŁo traseira, homologados com o A110 1600SC tambĂ©m nĂŁo conseguiu aumentar o desempenho. No plano internacional a Stratos provou ser o "grande arma" que apresenta o A110, bem como muitos outros carros rali rapidamente obsoleto.
Motores
O A110 é equipado com vários powerplants. Aqui está uma lista dos motores de carros utilizados na produção:
• A110 1100 "70" (1964-1969) 1000 VA - R8 Major (tipo 688) 1108 cc 66 hp SAE
• A110 1100 "100" (1965-1968) 1100 VB - R8 Gordini (tipo 804) 1108 cc 95 hp SAE
• A110 1300 S (1965-1971) 1300 VB - sintonizado R8 Gordini (tipo 804) 1296 cc 120 hp SAE
• A110 1300 G (1967-1971) 1300 VA - estoque R8 Gordini 1300 (tipo 812) 1255 cc 105 hp SAE
• A110 1500 (1967-1968) - Lotus Europa circulante motor (bloco R16) 1470 cc 82 hp SAE
• A110 1600 (1969-1970) 1600 VA - estoque R16 TS 1565 cc 92 hp SAE
• A110 1300 V85 (1969-1976) 1300 VC - R12TS SAE 1289 cc 81 cv (68 cv DIN)
• A110 1600 (1970-1973) 1600 VB - sintonizado R16 TS 1565 cc 138 hp SAE (125 cv DIN)
• A110 1600 (1973-1975) 1600 VC, SC - R17 TS 1605 cc 140ch SAE (126ch DIN)
• A110 1600 SI (1974-1975) 1600 VD - R17 TS 1605 cc com injeção de combustĂvel 140ch SAE (127ch DIN)
• A110 1600 SX (1976-1978) - Stock R16 TX (tipo 843) 1647 cc 93 cv DIN
Especificações A110 1600 (1970-1973)
Motor
• Motor: Renault 1565 cc Straight-4
• PotĂŞncia de saĂda: 138 hp SAE (103 kW), bruto (125 PS DIN (92 kW))
Envio
• Transmissão: 5 velocidades manual
Chassis / Body
• Chassis: Aço backbone
• Corpo Painéis: Fiberglass
• Weight: 1.367 lb (620 kg)
• Comprimento: 159 em (4,05 m)
• Largura: 59,1 em (1,50 m)
• Distância entre eixos: 89,4 em (2,271 m)
• Track (Frente / Traseira): 48,0 em (1219 mm) / 49,2 em (1250 mm)
Desempenho
• Velocidade máxima: 210 km / h (130 milhas / h)